Grupo GMAD
Você está em:
Loja Americana
(19) 2109-7999

Blog Dicas

Estilo Escandinavo

Conhecendo mais a fundo: Estilo Escandinavo de decoração

Com detalhes minimalistas e monocromáticos, o estilo escandinavo de decoração ganha cada vez mais adeptos. Seus projetos além de apresentarem tons de cores claras e pálidas, esbanjam de linhas simples que proporcionam espaços extremamente arejados, o estilo remete muito ao inverno dos países nórdicos, onde é muito escuro durante essa estação do ano.
Devido a isso, os toques e tons de claridade na decoração e nos ambientes criam um ar de leveza, conforto e também simplicidade, o que proporciona uma composição sensacional.

 

Surgimento

Em meados do século XX o estilo Escandinavo era muito presente nos países da Europa Nórdica (Noruega, Finlândia, Suécia e também na Dinamarca). O primeiro a trazer para o design de interiores foi o renomado desenhista Carlo Larsson, o qual criava combinações com as cores neutras unindo-as com elementos rústicos e envelhecidos.
Um dos pontos mais notórios do Estilo é o fato de quem nele se mistura muito aquilo que consideramos tradicional com o moderno, tanto nos móveis como na decoração.

 

Cores principais

Sem dúvida alguma a cor que mais predomina no estilo é o Branco, principalmente por ser uma cor que remete a neve, ao frio e ao inverno. Junto do branco, as cores que mais vemos são o azul e o verde, sempre em tons frios e claros. Sempre é tomado o cuidado para não criar a sensação de vazio no ambiente, o uso de cores muito frias pode criar isso, então, é muito comum ver pontos de destaque e combinações entre as cores, o que combate muito bem essa característica.
Nos móveis o mais comum é encontra-los nas cores bem naturais, sempre em tons um pouco mais escuros como castanho, mas não se preocupe, é bem normal usar nesse estilo cores claras como um bege. Para armários é muito usado a combinação da madeira e partes em branco, o contraste resulta em um visual incrível.

 

Móveis

Como estávamos comentando sobre os móveis na dica anterior, a mobília tem um ponto crucial no estilo, sua cor é fundamental para completar o visual dos ambientes. Em geral, o estilo usa e abusa da madeira, em vários tons, sempre bem marcantes e que criam um peso no ambiente, o que contrasta muito bem com o vazio das cores frias. Além da madeira, a laca branca é muito utilizada, principalmente pelo visual e por contribuir muito bem com a claridade do ambiente.
Os móveis se alternam entre o estilo moderno e o clássico, móveis vintage também sempre estão presentes.
Peças e detalhes em preto podem ser o complemento perfeito.

Um dos pontos mais cruciais para quem opta pelo estilo Escandinavo é a organização, caso você escolha esse estilo para seu decor, tome muito cuidado com bagunça, ela pode quebrar completamente a proposta do ambiente, influenciando severamente no efeito que essa decoração tenta passar, de paz e tranquilidade.

 

Assine nossa lista VIP

Leia também

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.