Blog Dicas

Acabamentos na marcenaria

Uma das grandes dúvidas dos clientes é sobre quais acabamentos escolher para seus móveis. E você pode ajudá-lo nesta decisão. Laca, fórmica e pintura automotiva são apostas certeiras para marcenaria desde 2014, mas cada uma deve ser aplicada de acordo com o objetivo do cliente e a função do mobiliário. No post de hoje, falamos um pouco mais sobre cada tipo de acabamento.

acabamentos-marcenaria

LACA

Muito usada nas décadas de 70 e 80, a técnica surgiu na Europa, quando os artesãos misturavam vernizes com a secreção de um inseto chamado Laca (tachardia lacca), obtendo uma substância que dava brilho aos móveis. O acabamento liso, sem falhas ou manchas confere ao móvel laqueado sofisticação e elegância.

Foto 1

São ótimas opções para salas, especialmente para quem aprecia armários coloridos e brilhantes. Apesar da beleza do efeito, não é recomendado que se use a laqueação em todos os móveis do ambiente para não deixá-lo carregado. A técnica também deve ser evitada em cadeiras, pois por se tratar de uma pintura, o acabamento é delicado.

Foto 2

A Laca pode ser utilizada em composição com outros acabamentos, como vidro, madeira e alumínio. Os móveis laqueados com mais frequência são racks, aparadores, mesas de centro e laterais, painéis de parede, armários, bases para mesa de jantar.

Foto 3

METACRILATO

É indicado para quem busca um espaço moderno, com móveis de alto brilho, lisos e de alta duração. Este acabamento lembra o vidro ou a laca, com a diferença de ser composto por acrílico e ABS (um tipo de plástico) e ser muito mais brilhoso que os dois primeiros. Não mancha, não amarela e não opatiza, além de ser fácil de limpar. O material ainda pode ser polido, não mancha, nem perde sua coloração. Por conta de sua alta resistência, é ideal para cozinhas.

Foto 5Foto 6

PINTURA AUTOMOTIVA

Uma das queridinhas do design de interiores, a pintura automotiva é versátil, sendo utilizada tanto para repaginar móveis antigos ou para a produção de armários modulados. De alta performance, a pintura tem brilho intenso e durável, e pode ser aplicada em praticamente qualquer superfície (inclusive para reforma de eletrodomésticos).

Foto 7

Para quem busca sofisticação na área externa, é o acabamento recomendado, visto que resiste bem às intempéries e à ação de raios ultravioletas. Outras vantagens da pintura automotiva são a facilidade de limpeza, resistência à água, a produtos abrasivos e químicos.

Fontes:
http://homensdacasa.net/como-pintar-um-movel-sem-lixar/
http://morandosemgrana.com.br/como-pintar-moveis-de-mdf/
http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-pintura-em-mdf-10220.html
http://revista.zapimoveis.com.br/saiba-tudo-sobre-laqueacao-de-moveis/
http://bit.ly/2ar4ITB
http://www.vilamulher.com.br/decoracao/construcao-e-reforma/formica-ou-laca-qual-acabamento-escolher-m0115-697109.html
http://vicenzoplanejados.blogspot.com.br/2014/07/um-metacrilato-no-fim-do-tunel.html
http://camarinastudio.blogspot.com.br/2013/08/pintura-automotiva-em-moveis.html
Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.