Blog Dicas

brush in hand painting white wooden surface

Quais os melhores produtos para pintar madeira?

Imagine esta cena: chega o dia de finalização dos móveis daquele grande projeto que você fechou com o seu cliente de longa data. Todas as etapas de desenvolvimento já foram concluídas. As visitas até o espaço já foram realizadas, o orçamento fechado e o projeto final aprovado. Mas, ao realizar o processo de pintura da madeira dos móveis, você verifica que o resultado não ficou como o esperado. E agora?

Saber como preparar o material que será pintado e quais os produtos corretos que devem ser utilizados é de extrema importância! Tanto para que o móvel fique de acordo com o esperado por você e pelo cliente, tanto para que não haja desperdício de materiais e retrabalho para você e sua equipe da marcenaria, certo?

Abaixo, você poderá conferir quais são os melhores produtos para pintar a madeira e como prepará-la para este processo. Confira:

Preparação

Para começar, lixe e lixe muito! Até a superfície estar totalmente lisa. E, para este processo, é recomendado que você comece utilizando uma lixa para madeira mais grossa e depois uma mais fina, somente para a finalização. Lembre-se de passar a lixa na direção dos veios da madeira.

Depois deste processo, dedique um bom tempo para deixar o material o mais limpo possível. Este processo evita o aparecimento de bolhas e rachaduras. Você pode utilizar um aspirador e depois um pano úmido, ou um pano seco, finalizando com um pano úmido.

Leia também:

Escolha qual tinta você irá utilizar

Após o seu material estar limpo e seco, chegou o momento de escolher qual tinta utilizar para pintar a superfície. Veja abaixo algumas opções e suas recomendações:

Tintas Látex PVA

O seu móvel ficará em algum ambiente interno, sem sol e sem umidade? Então esta é a tinta correta para você. À base de acetato de polivinila e solúvel em água, é muito utilizada para aquelas “pinturas em casa”. Sua utilização é muito prática, pois pode ser realizada com pincéis, rolos e trinchas. E se respingar em algum local: fique tranquilo! Sua remoção pode ser feita com um pano úmido.

Tintas acrílicas

Diferentemente da tinta PVA, esta pode ser utilizada em móveis de madeira que ficarão expostos ao tempo. Sua base contém resinas acrílicas que garantem maior impermeabilidade. Além disso, ela também é solúvel em água e sua aplicação pode ser realizada com pincéis, rolos, trinchas, pistolas de pintura ou compressores.

Leia também:

Lacas Nitrocelulose

Se você quer uma boa aderência e um bom acabamento, este é o tipo de tinta que você deve utilizar nos móveis de sua marcenaria. Mas, todo bom resultado requer mais trabalho, não é mesmo?

Composta por diversos componentes químicos e não solúvel em água, sua aplicação deve ser realizada em um ambiente próprio, com pistola de pintura e compressor. Por secar muito rápido e por ser à base de solventes que dependem de sua evaporação, é indicado que se escolha um dia não muito úmido ou chuvoso para sua utilização, pois podem aparecer manchas e amarelamento no local. É muito importante que a pessoa que estiver realizando este processo utilize equipamentos de segurança, como macacão, óculos de proteção e máscara com respiradores de filtros de carvão ativado.

Esta tinta também apresenta a característica de resistência a impactos e uma boa difusão da tinta no momento de utilização.

Lacas Poliuretano

Acabamento espelhado e resistência a impactos e riscos. Estas são as principais características desta tinta com resina poliuretano, tendência no mercado para pintura de móveis de madeira.

Mas se você quiser brilho no seu móvel será necessário dispor de mais dois dias para o seu período de conclusão. Sua secagem é um pouco mais lenta do que as outras tintas.

Sua utilização pode ser em madeiras para ambientes internos e externos e a aplicação deve ser realizada com pistola de pintura e compressor. E não deve ser realizada por “qualquer pessoa”. Esta é uma tinta com grandes possibilidades de erro, como escorrimento e falta de cobertura, portanto, deve ser realizada por alguém que tenha conhecimento em sua aplicação, tudo bem?

marcenaria

Finalize

Agora que você já conhece alguns dos produtos indicados para pintar madeira, você pode dar um toque de finalização utilizando uma camada de verniz ou selante em seus móveis. Este é um processo que garante uma vida útil maior do seu móvel e o protege de danificações.

Mas lembre-se: antes de aplicar, verifique se a tinta escolhida para pintura pode receber o selante ou verniz, ok?

Gostou destas dicas sobre pintura? Então veja esse post sobre um acabamento com textura e cores diferenciadas e até mesmo aroma.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.