Blog Dicas

como-aplicar-fitas-de-borda-nos-moveis-gmad (2)

Como aplicar fitas de borda em móveis?

Desenvolver um móvel ou um projeto completo para um cliente deixou de ser algo que precisa ser somente agradável esteticamente, não é mesmo? Atualmente, dá-se muito valor a funcionalidade, versatilidade, facilidade e otimização de espaços, que vão muito além do “bonito” e que influenciam diretamente o quesito “qualidade”.

Uma das formas de fazer com que os seus projetos e mobiliários inspirem todos estes fatores, é dando uma atenção especial aos processos de acabamento realizados nos seus móveis. Onde quer que eles sejam colocados, é necessário dar uma atenção especial ao processo de finalização, que irá influenciar a primeira percepção do seu cliente sobre o que foi desenvolvido.

Entre um destes processos, está a aplicação da fita de borda. Um momento que requer dedicação do marceneiro e que é essencial para dar aquele toque a mais, que fará a diferença no seu mobiliário. Continue lendo este texto para saber mais sobre este material e como fazer sua aplicação corretamente.

Sobre a fita de borda

São peças plásticas feitas de PVC ou outros materiais, como PET, ABS e material ecológico, utilizadas para serem encaixadas nas beiradas das placas de madeira ou MDF, com o objetivo de darem acabamento ao móvel desenvolvido.

Com relação as cores e tipos, é possível encontrar no mercado versões coloridas, com realces metálicos, com verniz, feitas de vidro ou, até mesmo, aquelas que imitam as ranhuras e características da madeira. Além disso, você poderá encontrar materiais mais flexíveis ou resistentes, mais finos ou grossos, tudo com o objetivo de atender as necessidades por completo dos marceneiros.

Leia também:

Passo a passo para aplicação

A aplicação da fita de borda pode ser feita de duas maneiras: manualmente ou com a coladeira. O primeiro processo é mais simples, mas isto não quer dizer que o seu trabalho será mais fácil! Se você quiser produzir um móvel impecável para o seu cliente, é essencial que você dedique tempo e atenção em ambos os processos de aplicação da fita de borda.

Confira abaixo como realizar as aplicações:

Manualmente

1) Limpe a superfície que receberá a cola e deixe-a plana, para que a fita fique uniforme;

2) Aplique uma camada da cola de contato na placa, aguarde a secagem total e passe mais uma demão. Na fita de borda, repita este processo. E lembre-se: as camadas de cola devem ser finas e bem distribuídas;

3) Aguarde o tempo recomendado pelo fabricante e faça a junção da fita com a placa. Utilize um esfregador de nylon ou de madeira envernizada para auxiliar este processo;

4) Para o acabamento, use um destopador manual ou um estilete para as fitas finas, ou um estilete ou uma serra de ferro, para as grossas. Para melhorar ainda mais o acabamento, nas fitas finas utilize uma lixa 220 para deixar as bordas ainda mais lisas e sem ondulações e, nas grossas, use uma plaina. Realize este processo na posição diagonal;

5) Não esqueça de remover o excesso de cola com um pano de algodão com solvente.

Coladeira

Antes de iniciar o processo verifique: a espessura máxima da fita de borda, a largura máxima de painel permitida, a velocidade de avanço e a temperatura da cola. Após, siga os passos:

1) Entrada da chapa na topia, que corrige as imperfeições do corte antes da aplicação da cola;

2) O coleiro aquece o hot melt até o seu ponto de fusão, de acordo com a especificação do fornecedor de cola, e o mantém aquecido. Obs.: não esqueça de verificar se a temperatura da cola está adequada;

3) Antes da junção com a fita, o rolo aplicador coloca a quantidade correta de cola na chapa;

4) O rolo de pressão irá auxiliar a colagem da peça; o destopador removerá o excesso de fita nos momentos antes e depois; e o refilador irá retirar o excesso de fita acima e abaixo da peça, arredondando os cantos;

5) Para dar o acabamento, a peça passa por um raspador de fita e outro de cola.

Agora que você já sabe como aplicar uma fita de borda, é necessário saber a diferença entre dois materiais muito utilizados na marcenaria. Quer saber do que estamos falando? Clique aqui!

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.