Blog Dicas

papel-parede-gmad

Como utilizar papeis de parede para modificar ambientes

Que tal poder repaginar um espaço sem que seu cliente precise gastar mais do que o necessário? Parece uma ótima ideia, não é? Pois saiba que é possível!

Os papeis de parede podem ser uma ótima sugestão de decoração, além de serem uma boa saída para a criação de efeitos de ilusão de ótica nos ambientes. Sua multifuncionalidade vai desde contribuir esteticamente ao local, até mesmo dar a sensação de amplitude ou claridade em algum ambiente, por exemplo.

Dependendo da sua cor, textura, padronagem ou estilo, o papel de parede poderá criar os efeitos desejados pelo seu cliente para o projeto em um determinado espaço. Além disso, sua utilização é muito bem-vinda em locais pequenos ou grandes, nos mais diversos cômodos de casas ou escritórios.

Outros motivos que atraem cada vez mais adeptos aos papeis de paredes são o baixo custo e a – relativa – facilidade de colocação deste tipo de decoração. O seu cliente, com certeza, não achará ruim a utilização de um material que não deixa cheiros nem resíduos no local e que pode durar até cinco anos em uma parede – uma durabilidade, muitas vezes, maior do que as tão utilizadas tintas. Além disso, o processo de higienização também não é complexo, tornando-se uma ótima sugestão de decoração.

Quer saber como utiliza-los? Então fique com a gente e leia o texto abaixo:

Suas características

Para começar, é imprescindível saber qual é o melhor tipo de papel de parede que deve ser oferecido para o seu cliente. Além de possuírem diferenças entre cores, texturas e estilos, eles também se diferem por conta do material que são feitos ou pelos métodos de aplicação, que podem ser com cola ou com adesivos (autocolantes).

Com relação aos materiais, conheça alguns deles:

Tradicional

Por ser feito de papel (celulose), é recomendado que você utilize esta opção em lugares secos. E para limpar, um pano úmido já basta.

Vinílico

Esta é a melhor escolha para ambientes úmidos. Por ser fabricado em PVC, possui as características de alta durabilidade, facilidade de lavagem e resistência a luz e umidade.

TNT

Se você quer um efeito de tecido, opte pelo papel de parede em TNT. Sua limpeza exige um pouco mais de cuidado e deve ser feita com detergente.

Suas aplicações

Agora que você já conhece os tipos de papel de parede, está na hora de conferir como aplica-los em diferentes ambientes. Você poderá sugerir sua aplicação em apenas uma parede ou em todas, no teto ou também em faixas. Isso dependerá do efeito esperado pelo seu cliente.

Confira algumas dicas:

Quarto

Por ser um espaço muito pessoal, o ideal é que seu cliente escolha um papel de parede que combine com a sua própria personalidade e estilo. Porém, você pode sugerir opções mais calmas e aconchegantes.

Aqui, você pode utilizar qualquer tipo de material, tanto o tradicional, vinílico ou TNT.

Salas

Combine o papel de parede com as almofadas, cortinas, tapetes e objetos de decoração da sala de estar ou de jantar. Nestes locais, é recomendado que você escolha somente uma parede para aplicação, já que, provavelmente, o papel escolhido será de um tom mais escuro.

Utilize o vinílico para facilitar a limpeza e por conta de sua durabilidade.

Cozinha

Este é um bom espaço para inovar no seu projeto. Escolha somente uma parede ou uma faixa para aplicação, próxima as bancadas e armários. Dependendo do estilo do papel de parede escolhido, você poderá reproduzir uma sequência de azulejos, sem precisar de toda aquela sujeira e quebra de peças.

Por ser um local mais úmido, não escolha a opção tradicional. Prefira o vinílico ou TNT.

Banheiros

Neste caso, o interessante é escolher as opções disponíveis no material vinílico, por ser um ambiente muito úmido. A partir disso, deixe sua criatividade fluir. Por não ser um espaço com, geralmente, muitos objetos de decoração, aposte em estampas diferentes e chamativas e sua aplicação em uma ou todas as paredes.

Escritórios

Se o seu objetivo é transmitir calma e concentração, escolha opções mais neutras e não tão carregadas visualmente. Você também pode optar por pequenas aplicações em determinados espaços, com desenhos e padrões geométricos, por exemplo.

Não podemos esquecer que o papel de parede também é uma opção muito interessante para revestir móveis e painéis de madeira nas paredes. Com certeza, independente de como você irá utiliza-lo no seu projeto, esta será uma boa opção para modificar ambientes.

Que tal, agora, divulgar seus trabalhos na internet? Clique aqui e confira 5 dicas de como utilizar as redes sociais na sua marcenaria.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.