Blog Dicas

Conheça 5 modelos de portas

Quando você está desenvolvendo o projeto de um espaço para o seu cliente, você leva em consideração todos os elementos que estão presentes no local? Se a sua resposta foi “sim”, então você já começou muito bem!

Mas, e se te perguntássemos se você também considera as portas como um elemento de decoração e parte significativa de um ambiente? O que você responderia?

Sem importância para algumas pessoas e, por muitas vezes, deixadas de lado na hora do desenvolvimento de projetos pelas marcenarias, as portas podem ser um elemento essencial para complementar a decoração de um ambiente.

Assim como outros objetos e mobiliários, a diversidade de opções é enorme! Escolher um modelo que combine e harmonize com os demais elementos da casa, apartamento ou escritório, é o ponto principal. Além disso, a segurança também é um item a ser valorizado, principalmente, se forem portas para áreas externas.

Quer conhecer alguns modelos de portas que você pode usar de inspiração para incluir no projeto do seu cliente? Então, leia o texto abaixo.

Leia também:

Modelos de porta de entrada

Esta, nada mais é, do que uma ótima forma de dar boas-vindas aos donos e visitantes do espaço a ser reformado. Independente do local, elas devem conferir segurança e harmonia ao restante do ambiente – daí a importância de considera-las no momento do desenvolvimento dos projetos.

Grandes, pequenas, tradicionais ou sofisticadas, confira algumas ideias e as melhores utilizações de modelos de portas de entrada:

Uma folha

marcenaria

Vamos começar com a mais comum e tradicional. Como o próprio nome já diz, ela é composta por uma porta, fixada no batente por uma das laterais, que se abre em um ângulo de 90 graus.

Como ela é a mais fácil de ser encontrada, você pode inovar em seu projeto trazendo opções em diferentes materiais, como a madeira (maciça ou folheada), PVC, alumínio, aço e, até mesmo, composta por vidros. Mas, não se esqueça: utilize os materiais próprios para cada situação – o vidro, por exemplo, pode não ser a melhor opção em locais com pouca segurança.

Pivotante

porta-pivotante

Seu cliente quer sofisticação e design arrojado? Então ofereça a ele um modelo de porta pivotante.

Se você ainda não a conhece, este tipo de porta gira em torno de um eixo vertical, ao invés de utilizar dobradiças. Seus pinos de fixação, diferente das portas comuns, estão localizados no teto e no chão.

Este é um bom modelo para espaços pequenos, já que a folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, e para quem quer uma opção de fácil instalação.

O mais indicado é utilizar a madeira para as áreas externas e, no caso da colocação em sacadas, por exemplo, você pode utilizar o vidro.

Porta francesa

marcenaria

Este modelo consiste em duas portas que se fecham no centro, e se abrem para dentro ou para fora, de acordo com o tipo de instalação das dobradiças. Pode ser uma ótima opção para sacadas ou jardins, em casas, trazendo sofisticação e um toque clássico ao ambiente.

marcenaria

Modelos de porta interna

As portas internas dos imóveis não precisam servir somente para dividir cômodos, não é mesmo? Otimizar espaços e tornar os ambientes mais funcionais podem ser ações que levam uma dose de sofisticação e inovação ao utilizar modelos diferenciados de portas internas.

Além das comumente utilizas portas de madeira lisa, que tal conhecer outras duas novas formas inovar?

Porta sanfonada

marcenaria

Utilizadas em locais como banheiros e lavanderias, esta opção em PVC rígido de alto impacto ou em madeira é uma boa saída para espaços pequenos ou quando seu cliente precisa de uma solução para isolar algum espaço.

A porta sanfonada possui fácil manutenção e limpeza e tem um valor bem acessível, sendo uma ótima opção para reduzir alguns custos nos projetos.

Porta de correr

marcenaria

Feita para deslizar de um lado ao outro, as portas de correr são também mais uma opção para otimizar espaços. Elas possibilitam integração e privacidade, ao mesmo tempo, quando utilizadas em um ambiente amplo. Quando necessário, podem ser fechadas para conferir maior privacidade e podem ser abertas, dando amplitude e um ar mais aberto ao local. Além disso, este modelo pode se integrar a uma parede com painel de madeira ou até mesmo ficar embutida por trás de um móvel, conferindo uma padronização de estilos e discrição.

Ficou inspirado? Que tal inovar nos modelos de estantes? Clique aqui para conferir.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.