Blog Dicas

cores-metalizadas-na-marcenaria

Cores metalizadas: tendência da marcenaria

Além do melhor aproveitamento do espaço, a grande vantagem que as pessoas veem em encomendar móveis planejados é a personalização do projeto. E para deixá-los exclusivos, marceneiros e demais profissionais da área vivem em constante busca por materiais e acabamentos diferenciados para seus clientes.

É nesse contexto que as cores metalizadas ganham cada vez mais espaço na decoração. Antes restritas a luminárias, ornamentos e peças de metais, essas tonalidades passaram a ser incluídas nas madeiras, acrílicos e vidros.

Neste post, vamos mostrar a você a versatilidade e a elegância de adotar cores metalizadas em seus projetos, os elementos com que combinam e em quais ambientes ficam bem. Acompanhe!

Garantia de sofisticação

A tríade dourado, prata e cobre — e suas tonalidades variantes — já são consagradas e sinônimas de contemporaneidade. No entanto, outras cores com nuances metalizadas estão ganhando destaque: azul, verde menta, rosé gold, vermelho, amarelo, preto e terracota estão entre as mais usadas.

O preto e o cinza metalizados são padrões neutros, que combinam com os amadeirados escuros para criar ambientes de apelo natural ou com outras cores, dando um ar urbano e altamente sofisticado. Mas se o objetivo é dar um apelo vintage ao espaço, o cobre e o rosé gold são apostas certeiras. Estas, aliás, são os tons mais usados da paleta metálica atualmente.

As demais tonalidades, como azul, verde e terracota, dão um toque de ousadia e sofisticação. Elas podem ser usadas tanto na mobília principal como em alguns móveis de destaque. Porém tenha em mente que são cores vivas e devem ser usadas com parcimônia. Projetar uma sala pequena com todos os móveis em vermelho metalizado pode não ser uma boa ideia.

Leia também:

Harmonia com diversos elementos

Por mais que o caráter metálico remeta à modernidade, esse acabamento é versátil e combina com uma série de outros elementos. Padrões amadeirados e rústicos, por exemplo, ajudam a quebrar a austeridade do metal, trazendo tranquilidade e um pouco de natureza ao ambiente. As pedras também causam o mesmo efeito e harmonizam perfeitamente.

Se o intuito é um espaço totalmente contemporâneo, o metalizado pode vir acompanhado de outros detalhes igualmente modernos. Se o padrão utilizado for neutro, como cinza, prata e preto, é interessante apostar em itens coloridos: amarelo, vermelho, azul e verde, por exemplo, rompem a monotonia e iluminam o espaço.

Leia também:

Aplicabilidade em diversos ambientes

O local onde os tons metalizados são mais usados costuma ser a cozinha. E há razões para isso: além de deixá-la sofisticada e contemporânea, essas cores remetem à higiene. No entanto, outros ambientes ficam igualmente belos e aconchegantes quando mobiliado com essas tonalidades.

Em salas de estar e de jantar, o brilho ocasionado pelo efeito metálico agrega elegância e pode ser utilizado ao lado de diversos estilos, como o industrial e o minimalismo. No primeiro, é possível deixar o espaço descontraído incorporando fios, tijolos à vista e luzes amarelas à decoração. Já se o seu cliente é mais clássico, detalhes em padrões metalizados trazem vida aos tons sóbrios e neutros.

Os banheiros também ganham vida com essa tendência, que pode estar na marcenaria, nas cubas, em detalhes como espelhos e em elementos incomuns, como o encanamento incorporado no projeto. Cuide apenas para não utilizar cores muito escuras em banheiros pequenos. Isso pode deixar a atmosfera sufocante e pesada.

Os quartos, assim como as salas, podem convergir diversos estilos e elementos, tudo ao gosto do cliente. Mas se a intenção é que este ambiente seja mais romântico, o cobre e o rosé gold são as cores ideais. Além de serem mais leves, combinam com tons pastel e nude — duas paletas muito usadas em dormitórios.

As cores metalizadas são uma carta na manga de marceneiros que querem oferecer projetos exclusivos, cheios de personalidade e sofisticação. Seja com a pintura em laca — que quando bem feita é capaz de hipnotizar qualquer um — ou com detalhes em aço escovado, essa versátil tendência veio para ficar. Portanto coloque a criatividade para funcionar e adote-a em seus projetos.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Acompanhe-nos no Facebook!


Conheça o Guia do Marceneiro Inovador: com dicas para melhorar sua produção, ferramentas necessárias e cuidados que você precisa ter para garantir vida longa à sua marcenaria.

marcenaria

 

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.