Blog Dicas

Para inspirar: Kino Guérin

Há quem diga que a marcenaria é uma arte. E existem profissionais que provam ser verdade essa afirmação. Kino Guérin é um deles. Canadense com duas décadas de experiência, seus móveis são facilmente confundidos com esculturas, tamanha a beleza. Mas o que se destaca tanto no trabalho do marceneiro?

Técnica inovadora

Bom, para começar, suas peças são únicas, sem pés, suportes ou travessas. Ele passou mais de dez anos pesquisando sobre a técnica de colar várias camadas de madeira extremamente finas. De acordo com ele, cada nova descoberta (em decorrência dos testes) abre uma gama de novas possibilidades e maneiras de criação. Entre um experimento e outro, ele sempre chega ao resultado esperado.

Hoje, ele é especialista em madeira curvada por meio da multilaminação dobrada. O produto final apresenta muita personalidade, traços orgânicos e fluidos. É como se as dobras fossem naturais. A impressão é de que os móveis estão vivos, em movimento.

Em seus móveis, o marceneiro usa madeiras como Nogueira e Cerejeira aliadas ao compensado curvado industrial. O processo de laminação é feito a vácuo, o que permite inovar na forma de trabalhar a madeira.

kino-guerin-knotted-wood-furniture

Busca por originalidade

Segundo o marceneiro, além da técnica, o resultado final deve ser belo, original. “Para atingir isso, eu dobro o painel de madeira para dar movimento, um aspecto fluido, como se o processo acontecesse por si só. Tudo é uma questão de equilíbrio entre a curva e a linha reta, entre a exuberância e pureza”, sugere Guérin.

O segredo de Guérin é simples: nunca parar de estudar. O marceneiro/artista vive em busca de novas técnicas, sempre com o objetivo de criar móveis cuja sensação é que foram feitos com apenas um pedaço de madeira.

Na descrição de seu trabalho, aliás, ele revela sua técnica foi desenvolvida porque anos atrás foi desafiado a criar um móvel com apenas um pedaço de madeira. “Sem pés, sem apoios. Mas a verdade é que há mais peças de madeira. São várias, bem finas, coladas umas nas outras para que possam ser dobradas. A intenção é que pareça uma única madeira”, revela.

Hoje, ele faz parte de uma seleta lista de profissionais cujo trabalho é reconhecido independente de levar sua assinatura ou seu nome embaixo. Guérin é um exemplo de que a marcenaria é criativa, cheia de possibilidades e que pode ir muito além da fabricação de móveis. Basta ter persistência e força de vontade para sair do lugar-comum.

Fontes:

http://mymodernmet.com/kino-guerin-knotted-furniture/

https://kinoguerin.com/en/

http://design-milk.com/kino-guerin/

https://www.youtube.com/watch?v=YYgzF9B6E3o

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.