Blog Dicas

moveis-planejados-1

Móveis Planejados, dicas de profundidade.

Já falamos sobre as alturas indicadas para cada móvel aqui, e para garantir sucesso e eficiência na confecção de mobiliário planejado, hoje nosso post é complementar e trata das profundidades ideais. Quem dá as dicas é a arquiteta Fabiana Mussi, de Maringá (PR).

moveis-planejados-1

Cozinha

Armários inferiores:

A bancada de trabalho deve ter entre 60 e 75 centímetros de profundidade. Como o espaço mais utilizado deste móvel está entre a cuba e o fogão, o mais confortável é deixar uma distância entre eles de 90 a 120 centímetros.

Lembrando que as bancadas devem estar de 8 a 15 centímetros suspensas do chão por questões de limpeza.

móveis-planejados-2

Armários superiores:

Para evitar que as pessoas batam a cabeça, o ideal é que os aéreos de cozinha tenham profundidade máxima de 40 centímetros e mínima de 20. A distância entre os armários superiores e os inferiores deve ser de 40 a 55 centímetros.

móveis-planejados-1

Mesa para refeição:

Para que as pessoas possam sentar confortavelmente de ambos os lados, a largura deve ser de, no mínimo, 80 centímetros.

Cristaleira:

Demacordo com a arquiteta, já não existe mais o hábito de se usar a cristaleira na sala de jantar, como antigamente. “Hoje este móvel pode estar em qualquer cantinho da área social da casa, e não há uma ‘regra’ em relação às suas medidas.

Neste caso, o ideal é analisar quais itens o cliente pretende dispor no armário e adaptá-lo a estas necessidades.”

Esta análise pode facilitar na hora de escolher acabamentos, como vidro translúcido, transparente, jateado e espelhado. “Se a ideia é guardar peças bonitas, por exemplo, nada melhor do que realçá-las com uma bela iluminação interna”, sugere.

móveis-planejados-3

Sala de jantar/estar

Com espaços cada vez mais compactos, ambientes integrados estão ficando mais comuns. Mas para isto é necessário ter alguns cuidados. “Em locais assim, é preciso dar atenção especial à circulação.

Os percursos devem circundar os grupos de móveis planejados, e não atravessá-los. Armários que têm função específica, como painéis de TV e aparelhos de som, devem ser tratados de modo que permitam sua utilização com conforto, evitando conflito com outros usos do espaço”, explica Fabiana.

móveis-planejados

Estantes:

A profundidade ideal é de 45 a 60 centímetros, devendo haver uma distância livre entre a estante e outro objeto de, no mínimo, um metro.

As prateleiras não devem ter altura superior a 1,80 metro para não causar desconforto (lembrando que as mais altas devem armazenar itens pouco utilizados).

Mesas redondas:

Elas oferecem mais intimidade e mais proximidade visual, além de ser mais fácil acrescentar “lugares extras” quando necessário. Mesas com 90 centímetros de diâmetro comportam confortavelmente quatro pessoas.

Mesas quadradas e retangulares: as primeiras não são muito utilizadas por ocuparem um espaço considerável para poucos lugares, enquanto a segunda tem mais flexibilidade para receber mais pessoas. Para essas medidas, considera-se que:

  • O espaço ocupado por uma pessoa é de 60 a 75 centímetros de largura e de 40 a 45 de profundidade.
  • Deve haver uma distância entre as cadeiras de 25 centímetros.
  • As cadeiras devem ter altura de 40 a 45 centímetros.
  • A altura da mesa deve ter como base a altura da cadeira.
  • Se as cadeiras tiverem braços, deve haver uma altura que se encaixa embaixo da mesa.

Banheiros e lavabos

A altura recomendada para bancadas de pia é de 85 a 93 centímetros, lembrando que no caso de cubas de apoio ou de sobrepor, a altura final deve atingir esta indicação.

Para o sóculo, a medida proposta é de 6 a 18 centímetros. Os armários inferiores seguem a profundidade da bancada, mas não devem ser inferiores a 60 centímetros (o tamanho final vai depender da cuba escolhida pelo cliente).

Já os armários aéreos seguem a mesma lógica da cozinha.

móveis-planejados

Quartos

Guarda-roupas:

As prateleiras superiores – vão de 45 centímetros de altura (área de difícil alcance para a maioria das pessoas, ideal para guardar malas e objetos de uso esporádico).

As araras para ternos, blazers e camisas devem ter 110 centímetros de altura, enquanto as de vestidos e casacos longos, 165 centímetros.

Para o calceiro, o recomendado é 85 centímetros, e as gavetas têm duas medidas: 10 centímetros de altura para aquelas de acessórios e 18 centímetros para as de roupas.

A largura das prateleiras deve ser, no mínimo, 50 centímetros, para que caibam duas pilhas de roupas dobradas lado a lado.

A profundidade dos guarda-roupas deve ser de 60 centímetros, para comportar cabides largos de ternos e casacos. Quando o armário tem portas de correr, esta medida passa para 66 centímetros, visto que 6 são destinados aos trilhos.

Para uma boa circulação, é recomendável ter um espaço mínimo de 70 centímetros na frente do móvel, enquanto que para a melhor visualização das roupas é preciso uma distância de um metro.

quartos

Criado mudo:

Vai depender da dimensão do quarto, mas o ideal é deixar 70 centímetros de circulação ao redor da cama. Assim, o criado mudo pode seguir esta medida.

Área de serviço

Armário vertical:

Usado para guarda vassouras, rodos e com prateleiras para produtos de limpeza, deve ter altura mínima de 175 centímetros e profundidade de 50 centímetros se o cliente quiser guardar utensílios como o aspirador de pó ou 35 centímetros se for apenas para vassouras e produtos.

móveis-planejados

Leia também

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.