Blog Dicas

WhatsApp Image 2018-05-25 at 5.23.23 PM

Saiba o que chamou a atenção no Salão do Móvel de Milão 2018

Se tem algo que movimenta o setor moveleiro é o Salão do Móvel de Milão. E não é para menos: o evento é o mais importante do mundo quando o assunto é design, arquitetura e decoração. Na última edição, que agitou a cidade italiana no final de abril, trouxe aos visitantes exposições mais conscientes das necessidades modernas: inclusão social sustentabilidade, e referências culturais marcaram a mostra.

Quer saber os destaques do Salão do Móvel de 2018? Confira abaixo!

  1. Interação

A palavra-chave do Salão do Móvel de 2018 foi essa. Espaços sensoriais, responsivos e multifuncionais encantaram e surpreenderam os visitantes do evento. Ambientes em que o design dos móveis e dos aparelhos eletrônicos se fundem trouxeram uma nova perspectiva para a integração da tecnologia ao cotidiano familiar.

Respondendo à presença humana, as instalações foram capazes de oferecer experiências estimulantes e espaços relaxantes. Foi o caso do VisualGarden, que incorporou interações intuitivas ao ato de cozinhar. Com sensores de proximidade, as portas do forno e da geladeira se abrem automaticamente com o toque da mão, minimizando interrupções durante o preparo das refeições.

Leia também:

  1. Leveza

Outro ponto alto do evento foi a leveza dos ambientes. Essa característica ficou evidente com o uso de vidros translúcidos nas partes superiores e inferiores dos armários, dando um acabamento contínuo e uniforme. A iluminação personalizada no interior dos móveis, em nichos e prateleiras também contribuiu para deixar o clima mais leve, além de valorizar acessórios que em outras épocas ficavam escondidos.

O mesmo efeito foi proporcionado por armários e closets abertos, sem portas nem laterais. Móveis que se aproveitam da translucidez do vidro, do tecido e do acrílico causaram o mesmo impacto suave e sutil.

marcenaria

  1. Sustentabilidade

Em resposta com consumo e ao desperdício excessivo da sociedade moderna, diversos foram os projetos de interiores que adotaram a sustentabilidade. A ideia foi apresentar um modelo de negócios livre de resíduos, como uma fabricante de pisos que utilizou material residual para produzir seu vinil.

Os conceitos sustentáveis ficaram ainda mais evidente no setor têxtil, com marcas produzindo cortinas a partir de plástico recolhido das áreas costeiras ou com peças de roupas descartadas.

Leia também

  1. Culturas emergentes

Com o propósito de analisar o futuro do design no Hemisfério Sul, África e América Latina ganharam um espaço para chamar de seu durante o Salão do Móvel. Ambos os continentes são considerados grandes centros de criatividade. Levando isso em consideração diversos profissionais foram convidados a criar obras que exponham o patrimônio cultural dessas regiões, explorando o tênue equilíbrio entre artesanato e tecnologia.

A parte latina dessa mostra ficou sob a curadoria dos Irmãos Campana, dupla brasileira reconhecida internacionalmente por sua visão, criatividade e envolvimento em projetos sociais em diversas comunidades do país.

Esses foram os grandes destaques do Salão do Móvel de Milão 2018. Agora tudo o que você precisa é usar a criatividade para adotar os conceitos e tendências do evento em seus projetos. Lembre-se de que todas essas novidades visam suprir alguma necessidade da sociedade contemporânea, portanto incluí-las em seu trabalho é uma forma de atender bem o seu cliente.

Siga-nos no Facebook e acompanhe de perto as novidades do setor!

 

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.