Blog Dicas

Estilo industrial, saiba mais sobre essa tendência!

Com origem na década de 70, quando antigos galpões se transformaram em espaços residenciais – principalmente lofts – o estilo industrial de decoração tem sido cada vez mais aplicado em projetos de interiores, deixando-os mais contemporâneos e cosmopolitas. Esta tendência se utiliza de tubulações aparentes, estruturas e tijolos à mostra, metais e objetos de ferro oxidado ou escovado, concreto e cimento queimado. Tudo sempre aplicado com cores nos detalhes.

Foto 1

A paleta de cor é monocromática, variando do branco ao preto com grande destaque para a cinza – especialmente em texturas que se assemelham ao concreto. Elas podem aparecer em bancadas de cozinha e de banheiros, mas paredes ou em uma viga que foi deixada aparente de forma intencional. O uso do concreto, aliás, deixa o ambiente com mais cara de industrial, conferindo um toque de rusticidade e personalidade.

foto10

A decoração industrial combina bem com outros dois estilos: vintage e rústico.

Vintage

Esta combinação cria um conceito atualíssimo, que dialoga com o passado e o presente, em uma releitura dinâmica e atemporal. Isso faz o ambiente adquirir história e vivência. As soluções são originais e se destacam no acabamento simples. Valoriza a amplitude, a livre circulação, sem excessos visuais e com um toque de cor. Vale mesclar com o ambiente industrial móveis com aparência antiga e desgastada, armários com portas de madeira e puxadores retrô e com referência provincial.

Foto 3

Rústico

O rústico pode aquecer o ambiente com elementos cujo revestimento imita madeira crua ou de demolição. Nada de superfícies polidas. O grande truque é apostar nas características naturais da madeira, de sua cor à presença de veios. Se o objetivo for deixar o espaço mais leve, tijolos brancos ou off white à mostra e revestimentos amadeirados mais suaves e foscos formam uma combinação elegante.

Foto 4

Foto 5

Independente da composição escolhia – seja com vintage, rústico ou apenas o moderno industrial – peças de artes são bem vindas nestes ambientes. Se os espaços tiverem pé direito alto, peças maiores vão ajudar a valorizar o local. Estantes metálicas também são uma boa opção para criar divisórias e criar, aqui e ali, jardins verticais.

Foto 6

Os móveis também podem ter o aspecto industrial, visto que algumas marcas já oferecem chapas em MDF com estas características. É o caso do padrão Aço Corten da Masisa, que com cor mais avermelhada lembra o material usado na indústria ferroviária norte-americana dos anos 30.

Foto 7

Para arrematar na decoração, aposte em peças rústicas, recicladas, metais, objetos de ferro oxidado ou escovado. A grande sacada é deixar a criatividade fluir para ambientar as residências com muita personalidade e estilo, tomando apenas o cuidado de não pecar pelo excesso.

Foto 8

Foto 9

Fontes:
http://www.decorfacil.com/decoracao-industrial/
http://www.limaonagua.com.br/inspiracoes/18-imagens-para-voce-se-apaixonar-pelo-estilo-industrial-de-decoracao/
http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2014/10/decoracao-industrial-esta-com-tudo.html
http://www.cozinhasitatiaia.com.br/blog/irreverencia-estilo-industrial-na-decoracao
Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.