Blog Dicas

3D illustration. Modern interior of the living room with a gray sofa

3 maneiras de arredondar cantos pequenos

Apesar da popularidade de móveis com linhas retas, que ganharam espaço na decoração nos últimos anos, engana-se quem pensa que peças com acabamentos arredondados caíram e desuso. Esse detalhe agrega um estilo clássico à decoração e está entre os preferidos das pessoas com crianças, pois é mais seguro e evita que os pequenos se machuquem.

Mas como arredondar os cantos pequenos e as quinas? Bem, há algumas formas de conseguir esse efeito. Quer saber quais são? Acompanhe o texto até o final!

1.Com serra de fita

Se você utilizar uma serra, evite a tico-tico, pois esse equipamento gera certa dificuldade para o corte arredondado. No lugar dela, opte pela serra de fita, que tem capacidade de realizar cortes irregulares, em círculos ou ondulações.

Para conquistar o efeito desejado, faça corte a quina da peça em um ângulo de 45 graus. Em seguida, utilize uma lixadeira para para arredondar os bicos remanescentes. Se você não tiver esse equipamento, pode usar uma lixa comum. Cole-a a um pedaço residual de madeira para facilitar o trabalho.

Fazendo isso, você elimina os cantos do móvel e proporciona um acabamento arredondado, mais tradicional mas não menos belo. Lembre-se sempre de lixar no esquadro, pois se estiver fora dele você terá problemas ao filetar a peça, uma vez que a fita será direcionada para o lado errado.

2. Com grosa, lixadeira e disco flap

Se a ideia é deixar toda a borda da mesa arredondada, você pode utilizar essas três ferramentas. Com um disco flap de grão 80, faça um chanfro em toda a borda. Não se esqueça de fazer uma marcação nas duas superfícies (topo e lateral) — cerca de 5mm é o suficiente.

Uma vez que o armário esteja chanfrado, faça o arredondamento com a grosa. Para que fique o mais uniforme possível, nunca ultrapasse o risco de marcação com a disco flap, pois a linha vai orientá-lo na etapa da grosa.

Finalize o acabamento com uma lixa grão 150.

Leia também:

3. Com tupia e fresa

Para quem tem a tupia, essa é a maneira mais fácil de arredondar cantos. Em primeiro lugar, escolha a fresa para arredondamento e a regule na profundidade desejada. Você verá que a tupia possui uma flecha indicando a direção que você deve seguir com o equipamento. ele possui um rolamento limitador que garante a profundidade escolhida.

Encoste a tupia na superfície e a deslise no sentido indicado pela seta. Você pode repetir o procedimento quantas vezes forem necessárias para atingir o efeito desejado, sendo recomendado ao menos três. Se preferir, você pode finalizar o acabamento com a lixa.

A vantagem da tupia com fresa é que você pode incluir detalhes, como frisos, na parte curvada.

Como você pode perceber, independente do tamanho da sua marcenaria e do tipo de máquinas que você tem, é possível arredondar cantos pequenos e bordas dos móveis. Basta escolher a técnica mais adequada para as ferramentas que você tem em mãos.

Mas faça isso de forma segura! Se você não sabe como, leia nosso post sobre os equipamentos de segurança essenciais para marcenaria.


Conheça um de nossos e-books gratuitos e saiba mais sobre como construir um quadro de funcionários  engajados:

marcenaria

Leia também

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.