Blog Dicas

15bee97

Colocando o 5S na prática

Já ouviu falar em 5S? Não? O termo se refere a uma metodologia japonesa para a implantação da qualidade total. Ele representa a primeira letra de 5 palavras no idioma: seiri (utilização), seiton (arrumação), seiso (limpeza), shitsuke (disciplina) e seiketsu (higiene).

O objetivo do 5S é motivar e conscientizar toda a equipe sobre a qualidade total do trabalho, organizando e disciplinando o ambiente. Assim, é possível obter maior produtividade, segurança clima organizacional melhor e motivação dos colaboradores. A consequência disso tudo? Mais competitividade para o negócio.

Acompanhe nosso post e confira como implantar esse sistema em sua marcenaria!

5s

Porque devo utilizar o 5S na minha marcenaria?

Se a metodologia foi usada pelo Japão depois da Segunda Guerra Mundial para reorganizar o país, é bem provável que ele seja eficiente em sua marcenaria. Adotá-lo vai deixar a empresa — especialmente a área de produção — mais organizada e limpa, facilitando a execução das atividades.

Você também ganha tempo, pois os colaboradores saberão onde está cada ferramenta e não ficarão horas procurando as coisas e colocando-as no lugar. Assim, você garante mais segurança para sua equipe e menos desperdício de materiais, o que melhora sua produtividade e reduz custos.

Como implantar o 5S?

Colocar o 5S na prática não é difícil. Mas para que fique ainda mais simples, faça um “S” de cada vez:

1. Seiri (utilização)

Esta fase visa melhorar a utilização de recursos. Portanto passe um pente-fino em toda a marcenaria separando os materiais desnecessários dos imprescindíveis. Descarte tudo aquilo que não é utilizado e guarde o restante dos itens.

Para isso, sempre se pergunte: “Preciso disso?”. Se sim, guarde. Se não, descarte. Mas caso a resposta seja “talvez”, marque o item (com uma etiqueta amarela, por exemplo) e analise depois com mais cuidado. Faça isso com absolutamente tudo dentro da empresa:

  • materiais;
  • ferramentas;
  • máquinas;
  • documentos;
  • peças de reposição;
  • almoxarifado

Nada deve ficar de fora desse levantamento.

2. Seiton (arrumação)

Separou as coisas que você precisa e descartou o restante? Então é hora de colocar tudo nos devidos lugares. Para isso, leve em consideração o layout da marcenaria e seu processo produtivo. Deixe as ferramentas mais utilizadas, por exemplo, ao alcance da mão. Arrume tudo de maneira lógica, para facilitar o trabalho de todos.

3. Seiso (limpeza)

Quanto mais limpo for o ambiente, mais eficiente ele será. Isso porque, além de melhorar o aspecto da empresa, manter a higiene em dia motiva os colaboradores. Esse “S” deve se tornar um hábito para todos os trabalhadores. E, para auxiliar a implantação, faça as seguintes perguntas:

  • quanta limpeza é necessária para garantir a segurança das pessoas e facilitar o uso e manutenção dos equipamentos?;
  • que tipo de limpeza é necessário para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho?;
  • como a higiene contribui para melhorar a qualidade do produto e da produção?;
  • ao fazer a faxina, nota-se algum problema de manutenção dos equipamentos?

4. Seiketsu (higiene)

Depois da implantação do seisu, é preciso definir parâmetros de higiene que vão fazer parte da cultura organizacional. Para isso, as perguntas acima podem dar a direção, especialmente sobre o tipo de limpeza que precisa ser feito e a periodicidade.

Crie normas e regras para manter o padrão definido e conscientize seus funcionários a respeito delas. Atribua a cada um deles alguma função relativa à limpeza e inclua isso na rotina diária dos colaboradores. Em pouco tempo, isso se tornará um hábito.

5. Shitsuke (disciplina)

O último “S” valoriza a autogestão. Ou seja, a disciplina que todas as pessoas envolvidas com a empresa precisam ter para manter os 5S em funcionamento. O objetivo é monitorar o andamento do programa.

Aqui, vale a pena encarregar uma pessoa para fazer o acompanhamento. Mas garanta que ela não seja vista pelos demais como um fiscal, e sim como um ajudante, um facilitador para manter a qualidade total conquistada.

Com o passar do tempo, o 5S se tornará uma filosofia de trabalho e será incorporada por toda a equipe, melhorando a qualidade de vida de todos e aumentando a produtividade e competitividade da empresa.

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.