Blog Dicas

Foto 2

Destaques Salão do Móvel de Milão

Quem trabalha com decoração, movelaria e interiores, sabe: o ano só começa depois do Salão do Móvel de Milão. Maior evento do mundo voltado a este setor, o Salone marcou o mês de abril e, com isso, determinou as tendências para os próximos 12 meses.

Miscigenada, a mostra apresentou uma propensão à mistura de épocas, de estilos e de materiais. Com móveis cada vez menos padronizados, as representações da “casa do futuro” indicam que os projetos devem refletir o estilo de vida contemporâneo. Abaixo, você confere alguns dos destaques da feira.

Busca pelo natural

Referências na natureza, na selva e no sentido delas se consolidam com o evento. Muitas marcas apostaram em materiais naturais, como couro, madeira e bambu. A beleza natural está evidenciada em peças que vão além do rústico e ganham desenhos elegantes.

Foto 1

Foto 2

Mas ao lado de design mais arrojado, essas matérias-primas aparecem em artigos com ares de manufatura, como vasos de tecelagem.

Foto 3

Estantes são onipresentes

Elas estão em absolutamente todos os lados. No entanto você se engana se pensa que as estantes estão ali apenas para organizar objetos. Agora, as prateleiras passam a integrar o visual do ambiente, com design de traços marcantes e iluminação arrojada. Além de acomodar livros e objetos, elas têm papel multifuncional e fazem parte da decoração.

Foto 4

Foto 6

Foto 5

Os anos 70 voltaram

A atmosfera glamourosa desta década, com objetos maximalistas, foi atualizada e volta com peças cheias de apelo gráfico e cores elegantes. Um exemplo é este apartamento assinado por Emilio Salci e Britt Moran, que mesclam os anos 70 com itens de ares futuristas. O destaque do ambiente fica por conta das lanternas florias oversized.

Foto 14

As cores esquentaram

Tons terrosos e alaranjados aparecem para deixar os ambientes mais quentes. As referências estão na América do Sul e na África, e estas cores estão ao lado dos tons pastel, que voltam a reinar depois do sucesso que fizeram em 2015. As próximas estações também ganham algumas pinceladas azuis, verdes e vermelhas.

Foto 7 Foto 8

Formato geométrico e um pouco mais

Retângulo, losango, quadrados… As formas geométricas também continuam, mas aparece além das estampas: móveis vazados, construídos a partir de linhas finas e precisas dão uma nova cara à geometria.

Foto 9 Foto 10

A fluidez e informalidade das formas orgânicas, quando colocada ao lado da rigidez do geométrico, gera um resultado expressivo. Nesta onda, quem se destacou no evento foram os irmãos Campana, dupla brasileira com grande destaque na cena internacional. (os móveis abaixo são da linha aquário, assinada por eles).

Foto 11

Design escandinavo

Este estilo se consolida no Salão do Móvel de Milão. O design escandinavo (POST 11/08) aparece com força em peças, objetos e móveis funcionais e simples, desenvolvidos com diversos materiais, da madeira à cerâmica e ao alumínio.

Foto 15

Materiais do momento

Sempre presente, a madeira continua em alta, mas abre espaço para o bambu e outros dois materiais. Indo além do guarda-roupa, o veludo aparece para contrastar com a frieza dos metais, que seguem tendência para as próximas estações.

Como você pode perceber, o evento foi uma miscelânea de referências, e o que prevaleceu não foi um único estilo, mas a criatividade dos designers e expositores. Do maximalismo dos anos 70 ao minimalismo escandinavo, praticamente tudo será válido nos próximos meses, desde que respeitada a “regra” de fugir dos padrões.

Foto 12 Foto 13

Fontes:

https://www.westwing.com.br/magazin/lifestyle/5-destaques-do-salao-do-movel-de-milao/

https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao/novidades-salao-do-movel-de-milao-2017/

http://blogdaarquitetura.com/confira-5-destaques-do-salao-internacional-do-movel-de-milao/

http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/arquitetas-apontam-tendencias-expostas-na-semana-de-design-de-milao-2017

http://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,salao-do-movel-de-milao-coloca-combinacao-de-epocas-e-estilo-no-foco-do-design-mundial,70001726542

http://superfluonecessario.com.br/salone-del-molbile-milano-2017/

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.