Blog Dicas

Organizando sua marcenaria

organizando-sua-marcenaria-gmad

Em qualquer empresa, manter a organização é fundamental para o bom andamento do trabalho. E, claro, na marcenaria não é diferente. Na realidade, manter este tipo de negócio bem organizado pode até ser mais importante do que em outras profissões, visto que manter tudo em ordem garante ganhos de produtividade, qualidade e motivação de equipe.

Sabemos que cada marcenaria tem sua particularidade, e as “técnicas” de organização vão variar de acordo com as necessidades e características de produção de cada empresa, mas alguns fatores são comuns a todas. Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas dicas para ajudá-lo a colocar as coisas no devido lugar. Confira!

  • Relacione tudo o que há dentro da marcenaria

Comece sua organização fazendo um levantamento de absolutamente tudo que existe na empresa. O que não estiver sendo utilizado há, no mínimo, seis meses, ou materiais que não serão usados em breve, devem ser descartados.  Aquilo que não for vendido, jogado fora ou repassado adiante, pode ser colocado em uma área separada, destinada à observação futura.

  • Adote um layout prático

O espaço da sua marcenaria deve facilitar a circulação de pessoas e de peças. Por isso, disponha as máquinas,

matérias-primas, produtos finalizados e área de montagem de uma maneira que não atrapalhe a movimentação de colaboradores. Para facilitar o trabalho e não perder tempo, dedique um local inteligente para as ferramentas, de preferência próximo à bancada de trabalho, a um braço de distância. Mantenha os equipamentos usados para regular as máquinas próximos a elas, isso otimiza a produção.

  • Conserve o local limpo

Higiene é imprescindível. Além de deixar a produção mais fluida, torna o local de trabalho mais saudável para os colaboradores. Por isso, seja no chão de fábrica, no escritório, no banheiro ou na copa, a limpeza deve ser um hábito de todos. Limpe, varra e guarde todos os equipamentos utilizados durante o dia, e não esqueça de lubrificar o maquinário para aumentar a durabilidade.

  • Mantenha o fluxo

Manter o fluxo adequado é de extrema importância. Com isso, você ganha tempo, aumenta a produtividade e a qualidade dos seus móveis. Por exemplo, se um material precisa ser primeiro cortado, depois furado e por último receber as fitas de borda, não faz sentido você colocar sua furadeira entre o estoque e a serra, certo? Pense no passo a passo do trabalho e organize as coisas conforme seu processo de produção.

  • Deixe as ferramentas de montagem juntas

Guarde os utensílios usados para montar os móveis em uma maleta ou carrinho específicos para serem utilizados na casa do cliente. Não há necessidade que sua equipe de montagem leve ferramentas em excesso. Além disso, esta prática evita paradas desnecessárias para procurar ferramentas, deixando o trabalho mais ágil.

card-tables-serra

  • Monte um estoque inteligente

Não faz sentido você armazenar todo tipo de material. Então pense em quais os produtos são mais utilizados e vendidos, tendo estes em maior quantidade. Aqueles de rotatividade menor não precisam estar sobrando na marcenaria. Para facilitar a organização e o controle do estoque, coloque etiquetas de identificação em cada produto, deixe os itens mais pesados no chão (ou sob uma plataforma baixa) e os mais leves em prateleiras aéreas. Assim, será mais fácil manuseá-los e transportá-los.

Agora que você já sabe como fazer para organizar sua marcenaria, coloque essas dicas para funcionar e melhore ainda mais sua linha de produção!

Fontes:

http://www.araucopaineis.com.br/sem-categoria/saiba-como-organizar-o-estoque-da-sua-marcenaria/

http://www.habitusbrasil.com/dicas-de-marcenaria-sugestoes-de-organizacao/

http://artedamarcenariamoderna.com.br/como-organizar-uma-marcenaria/

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.