Blog Dicas

os-maquinarios-que-nao-podem-faltar-na-sua-marcenaria

Os maquinários que não podem faltar na sua marcenaria

Sabemos que abrir um negócio não é nada fácil, não é mesmo? São diversos detalhes que precisam ser pensados para que tudo ocorra do jeito certo e para que o seu novo empreendimento seja um sucesso!

No caso das marcenarias, um dos detalhes mais importantes que devem ser decididos é a escolha do maquinário para a realização do seu trabalho. Eles são essenciais para que você consiga desenvolver suas tarefas da melhor forma e para que obtenha mobiliários de boa qualidade.

Além disso, escolhendo-os corretamente, você conseguirá produzir móveis em grande quantidade, acelerando e aperfeiçoando os processos. Os bons resultados e a qualidade do trabalho desenvolvido resultarão em novos clientes e a possível expansão do seu negócio.

Quer saber quais os maquinários que não podem faltar na sua marcenaria? Fique aqui no Blog da GMAD e confira! Temos a resposta para você!

Maquinários de corte

Móveis com um corte perfeito são o sonho para qualquer marceneiro e, principalmente, para os clientes. Portanto, invista seu tempo escolhendo, entre as diversas opções, qual o melhor para ser utilizado no seu negócio. Confira as opções:

Esquadrejadeira de precisão

Esta é uma das máquinas que não pode faltar na marcenaria altamente exigente.  Composta por uma serra deslizante e uma prancha, ela corta todos os tipos de madeira e ainda faz um excelente  acabamento. O corte é feito a partir do molde escolhido pelo operador da máquina e permitie o corte em ângulo, necessidade típica de projetos mais exclusivos.

Esquadrejadeira manual

Diferente da esquadrejadeira de precisão, essa máquina faz apenas cortes básicos. Porém, é um item essencial para uma marcenaria iniciante. Seria um 1º. Passo, pois facilita muito o trabalho do marceneiro ao realizar atividades básicas do dia a dia.

Seccionadoras Horizontais

Te dá mais volume. São indicadas para o corte de chapas com possibilidade de corte de até 4 chapas por vez. Elas estão dividas em três tipos: manual (uma boa opção para quem está começando e são mais baratas que as demais), a chapa é colocada em cima. A com empurrador (semiautomática e necessita da ajuda de um profissional para ajustar as medidas dos cortes) e a com pinça (rápidas, precisas e eficientes, e não necessitam de um profissional para o seu manuseio).

Temos ainda as seccionadoras verticais, para cortes rápidos, são uma excelente alternativa para quem não tem espaço na marcenaria. Cortam de chapa em chapa e são utilizadas para MDF e compensados, só exige que utilize diferentes lâminas para cada tipo de madeira.

Maquinários de colagem

Este é um grupo de maquinário muito interessante para garantir a eficiência na execução do serviço, sendo uma melhor opção do que o serviço realizado manualmente.

A colagem da fita de bordo é uma das etapas mais importantes dentro de um trabalho de marcenaria. Veja qual tipo se encaixa melhor para as suas atividades:

Coladeira de borda

São divididas em duas opções: manuais e automáticas.

As manuais necessitam de um operador, mas são capazes de agilizar muito o trabalho. Você deverá, somente no final, limpar o excesso de cola e o refilo.

Já as automáticas fazem todo o processo sozinhas, você deverá somente colocar e tirar a peça da máquina. Nesta opção, você poderá escolher grupos de trabalho da máquina, ou seja, partes da máquina que realizam etapas específicas do trabalho. Veja quais são elas:

Tupia de entrada

Retira uma fina camada de madeira do topo da peça para eliminar as imperfeições.

Coladeira

É responsável pela colagem de fita. Importante aqui você utilizar mais de um tipo de cola, garantindo a cola esteticamente adequada para cada tipo de padrão de mdf utilizado. Para tanto, compre coladeira com dois coleiros. Um para usar cola branca ou transparente e na outra cola escura, indicada para madeirados.

Destopador

Esta máquina retira o excesso de fita do topo da peça. Você pode encontrar no mercado a opção que retira, uma de cada vez, o excesso da parte da frente e de trás da peça (destopador simples), e a opção que realiza este processo simultaneamente (destopador duplo).

Refilador

Retira o excesso de fita da parte superior e inferior da peça.

Raspador

Retira o excesso de cola da parte superior.

Polidor

Para que a peça fique totalmente limpa, esta máquina executa o processo final com uma bucha de cerdas ou de tecido.

Maquinário para acabamento

O acabamento é um processo essencial e muito importante para que o seu móvel tenha um ótimo resultado. Confira as opções:

Tupia de mesa

Irá lixar a superfície da madeira para deixa-la mais lisa ou criar texturas de acordo com o que foi planejado. Para isto, é possível escolher serras específicas para cada um dos efeitos desejados.

Fresa

É uma ferramenta de precisão que deve ser acoplada em uma furadeira ou uma parafusadeira. Elas são constituídas por dentes e gumes, e destinadas para reproduzir fendas, ranhuras, rebaixos, frestas, encaixes, bordas arredondas, e entre outros formatos.

Agora que você já sabe quais são os equipamentos necessários para abrir a sua marcenaria, clique aqui e descubra quais são os 4 modelos de carros indicados para a entrega de móveis.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.