Blog Dicas

Software-projetos-moveis-gmad-marcenaria

4 Programas para projetar ambientes

4 programas para projetar ambientes na sua marcenaria

De todas as etapas envolvidas na produção de móveis em uma marcenaria, a que mais encanta os clientes é a projeção. E não é para menos: esse é o momento em que eles podem visualizar como ficará o futuro lar uma vez instalado o mobiliário.

Para isso, além de contar com um profissional capacitado para projetar ambientes, sua marcenaria deve contar com o suporte de um programa eficiente.

É para ajudá-lo na tarefa de escolher um bom software que elaboramos este post. No decorrer do texto, vamos apresentar 4 programas para projetar ambientes que podem fazer a diferença na sua marcenaria. Acompanhe!

1. pCon.planner

Este programa 3D de design de interiores é voltado para profissionais e ainda assim, muito simples de utilizar. Ele permite criar e mobiliar casa, escritórios e demais espaços de forma intuitiva.

Além dos ambientes, o software funciona como um configurador gráfico de produtos, simplificando o processo de especificação e configuração dos itens que serão usados no cômodo.

O pCon.planner gera imagens claras, capazes de mostrar ao cliente como foi pensada a mobília do local. Essas reproduções, inclusive, possuem alta definição mesmo quando visualizadas em tablets e smartphones. O melhor de tudo? Há uma versão gratuita do programa.

2. SketchUp Pro

Sua versatilidade e layout intuitivo conquistaram profissionais do mundo inteiro. O SketchUp Pro é um poderoso programa de modelagem 3D, em que você começa desenhando linhas e formas para, aos poucos, transformá-las em imagens tridimensionais. Nele você cria, copia, recorta, cola e pinta da maneira que preferir.

O layout no SketchUp Pro permite que você crie um modelo com um conjunto de desenhos, transmitindo uma mensagem. É possível definir escalas, ajustar pesos de linha, adicionar dimensões e gráficos. Com o software, você pode exportar os modelos em PDF, imagens e arquivos CAD.

Ele é útil em todas as etapas: desde o princípio do desenho esquemático até a administração da montagem dos móveis. Desenvolvimento do design, diagramação, estimativa de material, detalhamento e documentação são outras funcionalidades que o programa oferece.

3. AutoCAD

Software-projetos-moveis-gmad-marcenaria-2

Provavelmente o programa para projetar ambientes mais conhecido, o AutoCAD cria projetos com ferramentas de modelagem e visualização 3D e produz desenhos e documentação 2D, fundamental para as plantas e medidas.

A nova versão do programa importa arquivos em PDF, incluindo geometria, preenchimentos, imagens raster e texto TrueType, transferindo tudo para um desenho.

Outra novidade do software é a possibilidade de criar dimensões automáticas. Basta passar o cursor sobre o objeto selecionado para obter a visualização antes de criá-los.

Durante a apresentação do projeto para o cliente, você também pode realizar uma navegação 3D, girando, caminhando e até flutuando sobre o modelo.

Ainda no que tange a demonstração ao consumidor, o AutoCAD permite aplicar iluminação e materiais para deixar os móveis mais realistas, dando uma noção concreta do projeto.

4. 3D  Studio Max

Desenvolvido pela mesma criadora do AutoCAD, esse software de modelagem e renderização 3D permite criar cenas impressionantes para visualização de projetos e experiências m realidade virtual. É muito utilizado em jogos, para criar mundos e jogos com grande quantidade de detalhes.

Mas a renderização em alta qualidade que oferece conquista profissionais da indústria moveleira e arquitetônica, pois a visualização que oferece é imersiva e com mecanismos de realidade virtual.

Ele pode ser usado para dar o toque final nos projetos, preservando a geometria do modelo, a iluminação e os materiais, por exemplo.

Entre suas funcionalidades estão a possibilidade de mesclar até 6 materiais aplicados a um único objeto, a criação de modelos orgânicos e o mapeamento de texturas — como ladrilhos, espelhos e decalques.

Agora que você conhece 4 programas para projetar ambientes, escolha aquele que mais as adéqua ao trabalho que você oferece e o implante em sua marcenaria.

Com a concorrência cada vez mais acirrada em busca de clientes, você não pode correr o risco de ficar sem um projetista e, é claro, sem um software eficaz.

E já que estamos falando em atividades especializadas, confira estas 5 capacitações para você e seus colaboradores!

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.