Blog Dicas

voce-sabe-o-que-significa-o-feriado-de-corpus-christi-gmad

Você sabe o que significa o feriado de Corpus Christi?

Todo mundo sabe o que se comemora no Natal e na Páscoa. Mas você sabe o que significa o feriado de Corpus Christi? Muito mais do que um dia de descanso extra no meio da semana, a data é uma das mais importantes do calendário religioso, e por isso tem tanto peso no Brasil: fazemos parte da maior nação católica do mundo. Acompanhe o texto e descubra mais sobre a data!

O que o feriado de Corpus Christi celebra?

A expressão deriva do latim e significa “corpo de Cristo” e a data é dedicada à Eucaristia (comunhão). Em outras palavras, o feriado celebra o corpo e o sangue de Cristo, representados respectivamente pelo pão e pelo vinho.

O ritual eucarístico foi instituído por Jesus durante a Santa Ceia, quando ele mesmo se ofereceu a Deus, comungando seu corpo e sangue. Portanto o Copus Christi é uma forma de relembrar o sacrifício de Cristo no cruz. A data é celebrada 60 dias depois do domingo de Páscoa.

Durante o feriado, o mundo católico é tomado por procissões, que representam a peregrinação do povo de Deus pelo deserto em busca da Terra Prometida. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas com tapetes de flores, serragem e areia começou em Ouro Preto (MG), e é uma herança portuguesa.

Leia também:

Qual a origem do Corpus Christi?

Conta a história que, em 1206, uma freira da Bélgica teve visões de Cristo dizendo que gostaria que as comemorações da Eucaristia tivessem destaque. Esse acontecimento chegou aos ouvidos do bispo em 1246, quando ele celebrou pela primeira vez a festa de Corpus Christi. O mesmo bispo assumiu o papado sob o nome de Papa Urbano IV e, em 1264 tornou a data oficial para toda a Igreja Católica.

A data é um feriado nacional?

Na realidade, não. O governo federal considera o Corpus Christi como ponto facultativo. Ou seja, cabe à empresa liberar ou não seus funcionários na data. No entanto, em nome da tradição e da quantidade de católicos no país, a maioria dos empregadores dá o dia de folga para suas equipes.

marcenaria

O que mais devo saber sobre a data?

No último ano, o Santuário de Aparecida — principal destino católico do Brasil — recebeu cerca de 30 mil fiéis para a celebração de Corpus Christi. Por ser um feriado prolongado, a data também movimenta a economia nacional. De acordo com o Ministério do Turismo, os dois feriados de maio (Dia do Trabalhador e Corpus Christi) devem injetar R$ 9 bilhões na economia, resultado de 4,5 milhões de viagens no período.

Seja você católico ou não, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o que significam as datas comemorativas brasileiros, e o feriado de Corpus Christi não é excessão. Agora você pode decidir como vai aproveitar o dia: acompanhando as procissões e admirando os tapetes coloridos, curtindo uma folga com a família ou, se preferir, manter a rotina de trabalho inalterada.

Quer conferir mais conteúdos sobre política, variedades, economia e mundo? Acesse a categoria Fique por Dentro do nosso blog!

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.