Blog Dicas

Lojas GMAD investem em contato com estudantes

De olho no futuro do setor de móveis sob medida, lojas da GMAD espalhadas pelo Brasil têm investindo em aproximação com estudantes de Design de Interiores e Arquitetura. O objetivo é criar um relacionamento com aqueles que, em breve, serão os novos profissionais do ramo.

E para contribuir com a educação desses jovens, os lojistas da marca participam de iniciativas que, além de divulgarem os produtos, disseminam conhecimentos técnicos sobre materiais e maquinários envolvidos na fabricação de mobiliário.

Apresentando materiais

Uma das praças que desenvolvem este tipo de ação é Chapecó. Na cidade do Oeste catarinense, a GMAD Chapecomp recebe os estudantes do curso de Design de Interiores do SENAC para apresentar a eles materiais, máquinas e ferramentas. “Fomos procurados pelo curso no começo do ano para participar de uma disciplina chamada ‘Materiais’. Como nas aulas os alunos têm pouco contato direto com os materiais, todo semestre recebemos uma turma na loja e os apresentamos a ela”, explica Rafaela Casagrande, da GMAD Chapecomp.

Chapecó 3

Chapecó 10

As visitas são sempre depois do expediente e duram cerca de duas horas. De acordo com Rafaela, os alunos são engajados e participam bastante, tirando dúvidas sobre materiais e procedimentos. Os alunos ainda participam de uma palestra sobre como funciona um plano de corte. “Achei muito interessante que nos ensinaram, durante a visita, como funcionam as máquinas”, diz a estudante Ana Vitória Cunha. “A visita foi bem produtiva, aprendi muito bem como funcionam diversos processos. E, no futuro, voltarei à GMAD como cliente, pois adorei o atendimento”, conclui.

Chapecó 5

Izadora Rodrigues, outra aluna, também gostou muito da visita, dada a diversidade de materiais e a organização da empresa. “Fui muito produtiva essa experiência, especialmente porque foi muito compatível com o que estamos aprendendo no momento”, analisa. Para ela, a parte mais interessante foi ver de perto a variedade de painéis em MDF e de puxadores, “São várias opções ‘fora do padrão’. Dá para explorar bastante a criatividade”.

Chapecó 6

Para a empresa, essa parceria com o SENAC é uma forma de divulgar os produtos e serviços aos futuros profissionais do meio. “Além de contribuirmos com a formação desses jovens, começamos a criar um relacionamento com eles, que em breve poderão ser nossos clientes. Essas palestras não deixam de ser uma forma de prospecção”, explica Rafaela.

Realizando palestras

Outra loja que investe em ações semelhantes é a GMAD Placa Sul, em Novo Hamburgo (RS). Nas terras gaúchas, essa aproximação começou há cerca de 5 anos, com estudantes de Arquitetura e, posteriormente, com alunos de Design.

“Já tivemos uma parceria com a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em que levávamos alguém das fábricas, como Masisa, para dar palestras aos estudantes sobre os materiais com que trabalhamos”, explica Marcelo Andrade, sócio da loja.

Além disso, a GMAD Placa Sul patrocinou a feira Glass House Design de 2016, onde também foram promovidos encontros. “Essa foi outra iniciativa interessante, tanto que fomos apoiadores do evento este ano e já estamos viabilizando uma nova parceria para 2018”.

Andrade conta que a loja também esteve presente na Semana de Design da Universidade Feevale, a We Like Design de 2017. Nessa ocasião, a empresa montou um stand onde disponibilizou diversos materiais para apresentar aos estudantes.

De acordo com o empresário, essas oportunidades são importantes por aproximar futuros profissionais da GMAD Placa Sul. “Em breve, serão eles que vão fazer os projetos de interiores. Então manter esse relacionamento desde cedo é uma forma de trazê-los para perto da GMAD Placa Sul. Acreditamos que valha muito a pena apostar nesse tipo de iniciativa”, reflete.

Promovendo workshops

Em São Paulo, a GMAD Nova Riga apostou em outro tipo de ação. Em outubro, a loja promoveu um workshop com os alunos de arquitetura e design de interiores da universidade de Belas Artes.

“O projeto foi elaborado por uma colaboradora nossa que é aluna da instituição. Ela encabeçou e organizou tudo. Nós achamos muito interessante e ‘compramos’ a ideia”, conta o empresário Luiz Alberto Rizatti.

Riga 5

Ao todo, 4 fornecedores da loja deram palestras, apresentando produtos e falando sobre as possibilidades do mercado de trabalho. Participaram do evento aproximadamente 200 estudantes. “Para nós foi muito gratificante ver tantos jovens interessados. Com certeza é um projeto que vamos fortalecer e, quem sabe, expandir para outras universidades”, projeta Rizatti.

De acordo com Felipe Melachos, coordenador adjunto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, eventos dessa natureza contribuem para a formação dos estudantes. “Nessas ocasiões, eles entram em contato com fornecedores, com a realidade profissional e conhecem produtos e suas especificações”, explica o coordenador.

Para Rizatti, a relevância, além de levar conhecimento aos jovens, é o relacionamento que começa a se formar com possíveis clientes. “São 200 pessoas que irão se formar em arquitetura e design de interiores, áreas totalmente relacionadas com o nosso segmento. Nosso olho está no futuro. Apostando nesse relacionamento, começamos a conquistar consumidores para daqui alguns anos.”

Riga 3

Ações como essas beneficiam todas as partes. Para as lojas, a aproximação com os futuros profissionais é uma oportunidade de conquistar novos clientes, enquanto para eles, o aprendizado é de grande valia. Afinal, como diz Izabela, “apenas em catálogos fica difícil escolher acabamentos e materiais, por isso é tão positiva essa experiência”.

Riga 1 Riga 2 Riga 6  Riga 8 Riga 9 Riga 10 Riga 11 Riga 12 Riga 13 Riga 14

 

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.