Blog Dicas

Conheça as cores de 2018

Como acontece todo ano, o Instituto Pantone divulgou as tendências de cores que vão reger 2018. Para determinar os tons, a organização realizou um estudo profundo de moda, teatro, filmes, televisão, arquitetura e gastronomia, além de avaliar os hábitos de consumo em todo o mundo.

A “cor do ano” ainda não foi revelada, mas o Instituto apontou as paletas dominantes. Para o próximo ano, ganham destaque os tons iridescentes (que refletem o arco-íris, com perolizados e translúcidos), metálicos e intensos. Enquanto os metálicos ganham status de “novo neutro”, os intensos refletem o estilo de vida contemporâneo. Já os iridescentes (perolizados ou translúcidos) são irresistíveis ao olhar humano.

Com base nisso, a Pantone divulgou 8 paletas como tendência para 2018. Confira agora!

1. Verdure

Com tons de verde (médios e claros), esta paleta é muito simbólica para a saúde. Caracteriza-se por cores de vegetais como aipo e folhas, aceitando verdes brilhantes e contrastantes. Eles se combinam como roxos, desde que claros, e outros tons pálidos de amarelo e azul.

2. Playful

Uma paleta divertida, vibrante e fora do comum. É composta por tons intensos de verde, amarelo e azul, que ficam ao lado de cores que beiram o “pastel neon”, como o rosa goiaba. De acordo com o Instituto, essa seleção é especial para fazer as pessoas sorrirem.

3. Discretion

Composta por tons leves e neutros, puxando para o rosa, o vermelho e o roxo. Essa paleta é para quem gosta de uma decoração mais discreta, sendo o oposto da Playful.

4. Resourceful

Com cores complementares ao círculo cromático (laranjas e azuis), esta seleção é inteligente e engenhosa, combinando tons quentes e frios de uma maneira que as pessoas não conseguem parar de olhar.

5. Far-fetched

Combinando três tons populares de rosa, amarelo e alguns terrosos, é uma paleta refrescante, alcançando as mais diversas culturas. Outras cores, como vinho e marrom, estão ao lado das já citadas.

6. TECH-nique

Este conjunto de cores parece que brilha de dentro para fora e lembra um doce. É composto por cores como turquesa, rosa choque e tons intensos de roxo. São as cores iridescentes se encontram aqui.

7. Intricacy

Paleta composta por tons metálicos, com toques dramáticos de amarelo enxofre e chumbo. Preto, cinza e marrom (metalizados) também compõem a Intricacy.

8. Intensity

Aqui, as cores possuem força, poder, sofisticação e profundidade. Tons ameixa, azul ouro e preto proporcionam uma mistura eclética e dramática. Acompanhados de cores alaranjadas, vinho e dourado — todas fechadas —, as cores proporcionam a intensidade do nome.

Percebe como as tendências estão cada vez mais democráticas e aceitam diversos estilos e composições? Isso reflete os hábitos da sociedade, que vive em busca de espaço para todas as tribos e preferências. Dessa forma, tente apresentar as paletas acima aos seus clientes e, em parceria com eles, aplique-as em seus projetos. O resultado será exclusivo, interessante e cheio de criatividade!

Lembre-se de que as tendências existem para dar uma direção ao trabalho, mas não devem se sobressair à personalidade e aos gostos dos clientes.

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.