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4 dicas para divulgar sua marcenaria

Em algum momento da sua trajetória profissional, você já deve ter ouvido alguém falar que “a propaganda é a alma do negócio”. O jargão publicitário não deixa de ser verdade: se você não divulgar sua empresa, como os clientes irão conhecê-la? No entanto, apesar de tamanha importância, essa atividade ainda é deixada de lado por boa parte dos marceneiros.

Alguns por não saberem como fazer essa divulgação, outros colocam culpa na falta de tempo e nos custos envolvidos e ainda há aqueles que acham que o “boca a boca” é o suficiente. Mas em tempos de crise e de concorrência acirrada, contar apenas com a indicação é correr riscos de ficar sem clientes.

Independente de qual seja a justificativa, se você faz parte da turma que não aposta na publicidade do seu negócio, é hora de mudar de atitude. E neste post vamos lhe dar algumas dicas para que você comece a divulgar sua marcenaria. Acompanhe!

1. Desenvolva um site bem estruturado

Vivemos em um mundo totalmente digital e conectado. Onde quer que você vá, verá pessoas acessando a internet, seja em smartphones, computadores ou quaisquer outros dispositivos. Logo, é fundamental que você esteja presente na web e, para garantir a seriedade do seu negócio, a melhor estratégia e ter um site bem estruturado e atrativo.

“Mas é muito caro”, você pode estar pensando. E se nós lhe contarmos que você pode fazer isso por conta própria? Se o orçamento está apertado e você não pode contar com um especialista, opte pelo criador de sites. Isso é um serviço que as empresas de hospedagem (“aluguel” do seu espaço na internet) oferecem.

Funciona mais ou menos assim: para ter uma página na internet, você precisa comprar um domínio (o endereço do site) e contratar uma hospedagem. Quando você faz isso, a maioria das empresas oferece o criador de sites, com suporte via chat para ajudá-lo. Há uma infinidade de layouts prontos e basta que você escolha um e o personalize.

Outra opção bastante utilizada é o Wix, que parte de um plano gratuito para sites bastante simples e para os que necessitam de outros recursos, possuem planos pagos conforme necessidade.

2. Atualize suas redes sociais

É indiscutível que as redes sociais caíram no gosto dos brasileiros e hoje, independente da idade, é difícil encontrar alguém que não possua um perfil online. Todo mundo está constantemente conectado, portanto nada mais natural do que marcar presença nesse meio.

Se a sua marcenaria ainda não tem uma página no Facebook, por exemplo, crie-a o quanto antes. E não se esqueça de mantê-la sempre atualizada! Publique neste canal fotos dos seus trabalhos, novidades e — por que não? — dicas de decoração e tendências.

Também deixe disponível o seu contato (telefone e e-mail) e endereço. Afinal, de nada adianta seu cliente encontrá-lo na internet se não souber como falar com você.

3. Tenha um showroom

Um dos grandes receios que as pessoas têm ao contratar uma marcenaria diz respeito à qualidade e ao acabamento. Essa preocupação é compreensível: o investimento é alto e os móveis serão usados por muitos anos. Essa é uma das razões pelas quais a indicação é tão marcante nesse setor.

Mas e se a pessoa puder ver o seu trabalho? Ter um showroom permite que os clientes vejam pessoalmente a sua produção e, em consequência, tenham mais confiança na sua marcenaria. Para otimizar espaço e verba, você pode fazer do seu escritório o showroom. Assim, além das vantagens citadas, você terá um espaço apropriado para receber clientes e realizar negociações — o que confere mais profissionalismo ao seu negócio.

Certamente essa forma de divulgação vai aumentar as chances de você fechar um contrato independente de referências.

4. Faça parcerias

Com a quantidade de empreendimentos imobiliários sendo inaugurados constantemente, que tal fechar uma parceria com eles? Entre em contato com construtoras e incorporadores e apresente sua empresa. Depois, peça permissão para entregar panfletos nos condomínios recém-entregues. Você ainda pode, quem sabe, fazer o apartamento decorado. Já imaginou quantas pessoas verão seu trabalho ali?

Empresas de decoração também são uma opção interessante. Busque por elas e viabilize uma parceria que seja produtiva para todas as partes, como descontos para clientes indicados, por exemplo. As possibilidades são inúmeras, basta que vocês definam a estratégia mais vantajosa.

Viu como não é difícil divulgar sua marcenaria? Colocando alguma — ou várias — dessas dicas em prática, você não vai demorar muito tempo para ver os resultados. Portanto não arrume mais desculpas, pois como já dizia o ditado, quem não é visto não é lembrado!

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