Blog Dicas

Equipamentos de segurança essenciais para marcenaria

Em qualquer emprego é preciso ter cuidado com a segurança e com a saúde do profissional. Pessoas que passam seus dias em frente ao computador, por exemplo, devem se alongar em intervalos regulares para evitar problemas na coluna e nas articulações. Quem trabalha em pé precisa usar sapatos confortáveis e ortopédico para não prejudicar as costas.

E quem trabalha como marceneiro também não deve vacilar. Afinal, diversas são as ferramentas e máquinas utilizadas na produção de móveis que podem colocar em risco a vida do marceneiro. Para evitar quaisquer acidentes de trabalho, confira abaixo os equipamentos de segurança necessários para marcenaria!

Equipamentos de proteção individual

Também chamados de EPIs, esses equipamentos garantem a proteção do marceneiro, prevenindo contra acidentes e evitando doenças ocupacionais. Eles devem ser usados a todo momento, visto que a prevenção é a melhor medida. Cada elemento tem sua função específica, e os principais são:

Capacete

Como você pode deduzir, este item protege sua cabeça contra a queda ou a projeção de materiais e partículas, impacto em objetos fixos e até mesmo de choques elétricos. Alguns modelos também apresentam uma viseira frontal que cobre seu rosto por completo, oferecendo maior segurança.

Sua parte exterior costuma ser feita de polietileno. Já o lado de dentro tem uma suspensão conhecida como carneira, cuja função é distribuir uniformemente a força de impacto dos objetos. Ele ainda pode ter um item adicional chamado de jugular, uma fita que se passa por baixo do queixo para evitar que o capacete caia.

Óculos

Eles protegem seus olhos contra o impacto de partículas e contra a luz intensa. Eles possuem diversos formatos e modelos, mas normalmente são transparentes para facilitar a visão. No entanto, alguns podem ser amarelos ou cinzas. As melhores opções apresentam um elástico para prender os óculos atrás da cabeça e vedam toda a área ao redor dos olhos.

Luvas

Com elas você evita cortes, escoriações, contato direto com produtos químicos, queimaduras e quaisquer outras situações que possam colocar suas mãos em risco. As luvas podem ser dos mais variados modelos e materiais, dependendo do tipo de proteção que oferecem.

Protetor auricular

Sabe o barulho intenso que existe dentro da marcenaria? Você pode reduzi-lo utilizando os protetores auriculares.  Eles reduzem significativamente o ruído de dentro da fábrica evitando o surgimento de doenças auditivas. Eles podem ser do tipo plug, que são feitos de silicone e são inseridos nos ouvidos, ou do tipo concha, adaptável à cabeça humana.

Calçados

Assim como as luvas, são usados para proteger os pés de produtos químicos. São feitos de diversos materiais e a escolha deve considerar o tipo de risco a que o profissional estará exposto.

Aventais

Além de aumentar a vida útil das suas roupas, os aventais evitam que você se corte, se queime e se suje. Eles podem ser mangas longas ou sem mangas e são resistentes a agentes abrasivos e escoriantes.

Máscaras

Na marcenaria existem muitos agentes contaminantes que, quando inalados, podem fazer mal à pessoa. As máscaras evitam que você respire poeira, gases tóxicos. Os modelos são diversos: podem ser descartáveis, com filtros, com proteção facial inteira ou apenas para as vias respiratórias.

Outras técnicas de segurança

Além da proteção individual, o marceneiro precisa pensar em maneiras de garantir a segurança coletiva. Para isso, alguns itens são indispensáveis.

Rede pressurizada ou canalizada de água

Elas devem contar com mangueiras de combate a incêndio e, para sua instalação, deve ser analisada a função da área utilizada, o número de trabalhadores e de equipamentos. Para que tudo esteja devidamente instalado, além de consultar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é recomendável que você consulte os procedimentos e normas estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros, bem como as legislações municipais e estaduais. Algumas coisas são básicas, como:

  • equipamentos de iluminação de emergência;
  • saídas de emergência sinalizações de aviso;
  • maca, estojo e itens de primeiros socorros;
  • quadros de proteção e comando elétrico.

Sistema de detecção e combate a incêndio

Alguns são apenas automáticos e apenas dão o alarme de incêndio. Mas há alguns que possuem ação de combate, como sprinkler (uma espécie de chuveiro) e centrais de CO2. A sua marcenaria também deve contar com 2 tipos extintores:

  • água-gás, para combater incêndios em peças e resíduos de madeira;
  • de CO2 e pó químico, para inibir fogo em equipamentos elétricos e líquidos combustíveis.

Como você pode ver, equipamentos de segurança são essenciais para a marcenaria. Você ainda pode alinhá-los com alguns hábitos capazes de reduzir os riscos do ambiente de trabalho, como manter o local limpo, armazenar corretamente produtos químicos e não fumar no ambiente de trabalho.  Lembre-se de que a sua segurança a de seus colaboradores nunca deve ser negligenciada. 

Gostou do conteúdo? Assine nosso canal no Youtube e fique por dentro de outros assuntos pertinentes ao setor moveleiro!

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.