Grupo GMAD
Você está em:
Loja Feira de Santana
(75) 3625-2025

Blog Dicas

Female Hands Holding Smart Phone Displaying Photo of Kitchen Behind.

Como fazer vídeos para vender mais os seus projetos

Redes sociais, sites, blogs, aplicativos, fotos, textos, posts e muito mais! Não há dúvidas de que, atualmente, existe uma lista infinita de possibilidades para que empresas e pessoas divulguem seus trabalhos, não é mesmo? E se tem um recurso que vem ganhando destaque nos últimos tempos por ser acessível, rápido e prático, são os vídeos.

Você já pensou em utilizar este meio de comunicação como forma de tornar a sua marcenaria mais conhecida e, consequentemente, ter seus projetos divulgados, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas? Não sabe como começar? Continue lendo este texto para conferir o que você deve fazer para gravar um vídeo.

Assunto

Você já definiu quais temas você abordará nos vídeos que você for produzir? São infinitas as possibilidades, não é mesmo? Você pode falar sobre a sua marcenaria, seus projetos, dar dicas ou, até mesmo, contar algumas curiosidades sobre o seu negócio e a área da marcenaria. Mas, independente do que você escolher, é essencial colocar tudo em um papel e fazer um planejamento das gravações.

Defina as datas de divulgação dos seus vídeos, quais temas abordar em cada um deles e já defina um cronograma de gravações. Dessa forma, você poderá enxergar o todo e evitar a repetição dos assuntos dos seus vídeos, além de manter a organização. Após estas definições, prepare os conteúdos, ou seja, separe os principais tópicos que serão abordados em cada um dos vídeos e estude antes da gravação.

Leia também:

Equipamentos

Quando o assunto é a produção de vídeos de forma “caseira”, não existe o certo ou o errado, mas, sim, o prático e fácil que traz resultados. Portanto, não se preocupe se você não tiver aquela máquina fotográfica de última geração ou último lançamento de celular do mercado. Utilize o que você tem e faça de tudo para que o resultado seja satisfatório. Preocupe-se em garantir que o seu público consiga visualizar as imagens do seu vídeo e escutar o que você esteja falando.

Local

O espaço de gravação do seu vídeo tem relação direta com o tópico anterior. Caso você não esteja usando um equipamento de alta qualidade para a gravação, como um celular, o ideal é que você procure um ambiente que facilite este processo.

Utilize uma sala com pouco barulho e que não seja utilizada por outras pessoas – você não quer ninguém abrindo a porta ou conversando no meio da gravação, certo? -; procure ambientes com luz natural ou luz branca; e tenha cuidado com o “cenário” de fundo do seu vídeo, atentando-se para que ele esteja limpo e organizado.

marcenaria

Gravação

Depois do planejamento realizado, o tema escolhido, o equipamento preparado e o local arrumado, chegou o momento de entrar em cena!

Estude o assunto abordado e treine antes se for necessário. Então, quando estiver gravando, atente-se para ter uma fala simples – evite só utilizar termos técnicos -, clara e objetiva. Prefira as frases mais curtas e tente não falar muito rápido, não esquecendo de demostrar alegria e entusiasmo ao falar.

Leia também:

Finalização

Depois de ter o material gravado, chega o momento que traz mais insegurança para quem não tem tanta experiência na área: a edição do vídeo. Mas, não há necessidade para ficar nervoso!

Para começar, separe todas as gravações que você irá utilizar e escolha quais trechos você quer que estejam no seu vídeo final. Depois, para compilar todas as gravações em um único material, ajustar a cor, desenvolver vinhetas, ou inserir outros efeitos no seu vídeo, não é preciso ir muito longe. Atualmente, é possível encontrar no próprio celular aplicativos que poderão te auxiliar neste processo. Além disso, na internet você poderá encontrar tutoriais ou, até mesmo, outros programas de edição para quem não possui tanta experiência no assunto. E, depois de tudo pronto, é só publicar!

Escolheu em publicar o seu vídeo nas redes sociais? Confira 5 dicas de como utilizar este canal na sua marcenaria

Two Young Male Movers In Uniform Carrying Furniture On Staircase

Cuidados que você deve ter ao transportar os móveis

O momento da entrega de um móvel para o cliente pode ser o mais estressante para qualquer marceneiro. Depois de todo o processo de fabricação e montagem, você não vai querer que o seu móvel sofra qualquer alteração e danificação no momento do transporte, não é mesmo?

Neste texto, você irá conferir quatro cuidados que você pode ter ao transportar seus mobiliários, para garantir que a entrega seja um sucesso e a satisfação do seu cliente. Continue lendo!

Monte (ou não)

Não existe um direcionamento do que é certo ou errado para este tópico. Se você está com dúvidas se deve transportar o móvel do seu cliente desmontado ou montado, a nossa é dica é: antes de tudo, avalie a estrutura do local onde o seu móvel irá passar até chegar ao cômodo planejado.

Se os espaços do trajeto possuem, por exemplo, portas com larguras maiores, um elevador amplo e corredores com ângulos favoráveis para a passagem do mobiliário, você já pode deixar o seu móvel pré-montado. Agora, caso as passagens sejam estreitas e o pé direito muito baixo, por exemplo, de acordo com o tipo e tamanho do mobiliário, a nossa dica é deixar para montar no espaço do cliente. Assim, você evitará possíveis avarias no seu móvel, ao bate-lo em alguma quina de parede, por exemplo, transtornos e atrasos na sua montagem.

Leia também:

Proteje

Independente do tamanho ou do tipo de móvel, é fundamental que você proteja o mobiliário por completo, assim como todas as demais partes que o compõem, como portas, gavetas, trilhos, e entre outros.

Um material muito utilizado é o papel filme stretch, que possui grande resistência e elasticidade, e que garante a qualidade, aparência e espessura do móvel. Além disso, existem também as opções do papel ondulado e do plástico-bolha. Eles servem para proteger os itens e reduzir impactos, além de serem os materiais mais indicados para proteger os acabamentos, como cantos de portas. Quando o seu móvel já estiver no seu veículo de transporte, você também pode utilizar os cobertores ou mantas para reforçar ainda mais a proteção.

Verifique as condições climáticas

Este, por mais que fuja do seu controle, deve ser um item que deve ser analisado antes de você sair para fazer a sua entrega. Aquele tempo mais chuvoso pode danificar o seu móvel, assim como dificultar tanto a colocação e retirada do mesmo do seu meio de transporte, até o espaço do seu cliente.

Se o seu móvel não estiver bem protegido, a água ou o sol em excesso podem danificar sua estrutura, pintura e material de que é feito.

Leia também:

Coloque em um veículo adequado

O trajeto é curto ou o móvel é muito pequeno para ser colocado no seu caminhão de transporte então, por isso, você irá leva-lo até o seu cliente no seu carro particular? A resposta pode até ser sim, mas não se deixe levar por estes fatos e faça a entrega do mobiliário do seu cliente em um veículo de transporte apropriado. Você irá garantir a integridade do mobiliário, evitando quedas ou choques com outros objetos, assim como demonstrará confiança e credibilidade ao seu cliente.

Confira quatro modelos de carros para entrega de móveis.

os-quatro-destaques-da-formobile-2018-gmad

Os 4 destaques da ForMóbile 2018

Como um dos principais eventos da indústria moveleira na América Latina, a 8ª edição da ForMóbile aconteceu entre os dias 10 e 13 de julho deste ano, no São Paulo Expo e reuniu mais de 59 mil pessoas, entre fabricantes de móveis em série, marceneiros, revendas, madeireiros, designers de produto e arquitetos.

Cerca de 500 marcas, de 13 países, apresentaram as tendências e inovações da área em acessórios e componentes, máquinas e equipamentos, ferragens, matérias-primas e insumos. Com um formato inovador, a edição deste ano ofereceu aos participantes áreas simultâneas de conteúdos, mais de 70 horas de programação exclusiva e muita interação entre o público.

Neste post, separamos alguns dos destaques do evento para você que não conseguiu estar presente ou para você que quer estar sempre por dentro de todas as novidades e tendências do mundo da indústria moveleira.

Novos espaços

Com o objetivo de proporcionar mais interação entre os participantes e as marcas, a ForMóbile criou dois espaços para que os visitantes pudessem vivenciar novas experiências e ter contato com as novidades.

O Espaço Maker foi uma área desenvolvida para apresentações ao vivo dos principais Youtubers do setor moveleiro e da marcenaria, com uma estrutura preparada com bancada, ferramentas e materiais, propicia para que os visitantes pudessem vivenciar a produção de peças de mobiliários.

Já o Espaço Madeira, destaque por ter sido lançado nesta edição da ForMóbile, era um local dedicado a promover a madeira maciça no mercado, valorizar o setor e divulgar mais informações sobre a fabricação de móveis com este material.

Leia também:

Força da marcenaria

Com o objetivo de trazer cada vez mais informações detalhadas, novas e aprofundadas para o público que, na maioria das edições do evento, está sempre em peso, tanto a organização do evento como as empresas participantes desenvolveram conteúdos personalizados para os profissionais da marcenaria.

Foram disponibilizados estandes com novas tecnologias para o setor, espaços para experimentação de inovações, palestras, conteúdos e muito entretenimento, apresentado de forma a atrair os marceneiros de todo o país.

marcenaria

Qualidade dos visitantes

A possibilidade de ter acesso a conteúdos direcionados para cada segmento atraiu a atenção de diversos públicos. Os novos espaços, as palestras, os diálogos e os locais de vivência na prática de diversos processos relacionados a indústria moveleira, foram atrativos para os grandes players, especialmente os fornecedores de matérias-primas. Além do que se diz respeito aos conteúdos propostos pelo evento, outro fato serviu de chamariz ao público: o novo local de realização da ForMóbile facilitou a chegada dos visitantes por meio do aeroporto.

Atualização e networking

Aprender coisas novas não precisa, necessariamente, ser sinônimo de assistir à uma palestra ou ler algum artigo e ver um vídeo na internet, e isto ficou muito claro para quem teve a oportunidade de participar da ForMóbile.

A interação e o relacionamento com profissionais de diversos lugares do Brasil proporcionaram, além de possibilidades de novos negócios para os participantes, momentos de trocas de experiências, informações e conteúdos sobre a indústria moveleira.

Se você se interessou por este evento, prepare-se! A próxima edição da ForMóbile já tem data marcada: 30 de junho a 3 de julho de 2020.

A GMAD na Formóbile 2018

A Tatá Gonçalves também esteve na feira a pedido da GMAD e conferiu as principais novidades dos estandes: Häfele, Rometal e Duratex. Confira os vídeos abaixo:

marcenaria

marcenaria

marcenaria

Quer continuar por dentro dos principais eventos moveleiros? Então confira nosso post sobre uma das principais feiras de marcenaria do mundo.

Closeup portrait of strong male hands shaving piece of wood with plane tool in carpenters workshop making furniture

O que fazer com os retalhos de MDF que sobram dos projetos

Se existe um fato que é unanimidade quando falamos com quem é dono do próprio negócio é a constante procura por novidades e soluções que possam otimizar processos e aumentar as vendas da empresa. E nas marcenarias isso não é diferente, não é mesmo?

Com o aumento do número de empresas do mesmo segmento, é essencial estar em constante aperfeiçoamento e buscando sempre novas formas de produzir e vender os móveis que você e sua equipe produzem. Se você procurar no mercado, não faltarão opções de novas ferramentas, materiais, produtos ou, até mesmo, de novos modelos de mobiliários que irão te auxiliar a criar móveis diferenciados em relação aos seus concorrentes.

Mas, e se te falarmos que não é preciso ir tão longe para encontrar novas possibilidades e soluções que podem influenciar a maneira com que você produz seus móveis e, ainda, aumentar suas vendas? Você já pensou que aquele pedaço de MDF que sobrou de algum projeto pode se tornar parte de outro ou, até mesmo, um novo móvel? Você poderá aproveitar em 100% os materiais comprados para produção, resultando em economia e sustentabilidade para o seu negócio.

Continue lendo este texto para saber o que você pode fazer com os retalhos de MDF que sobram dos projetos.

Crie parcerias com outras empresas

Sabe aquela feirinha ou aquela loja de artesanato perto da sua casa ou da sua marcenaria? Você já pensou que o que sobra na sua empresa pode se tornar a matéria-prima para a fabricação dos produtos que eles vendem?

Portanto, reserve um dia na sua agenda para visitar estes locais e oferecer os pedaços de MDF que sobram da sua produção. Você pode propor preços diferenciados para venda, assim como já combinar com que frequência você fará as entregas e como você poderá fazer isso.

Esta é uma forma de utilizar toda a matéria-prima que você adquiriu e ainda conseguir de volta parte do seu investimento, além de auxiliar e criar contato com outras pessoas e negócios.

O que pode ser criado

Na marcenaria podem ser criados diversos modelos de mobiliários com retalhos de MDF, confira algumas ideias.

Pequenos, grandes, quadrados ou retangulares, são variados os tamanhos e formatos dos retalhos de MDF que você pode encontrar. Mas, para criar um novo móvel é interessante que você encontre retalhos que se pareçam entre si. Para fabricar uma base de mesa, por exemplo, você pode utilizar pedaços em formatos de quadrados ou retangulares – você precisará somente colar cada pedaço, um em cima do outro.

Outras opções para desenvolvimento de projetos e fabricação são os bancos mais baixos (banquetas), que você pode reutilizar os retalhos até mesmo em cores diferentes; as  cabeceiras de camas, que podem ser feitas com os pedaços em formatos mais compridos e retangulares, que vão do chão até a uma altura adequada acima da cama; painéis para paredes e para televisões; aparadores de mesa; móveis para ficarem ao lado do sofá, como apoiadores de objetos, como copos e controles remotos; prateleiras para livros na sala; e nichos de paredes.

Leia também:

Utiliza o plano de corte

Se o seu objetivo for reaproveitar toda a matéria-prima no seu próprio local de trabalho, comece com o não desperdício de tudo o que você produz. Atualmente, existem ferramentas que podem te auxiliar neste processo: você pode utilizar um software específico que ajuda a otimizar o uso da chapa, que é chamado de plano de corte. Ele te ajuda a manter um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, sem tantos resíduos, além de reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de MDF.

Opções não faltam, não é mesmo? Veja como você pode vender os móveis produzidos na sua marcenaria por meio de uma nova tendência de mercado: as lojas comerciais.


Confira neste e-book técnicas para estruturar sua empresa, mudanças na legislação trabalhista e como ser um ótimo líder para a sua equipe.

como-montar-uma-equipe-de-sucesso

Luxury store interior design art deco style with hints of Contemporary. Interior white store with lots of shelves. Shop for the sale of bags on the shelves of handbags. 3D render.

A tendência dos móveis planejados em lojas comerciais

Você é um marceneiro que possui seu próprio negócio há bastante tempo ou atua como funcionário em uma empresa de móveis planejados? Se sim, você já deve ter percebido o quanto o mercado da marcenaria mudou ao longo dos anos. Novas maneiras de se trabalhar foram surgindo, novos materiais, novas ferramentas e máquinas, novas tecnologias, novas formas de aperfeiçoamento, e muitas outras novidades foram fazendo parte da realidade de quem trabalha com móveis sob medida, não é mesmo?

Esta evolução e mudança constante do mercado faz com que haja uma necessidade para que os profissionais e donos de empresas estejam sempre por dentro de todas as novidades e tendências. E quando o assunto é marcenaria, opções não faltam! Atualmente, um outro nicho de mercado se abriu para as marcenarias: a venda de produtos em lojas comerciais. Quer saber mais sobre esta tendência? Continue lendo este texto!

Modernização do negócio

Se adequar ao mercado e as necessidades dos consumidores significa uma modernização do seu negócio. Isto demonstra, tanto aos seus clientes como aos seus concorrentes, que o seu negócio está buscando formas de aperfeiçoar suas entregas e buscar melhores resultados.

Expansão de mercado

Ter os seus móveis sendo comercializados em lojas comerciais faz com que seus produtos sejam comprados por um público diferente do que o “normal” – aquele que já é de costume você encontrar. Desta forma, o alcance do seu trabalho irá aumentar, já que seus móveis estarão expostos em diversas lojas, e, consequentemente, a quantidade de clientes e o faturamento da sua marcenaria.

Leia também:

Novos canais e opções de pagamento

Se você já pensou em disponibilizar seus móveis para compra em outros canais, como em sites, por exemplo, então ter seus produtos sendo vendidos em lojas comerciais pode ser o caminho. Além de ser mais um canal de venda – tendência que, atualmente, atrai muitos consumidores – os sites, ou o simples fato de ter seu mobiliário exposto em uma loja, te possibilita a oferta de novas formas de pagamento. Seu consumidor encontrará facilidade e praticidade e você encontrará uma forma de crescimento para o seu negócio.

Demanda em larga escala

Este tipo de comércio demanda um estilo de trabalho diferente ao que você está acostumado. Os consumidores querem ir as lojas, escolher o seu móvel, fazer a compra e já instala-lo em seu ambiente em poucos dias – isso quando o pedido não é para o mesmo dia. Eles querem o que chamamos de “móvel a pronta entrega”. Portanto, você precisa adaptar sua marcenaria, assim como seu processo de trabalho, para realizar uma produção em larga escala e atender todas as demandas e necessidades da loja.

Leia também:

Compra pelo toque

Poder ver o móvel pronto no momento da compra pode ser uma forma de atrair outros consumidores. Muitas pessoas preferem sentir o material, olhar os detalhes, o acabamento e outras características, antes de efetuar uma compra. Portanto, esta é uma forma de conquistar aqueles clientes que, comumente, não procurariam uma marcenaria para adquirir seus mobiliários.

E já que estamos falando sobre tendências, que tal saber mais sobre a madeira de demolição e suas características de utilização?


Você já conhece o Guia do Marceneiro Inovador? Neste e-book você encontra dicas para melhorar sua produção, ferramentas necessárias e cuidados que você precisa ter para garantir vida longa à sua marcenaria.

marcenaria

 

 


 

Top view of workplace with documents and laptop. Concepts for searching professional staff, analyzing resume, recruitment, human resources management, work of hr. Vector illustration.

Os 3 melhores sites para encontrar funcionários qualificados para sua marcenaria

Você está abrindo sua marcenaria ou, então, expandindo seu negócio? Seja sua resposta qualquer uma destas duas opções, com certeza você deve ter percebido que para atingir seus objetivos é necessário passar por diversas fases e realizar vários processos que, por muitas vezes, não são tão próximos das tarefas que você realiza no seu dia a dia.

Algumas dessas ações contemplam assuntos mais administrativos, como a escolha do seu local de trabalho, ou mais técnicos, como a compra de matéria-prima para a fabricação dos seus móveis. Mas, existe um processo considerado essencial para que sua marcenaria seja um sucesso e conquiste cada vez mais clientes: a contratação de profissionais qualificados para a sua equipe.

Você está precisando de uma ajuda neste quesito? Que tal poder encontrar os melhores profissionais do mercado, a partir de uma simples busca em sites da internet? Confira quais são os melhores sites disponíveis e comece já a sua procura por um bom marceneiro.

Indeed

Este site é a principal fonte externa de contratações de milhares de empresas e conta com a visita de 200 milhões de pessoas todos os meses. Atualmente, ele possui um banco de talentos com mais de 70 milhões de currículos, com profissionais de todos os setores e locais.

Na plataforma, é possível anunciar as vagas do seu negócio de forma online, desta forma, os candidatos que utilizam o computador para fazer suas buscas, assim como os celulares, poderão ter acesso as vagas disponíveis na sua marcenaria. Além disso, por meio das “Vagas Patrocinadas” é possível alcançar mais candidatos qualificados, já que estas vagas permanecem destacadas nos resultados de busca relevantes.

No Indeed, você pode anunciar suas vagas gratuitamente, porém, também existem planos pagos, que abrangem uma maior quantidade de benefícios.

Trabalha Brasil

Este site é considerado o maior portal de empregos do país. São 11 milhões de currículos na base e 5 milhões de visitantes por mês.

O Trabalha Brasil é um classificado online de vagas que promove o contato direto entre quem está procurando emprego e quem está contratando. A facilidade para as empresas é que esta é uma plataforma sem burocracia, onde é possível cadastrar e administrar seus anúncios de emprego. Você receberá, diretamente no seu e-mail, o currículo dos candidatos interessados na sua vaga.

Aqui você pode anunciar sua vaga gratuitamente.

Catho

Já muito conhecida pelas empresas e pelos profissionais que estão em busca de uma recolocação ou do primeiro emprego, a Catho é pioneira no segmento e funciona como um classificado online de currículos e vagas com diversas ferramentas e soluções de recrutamento. O site possui mais de 7 milhões de currículos cadastrados, sendo 4 mil novos currículos por dia.

Para as empresas que estão contratando, a Catho possui uma série de soluções que trazem agilidade e assertividade durante a contratação, como: a possibilidade de encontrar profissionais por região, o recebimento de currículos mais compatíveis com o perfil de profissional que você procura, a comparação de salários com empresas concorrentes, a média salarial por cidade, estado e região, entre outros benefícios.

Aqui você pode anunciar sua vaga gratuitamente.

Você já conhece os melhores sites para encontrar funcionários qualificados para sua marcenaria. Agora, está na hora de conhecer qual é a melhor operadora de cartão de crédito para o seu negócio.

 

Os impactos do resultado das eleições na economia

Desde que 2018 começou, um assunto em específico tinha tomado conta das conversas entre amigos e colegas de trabalho e, até mesmo, dos almoços em família dos brasileiros. E este assunto era a política! O questionamento muito presente era quem seria o próximo presidente do Brasil nos próximos quatro anos, após tantas notícias de escândalos e corrupção.

Os meses foram passando e o tema, a cada dia que passava, começava a ganhar mais força. O assunto, que antes abrangia diversos aspectos políticos, começou a girar em torno de dois candidatos: Fernando Haddad, do PT, e Jair Bolsonaro, do PSL.

Durante a corrida presidencial muitos questionamentos e reinvindicações foram feitas pela população brasileira, como a melhora dos serviços públicos de saúde, educação e segurança, mas, quase como uma unanimidade, a pergunta que não queria calar era: o que será da economia brasileira para o próximo ano? As coisas irão melhorar?

Após todo o processo eleitoral e a vitória de Jair Bolsonaro, algumas previsões começaram a ser feitas. Continue lendo este texto para conhecer os impactos do resultado das eleições na economia brasileira.

Crescimento da economia e do PIB

Especialistas já afirmaram que, caso a reforma da Previdência seja aprovada e aconteça a formalização, em lei, da independência do Banco Central (BC) ainda neste ano, a economia do Brasil poderá crescer até 3,5% no próximo ano.

Além disso, caso estas mudanças aconteçam, juntamente com a economia, o Produto Interno Bruto (PIB) do país – que mede quanto, do total produzido, “cabe” a cada brasileiro se todos tivessem partes iguais – também pode crescer. Especialistas afirmam que este aumento está em torno de 2% e 2,5%.

Leia também:

· Por que, mais do que nunca, a marcenaria precisa apresentar qualidade

Retomada do agronegócio

Mesmo com o cenário político instável e incertezas na economia durante os últimos anos, profissionais do setor agrícola afirmaram que a venda de máquinas e soluções agrícolas foram impulsionadas e representaram um crescimento se comparadas com ano passado. Para o próximo ano, após este processo de transição entre os governos, este cenário promete continuar em crescimento: pesquisas de hábitos do produtor rural afirmam que 34,14% dos produtores pretendem adquirir novos maquinários. Mas, e você deve estar pensando: “qual a relação entres estes fatos?”.

O crescimento da compra de equipamentos faz com que sejam produzidos mais insumos, como soja e café, por exemplo. Este crescimento de produção favorece a venda dos produtos, tanto internamente como externamente. Este fato também acontece da mesma forma com as indústrias: o aumento da fabricação de maquinários gera uma possibilidade de crescimento na exportação. Estes dois fatos combinados e o aumento do poder de compra influenciam a economia do país como um todo.

Leia também

· Como o setor moveleiro contribui para a economia brasileira

O valor do dólar pode baixar

Após o segundo turno das eleições com a vitória de Bolsonaro e, consequentemente, uma definição do futuro político brasileiro, foram percebidas oscilações e diminuições no valor do dólar. Portanto, mesmo que não seja possível confirmar, existe uma possibilidade que, para o próximo ano, o valor da moeda comece a diminuir.

Com o dólar mais baixo e sem enfrentar mais oscilações de valores, haverá um equilíbrio nas importações e exportações de produtos e mercadorias, fato que faz a economia “girar”. Se o dólar se manter alto para o próximo ano ou muito baixo, haverá uma falta de equilíbrio nestes dois setores e que podem impactar diretamente a economia brasileira.

Você já sabe um cenário de eleições e política pode influenciar a economia de um país, que tal, agora, saber como o setor moveleiro pode contribuir nesta questão? Clique aqui e confira.

saiba-como-utilizar-mdf-estampado-na-fabricacao-dos-moveis-gmad

Saiba como utilizar o MDF estampado na fabricação dos móveis

Você e sua equipe de marceneiros, com certeza, já utiliza o MDF nos projetos dos seus clientes, não é mesmo? E você já pensou em utilizar este material de outras formas? Mas, não estamos falando dos mobiliários com cantos arredondados ou dos móveis com diferentes acabamentos e cores que você deve estar pensando.

Conforme já falamos aqui no blog da GMAD, o MDF é um material muito utilizado nas marcenarias por apresentar diversos benefícios e funcionalidades ao projetos desenvolvidos para os ambientes. Ele tem a característica de ser plano, uniforme e denso, além de ser a escolha certa para móveis com design arrojado – muito utilizados na decoração contemporânea e muito solicitados pelos consumidores.

Estes são alguns dos pontos positivos – e já conhecidos pelos profissionais – que fazem do MDF um material muito requisitado nos projetos das marcenarias. Mas, você sabia que além das inovações com diferentes pinturas ou vernizes, ou do desenvolvimento de móveis em diferentes formatos, é possível mudar a cara de qualquer ambiente com uma “simples” intervenção neste material?

Continue lendo este texto para conferir como utilizar o MDF estampado na fabricação dos móveis.

marcenaria

Escolha o ambiente e o móvel

Desenvolver um móvel estampado não é para qualquer ambiente. Portanto, antes de tudo, é fundamental analisar o projeto do espaço como um todo e em qual local este mobiliário será colocado e para qual finalidade ele será utilizado.

Além disso, comumente, o MDF é utilizado na fabricação de mesas, mesas de centro, prateleiras, gavetas. Aproveite que estes móveis já são conhecidos por serem fabricados com o MDF e inove: proponha combinações de estampas mais tradicionais em móveis com design mais contemporâneo, por exemplo, ou faça combinações com outros elementos de decoração do ambiente, como uma prateleira com vasos e plantas.

Exemplos de móveis

Sabe aquela parede branca e vazia no projeto do seu cliente? Que tal sugerir prateleiras ou nichos em diferentes formatos e tamanhos, forrados com estampas coloridas ou com padrões geométricos, por exemplo?

Além disso, você pode sugerir também divisórias de ambientes ou, até mesmo, vasos de plantas e flores com estampas para compor espaços sem precisar, necessariamente, desenvolver grandes mobiliários para dar uma nova cara ao espaço. Outra possibilidade é pegar aquele móvel mais antigo do seu cliente e reforma-lo, somente aplicando uma nova cobertura – caso não sejam necessárias reformas maiores.

Leia também:

·  A tendência dos vidros nos móveis

Escolha o material para estampar

Quando pensamos em móveis estampados é inevitável não pensar em tecidos para essa finalidade. Para isso, você não precisará de muito e por meio de processos rápidos e fáceis você conseguirá modificar um móvel e todo o ambiente. Existe uma grande variedade de estampas disponíveis, desde as mais florais, lisas, até as com padrões geométricos que você pode utilizar para compor o seu espaço.

Não esqueça de instruir o seu cliente sobre as melhores formas para realizar a limpeza do móvel estampado, pois ,dependendo do produto utilizado, o material pode ser danificado. Aspiradores de pó e um pano úmido já são ótimas opções.

O que achou das nossas dicas para inovar na utilização do MDF no seu projeto? Clique aqui para saber como é possível trazer cores vivas para os ambientes dos seus clientes.

GMAD

A tendência dos vidros nos móveis

Se você tem o seu próprio negócio, deve saber que é necessário estar sempre em constante mudança e buscando novas formas de atualização, trazendo novidades e as melhores soluções para os projetos dos seus clientes. E, para isso, estar de olho nas novas tendências é parte fundamental deste processo!

Sair da zona de conforto e buscar elementos que possam dar aquele “toque especial” aos mobiliários comumente desenvolvidos pode ser a chave do seu sucesso e do crescimento da quantidade de clientes da sua marcenaria.

Continue lendo este texto para saber um pouco mais sobre a tendência dos vidros nos móveis, material que está sendo muito utilizado em projetos de móveis sob medida.

Tipos

Se você está pensando em utilizar vidro nos seus móveis, antes de tudo, é necessário pensar em qual tipo escolher. Para cada necessidade e para cada mobiliário existe um material adequado.

Se você está pensando em segurança, ou seja, em um material que seja mais resistente, para ser usado em mesas ou prateleiras, por exemplo, você deve escolher entre os vidros temperados, laminados ou aramados. Caso você queira uma opção com textura, que proporcione vários efeitos decorativos combinados com privacidade e conforto, como o efeito jateado, você deve escolher pelo vidro impresso ou, como também é conhecido, o vidro fantasia.

Já se você procura estética e cores, o vidro ideal para o seu mobiliário é o acidado. Ele pode ter opacidade total, com ou sem adição de cores, além de ter a possibilidade de ser curvado, bisotado ou temperado. Seguindo esta mesma linha, o vidro serigrafado permite a aplicação de uma imagem no vidro, que pode ser um desenho com detalhes e formas variadas ou uma cor chapada.

Leia também:

Vantagens

Ao optar pelo vidro no seu móvel, além de trazer sofisticação e modernidade, você vai levar praticidade e facilidade para o seu cliente. O vidro é um material de fácil limpeza e que apresenta grande durabilidade – dependendo do tipo o qual você escolher.

Além disso, ele apresenta algumas outras vantagens, como tornar os ambientes mais claros, proporcionando maior luminosidade; oferecer a sensação de amplitude no espaço; ser resistente ao bolor; evitar infiltrações; e exercer o papel de isolador acústico.

Onde e como utilizar

O vidro é um material muito versátil, portanto, não existem muitas regras de onde você pode coloca-lo no projeto do seu cliente. É necessário somente estar atento aos riscos – já que este é um material passível de acidentes – e quais as finalidades do seu móvel: atente-se à variedade de tipos de vidros e para quais objetivos eles são destinados; às quinas; e se ele será utilizado para suportar choques e grandes quantidades de pesos; além de outras questões.

Mas, para você se inspirar, aqui vão algumas dicas de móveis que são tendência quando o assunto é a utilização de vidros: escrivaninhas para escritórios em casa; mesa de centro da sala; aparadores de mesa, para a colocação dos alimentos durante as refeições; armários para closet; proteção para lareira; nichos para a colocação de objetos decorativos na sala; estantes; prateleiras; móveis de cozinha; e mil e outras possibilidades.

Clique aqui para conferir mais detalhes sobre uma outra tendência de decoração: a natureza dentro de casa.

voce-sabe-qual-e-uma-das-maiores-feiras-de-marcenaria-do-mundo

Você sabe qual é uma das principais feiras de marcenaria do mundo?

Realizada a cada dois anos no Georgia World Congress Center, em Atlanta, nos Estados Unidos, a International Woodworking Fair (em português: Feira Internacional da Marcenaria) está entre os principais eventos de marcenaria do mundo. Para que você possa imaginar, em 2016*, a IWF, pelo terceiro ano consecutivo, cresceu tanto em números de expositores como de visitantes, totalizando a participação de 27.260 pessoas.

O evento oferece inovação, momentos de aprendizado, soluções em marcenaria, networking e diversas oportunidades para que os profissionais possam alavancar seus negócios. Independentemente do tamanho da empresa dos visitantes, a International Woodworking Fair é reconhecida como o melhor lugar para encontrar produtos, descobrir novas ideias, ampliar a rede de contatos com colegas da área e para aprender com aqueles que já desenvolveram e encontraram soluções para seus negócios.

Na feira, é possível encontrar desde matérias-primas, suprimentos e acessórios de acabamento até o hardware de máquinas para processamento de madeira e material. Os visitantes também podem conhecer os mais novos produtos, tendências e soluções para as indústrias de processamento de madeira, plástico e outros materiais relacionados.

Quais são as atrações?

Durante os dias de feira, além de visitar os pavilhões em si, é possível participar de premiações que destacam empresas que inovaram no desenvolvimento de produtos, serviços ou técnicas de fabricação em marcenaria; visitar galerias com peças de mobiliários projetados por estudantes de universidades dos Estados Unidos; conhecer e visualizar uma vitrine com os mais recentes produtos e linhas de máquinas; e participar das Conferências de Educação, onde os profissionais da indústria encontram as oportunidades educacionais que podem ser aplicadas em suas empresas com o objetivo de melhorar os produtos, trabalhar com mais eficiência, expandir para novos mercados e, finalmente, se tornar mais lucrativos.

como-montar-uma-equipe-de-sucesso

Por que participar da International Woodworking Fair?

No meio do empreendedorismo, todos procuramos por uma ideia ou uma solução que melhorará nossos negócios, não é mesmo? A IWF não é apenas uma oportunidade para que os profissionais vejam o futuro da tecnologia, aprendam com os líderes e tenham contato com a inovação. A feira também é uma oportunidade para que a sua empresa conquiste novos negócios a partir do contato com pessoas de diferentes lugares do mundo.

  • A IWF é a maior vitrine de máquinas, materiais, suprimentos e serviços no Hemisfério Ocidental para marcenaria e indústrias relacionadas;
  • A IWF tem o que há de novo e o que está por vir com relação a tecnologia para o setor;
  • Milhares de novos produtos são exibidos pelos maiores fabricantes mundiais de máquinas, suprimentos e serviços;
  • Todos os produtos e as inovações mais recentes em manufatura e processamento de materiais estão na IWF;
  • Os participantes podem ver demonstrações ao vivo dos produtos;
  • Conhecer pessoalmente outras pessoas do setor e trocar ideias que ajudarão o seu negócio e sua carreira a crescer;
  • Aprender novos métodos e respostas para os desafios de fabricação de líderes do setor em sessões educacionais e padrões e regulamentações do setor, técnicas de fabricação, estratégias de produção, gerenciamento, desenvolvimento de negócios e marketing comercial.

A próxima edição da International Woodworking Fair será realizada de 26 a 29 de agosto de 2020, no Georgia World Congress Center, em Atlanta (GA). Clique aqui para saber mais!

Quer saber quais são as 6 características de uma marcenaria competitiva? Clique aqui.

*Ainda não foram divulgados os dados da feira realizada de 22 a 25 de agosto deste ano.

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale?

O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. Algo que parecia faltar no mundo do futebol, principalmente no Operário Ferroviário Futebol Clube, time da cidade de Ponta Grossa/PR.

Paulo comenta “Muita gente com boa vontade envolveu-se com o time e tentou mantê-lo para o orgulho da cidade. Muita paixão, poucos resultados”.

E foi em 2014, cara a cara com a possibilidade de dissolução desse time, que convidaram o empresário José Álvaro Goes Filho para essa empreitada: empresário bem sucedido, fundador do grupo líder de mercado GMAD, conhecedor de futebol e com excelente reputação. Com certa insistência o convenceram, muito porque já nutria uma vontade de retribuir à cidade tudo que ela já o havia dado.

Uma aposta que deu certo

Com uma ascensão meteórica, todos os envolvidos são unânimes em atribuir ao líder – e seu entendimento de que o Operário, sua estrutura e equipe deveriam trabalhar como um negócio – o sucesso desse time que em 4 anos alcançou resultados inimagináveis, até para a dupla Jocelito e Paulo. Jocelito, por exemplo, apresentador e radialista, sonhava em ver o time nos trilhos, tocado por gente de confiança e da cidade.E foram muito além.

Paulo comenta que com uma estratégia desenhada num planejamento de 3 anos, o primeiro passo foi reunir pessoas com crenças comuns em torno de uma mesma causa: levantar o Operário e dar esse orgulho para a cidade com um projeto ambicioso e liderados por alguém chancelado por sua história, negócios e credibilidade. Alianças. Alianças de pessoas orientadas para resultados criveis e com alta capacidade de trabalho.

Projetaram cenários, a estrutura de custo, levantaram necessidades a fim de garantir um controle sobre o fluxo financeiro, avaliaram equipe, separando o joio do trigo e estabeleceram onde queriam chegar, como e com quem. A partir dai distribuíram tarefas, reuniam-se semanalmente para os ajustes e dedicaram-se diariamente, acumulando funções com seus outros negócios.

Simples? De jeito nenhum. Salários baixos, pagamentos atrasados, sem um calendário para segurar os atletas e um centro de treinamento sem manutenção: total instabilidade. Primordial contar com financiadores até que os resultados viessem.

E assim, o grupo gestor arregaçou a manga, usando de suas relações para levantar patrocínios, entre outros apoios. Muitas ações de marketing foram direcionadas para a campanha sócio-torcedor também, que até aquele momento não havia vingado na história do clube. Zero sócio-torcedores, para os 6.000 atuais.

O início da mudança

Aqui o jogador e capitão do time pode nos ajudar a entender como esse fluxo financeiro foi fundamental.

Wellington Francisco da silva Souza, conhecido pela torcida como Chicão, foi atraído para essa equipe dada a nova gestão. “Aceitei o convite e cheguei 3 meses depois que a nova diretoria estava formada, em dezembro de 2014, porque me asseguraram que a gestão seria tal como uma empresa, até porque eram empresários sérios que haviam assumido o Clube. “isso pode ser transformador. E assim, fui mais um entre várias pessoas que acreditou e mergulhou para as mudanças”, reforça Chicão.

Um calendário além do estadual, num contrato mais longo e estável, permite ao jogador desempenhar com exclusividade a função.  Garantia de que o salário será pago e em dia, também traz tranquilidade, o que reflete na performance. “Eu vim por isso, mas fiquei ainda mais surpreso no dia a dia quando essa gestão ficou clara no senso de cooperação que se semeou, por meio de uma política muito transparente e inclusiva. Primeira coisa: todo mundo é igual e exerce papel importante nesse projeto. De repente, não havia espaço para disputas, egos e individualismo. Jogador não é melhor do que quem nos serve na cozinha do clube. E com todos partilhando o mesmo objetivo, foi possível formar uma equipe, alimentada regularmente por informações e impulsionada pela forma humanizada e transparente com que éramos tratados”, finaliza.

Um voto de confiança

Relação de confiança foi a base para atrair o técnico Gerson Gusmão para essa empreitada. “Eu já havia trabalhado no clube como auxiliar e também já havia sido convidado para técnico, mas foi quando percebi a visão de longo prazo do Álvaro, seu otimismo e fé no projeto, é que aceitei me juntar a eles. Sabia da fama do Álvaro em ser um empresário de sucesso, mas um tanto centralizador… Obviamente tive que apostar na construção dessa relação de confiança. Ele se envolve em tudo mesmo, desde a contratação, renovação, salários, até na resolução de problemas dos jogadores. Mas isso ocorre de um jeito bom, com muita escuta, respeito, confiança e assim, tenho espaço para mostrar as consequências de toda e qualquer mexida no time. Nos asseguramos sempre de um olhar para o conjunto, comprometido com a soma e combinação entre talentos, o que é raro no futebol brasileiro”.

“Muitas vezes fomos testados, até porque futebol é muito mais complexo do que a dinâmica de uma empresa: você pode fazer tudo certo e o resultado não vir. Mesmo assim, não fui trocado na primeira crise. Isso gerou em mim e toda a equipe, ainda mais confiança e compromisso para que o resultado venha”.

“Além de tudo isso, acho que o fato do líder viver nosso dia a dia, mudou tudo. Já viu um presidente que acompanha de perto os jogos? Na arquibancada? E que atende pessoalmente os jogadores? Ainda mais com a agenda lotada dele devido aos seus tantos negócios? Sabe tudo o que está acontecendo, conhece o potencial de cada um, Sabe quem tirar, quem manter, como fazer, como influenciar… vive o negócio”.

Ambiente adequado, integridade, relações de confiança, senso de cooperação, objetivo comum, fé e muita capacidade de trabalho resumem a receita desse sucesso do Operário. Receita essa que bem caracteriza a trajetória GMAD nos últimos 29 anos. E demonstra também o compromisso e paixão que transcende os negócios e alcançam todo o entorno.

As mudanças

Confira os resultados dessa liderança do Jose Alvaro Goes e sua equipe:

Em 4 anos De Para
Posição Operário Serie D sem títulos Serie B com titulo Paranaense
Engajamento De 0 socio torcedor Para 6.000 sócio torcedores
Calendário Participação somente no estadual Calendário Anual
Finanças A ponto de fechar Proximo do ponto de equilíbrio
Fonte de receitas Empresários próximos Sócio torcedor, patrocínios de grandes empresas como Arauco, GMAD, Sicredi, Proadec, FGV, Ljão do Keima, Mercado Moveis, Alegra, Pontarollo, Makita e Madero
Gestão Paixão por futebol Como empresa
Marca Um dos times mais antigos Referência pela trajetória e gestão profissional
Midia Apoio local Exposição nacional
Base de jogadores Sem Em formação pela Lei de incentivo ao esporte
Estrutura Sem manutenção Simples e adequada às necessidades
Gestão de pessoas Não havia Valorização da equipe e do papel de cada um
Relação com jogadores Distante e instável Próxima e de confiança
Relação com comunidade Descaso Motivo de orgulho
Relação com patrocinadores Forçada pela amizade Retorno do investimento
Gestão de crise Imediatista/buscando culpados Visão de londo prazo e confiança no potencial
Clima Pessimista Otimista

Ferramentas para a sua marcenaria com a qualidade e tecnologia Makita

ferramentas-para-sua-marcenaria-com-a-qualidade-e-tecnologia-makita

O processo de concepção, desenvolvimento e finalização de qualquer projeto de móveis sob medida pode parecer fácil para muitas pessoas, não é mesmo? Mas, somente os profissionais da marcenaria sabem o quanto é necessário poder contar com ferramentas e equipamentos que facilitem o dia a dia, que atendam as suas necessidades e que, no final, contribuam para o desenvolvimento de um mobiliário de qualidade. Para isso, é essencial que os profissionais da sua marcenaria tenham como instrumentos de trabalho as melhores opções e o que há de mais novo, tecnológico e de qualidade no mercado.

Neste post, você irá conhecer quatro produtos oferecidos pela Makita, uma empresa que fabrica ferramentas a bateria, elétrica e a combustão que atendem a diversas áreas. Seus produtos são reconhecidos pela qualidade e tecnologia, e, ainda, pelo comprometimento com a proteção ao meio ambiente e na prevenção e redução de itens que não geram impacto ambiental.

Continue lendo e confira!

Tupia – modelo DRT50Z

marcenaria

O que seria de um móvel sem um acabamento perfeito? Nada, certo? O processo de finalização do mobiliário é parte fundamental para garantir a qualidade dos seus projetos e, para isso, nada melhor do que contar com um equipamento “a altura”.

A Tupia Makita – equipamento cujo objetivo é dar acabamento aos móveis – tem a velocidade variável e o controle desta opção é feito eletronicamente; possui partida suave; e é adaptável à aspiradores/coletores de pó. As rotações por minuto estão entre 10.000 e 30.000, e o corte com ranhuras em MDF é de 4.5m/s². Este equipamento, que pesa somente 2,1kg, já vem acompanhado da base padrão e é recomendado para quem já possui a bateria da linha 18V LXT.

Serra Circular de Trilho – modelo DSP600Z

marcenaria

Se você precisa de um equipamento para realizar cortes retos em madeira ou em outros materiais, como o acrílico, você precisa adquirir a Serra Circular de Trilho da Makita.

Você terá o dobro de desempenho operacional com a tecnologia 18V + 18V, alta capacidade de corte, maior precisão e acabamento, velocidade variável, partida suave e freio instantâneo. O diâmetro do disco é de 165mm, suas rotações por minuto variam entre 2.500 e 6.300 e este equipamento vem acompanhado da chave allen e disco TCT.

Combo de Ferramentas – modelo CLX202SAX

marcenaria

Marceneiro que é marceneiro precisa estar sempre preparado para auxiliar seu cliente em alguma visita rápida e, para isso, precisa contar com equipamentos práticos e fáceis de serem deslocados.

A Makita oferece o Combo de Ferramentas que inclui parafusadeira/furadeira e parafusadeira de impacto, que vêm acompanhadas por duas baterias 12V CXT, carregador e maleta metálica. A parafusadeira/furadeira possui capacidade de 10mm para aço, 21mm para madeira e 8mm para concreto, e a emissão de vibrações é de 8m/s². Já a parafusadeira de impacto possui rotações por minuto de 0 a 2.600 e impactos de 0 a 3.500 por minuto. Seu peso é somente de 1kg e sua bateria é de 12V.

Pinador a Bateria – modelo DBN500RFE

marcenaria

Se você precisa complementar a linha de equipamentos e ferramentas da sua marcenaria, na Makita você também pode contar o Pinador a Bateria. Ele possui interruptor para uso contínuo ou intermitente, ajuste de profundidade do pino (que tem comprimento de 15 a 50mm), capacidade para 100 pinos e que vem acompanhado por duas baterias 18V 3.0 Ah, carregador e maleta.

Falamos neste post sobre como é importante contar com boas ferramentas na sua marcenaria para que, cada vez mais, você possa entregar mobiliários de alto padrão. Clique aqui para saber porque, mais do que nunca, a marcenaria precisa apresentar qualidade.

Leia também

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.