Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madcompen
(42) 3220-6600

Blog Dicas

saiba-porque-madeira-de-demolicao-virou-tendencia-na-decoracao

Saiba porque madeira de demolição virou tendência na decoração

Atualmente, muito tem se falado sobre conscientização e sustentabilidade. Sobre como precisamos optar por produtos, materiais ou serviços que não poluam a natureza e que possam ser reutilizados, principalmente.

Mas não é só de carros híbridos, separação de lixo ou de economia de energia e água que esta tal de sustentabilidade se resume. No ramo dos móveis e da decoração isto também está presente.

A utilização de materiais sustentáveis para a fabricação de móveis, além de ser benéfico para o meio ambiente, virou uma tendência em decoração.

Um dos materiais mais utilizados é a madeira de demolição, por ser uma opção que consegue modificar qualquer ambiente sem precisar de muitas intervenções. Quer saber um pouco mais sobre este tipo material e algumas de suas características? Então continue com a gente e leia o texto abaixo!

Sobre a madeira de demolição

Como o próprio nome já diz, esta é uma madeira proveniente de antigas construções que foram reformadas ou demolidas, e retirada para ser reutilizada. Para que possa ser usada para o desenvolvimento de móveis, ela é trabalhada e escovada com equipamentos especiais e, depois, podem ser passados produtos para sua finalização.

Entre uma de suas vantagens está sua resistência a cupins e intempéries, porém, o seu preço pode ser um pouco mais “salgado” que outros materiais.

Confira abaixo suas três principais características:

marcenaria

Possui diferentes opções

Ao desenvolver o projeto do seu cliente utilizando a madeira de demolição, você pode optar pelas seguintes opções, todas de materiais nobres: pinho de riga, perobinha do campo, peroba rosa, cerejeira e braúna.

A mais comercializada é a peroba rosa, proveniente da região sul do país, onde se fazia o uso na estruturação quanto no revestimento e fechamento de paredes internas e externas de construções.

Além disso, existem também as dormentes e as cruzetas de madeira, confeccionadas com madeira de lei, peroba, ipê, jacarandá, carvalho, angelim, entre outras.

É muito versátil

Este é um produto que você, como marceneiro, tem um leque de possibilidades de utilização. A madeira de demolição pode ser aplicada tanto em áreas internas como externas de ambientes residenciais ou corporativos, para a criação de portas, deques, janelas, mesas, cadeiras, pisos e móveis.

Além disso, você pode combinar sua utilização com outros materiais, como aço inox, alumínio, ferro, vidro, pedra e tecido. O resultado será um efeito rústico e marcante ao local!

Exige cuidado

Se a madeira comum quando utilizada para a fabricação de móveis já exige um cuidado, com esta não poderia ser diferente! Por ser um material que já foi utilizado e ter a característica de “quando mais velho, melhor”, é necessário que antes da utilização alguns passos sejam seguidos.

Se você for fazer o restauro de uma madeira de demolição, você precisará fazer uma limpeza com máquinas de água de alta pressão – substâncias corrosivas podem danificar o material -, depois de seca ela precisa ser aplainada para ficar com a mesma espessura, para daí então ser cortada da forma como planejado.

Para proteção posterior da madeira, indica-se uma resina à base de água ou uma versão fosca para não alterar o aspecto natural da madeira. Tudo depende do efeito desejado e planejado!

Utilizar a madeira de demolição nos seus projetos pode ser uma boa forma de contribuir com o meio ambiente e, ainda, uma maneira de oferecer novas opções de decoração para os seus clientes, aliando refinamento e sustentabilidade.

Clique aqui para conhecer três tendências em soluções para madeiras.

Leia também

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.