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5 dicas para aumentar a eficiência das vendas

Tão importante quanto ser um marceneiro de mão cheia é ter uma equipe comercial competente. Afinal, de nada adianta sua marcenaria projetar e executar ambientes belos e funcionais se a empresa não tiver clientes. E, nesse setor, ainda há mais um agravante: o mercado fica realmente aquecido apenas em alguns meses, entre agosto e novembro, esfriando no restante do ano.

Para não sofrer com os efeitos da sazonalidade, é preciso aumentar eficiência das vendas. Em outras palavras, o comercial da usa marcenaria deve saber como prospectar novos clientes em vez de esperar que eles apareçam apenas por indicação. Acompanhe este post e descubra como!

1. Conheça o fluxo de vendas

O primeiro passo para aumentar a eficiência das vendas é saber como o cliente se comporta durante suas compras. Ele passa por 3 etapas:

Identificação do problema

Nessa etapa, o cliente reconhece que tem um problema e precisa saná-lo. Isso pode ser um processo simples, como verificar que o armário da cozinha quebrou, ou algo mais complexo. No segundo caso, cabe ao vendedor mostrar essa necessidade ao consumidor.

Busca por soluções

Uma vez que a pessoa reconhece que tem um problema, ela começa a buscar as soluções. O vendedor se torna mais presente, auxiliando a encontrar a melhor forma de resolvê-lo. Nesse momento vale apresentar o produto e explicar porque ele é a escolha correta.

Decisão de compra

Munido de todas as informações de que precisa, o cliente parte para a decisão de compra. O importante nessa fase é transmitir confiança a ele, garantindo que ele não se arrependerá de escolher a sua marcenaria.

2. Saiba mostrar o valor

Uma vez que sua equipe comercial conhece o fluxo de vendas, é preciso saber convencer o consumidor. Para isso, mostrar o valor do produto é fundamental. E estamos falando em dinheiro, mas apresentar as razões pelas quais o investimento é válido.

Esteja sempre em contato com o cliente, mas sem ser incisivo. Apresenta todas as informações acerca do projeto, tire todas as dúvidas que surgirem no meio do caminho. Para fechar um contrato, é primordial que as pessoas saibam qual o valor do seu serviço e porque sua marcenaria é a melhor alternativa.

3. Tenha paciência

Lembre-se de que não estamos falando da compra de uma blusa. Móveis sob medida, além terem um valor considerável, são itens que vão durar pelo menos 10 anos. É normal que as pessoas fiquem indecisas e cautelosas antes de fechar um contrato. Portanto tenha paciência, ser acolhedor e criar uma conexão com os clientes. Mostre-se mais preocupado em resolver o problema do consumidor do que com o lucro obtido com isso.

4. Capacite sua equipe

Os vendedores devem ser bem treinados para exercer a função. Quando estamos falando sobre eficiência das vendas, é fundamental que os profissionais sejam proativos e que saibam prospectar clientes. Sendo assim, investir em capacitações específicas para a área é uma medida interessante.

O seu comercial também precisa estar sempre motivado e conectado com os outros setores da empresa. Faça reuniões com a equipe de vendas com frequência, acompanhe de perto o desempenho dela e, ao lado dos vendedores, trace um plano de ação.

5. Incentive a competitividade estratégica

Alguns vendedores se motivam vendo outros serem bem sucedidos. Eles querem saber o que o colega em destaque está fazendo e, assim, a eficiência de toda equipe aumenta. Por outro lado, muitas vezes os profissionais campeões em venda precisam se sentir “ameaçados” para não se acomodarem.

Incentivar essa dinâmica faz com que o setor comercial esteja sempre motivado, em busca de atingir e superar as metas. No entanto saiba dosar essa competitividade interna. Quando identificar que alguém equipe está com dificuldades, deixe claro que a equipe está disposta a ajudá-lo. É importante que todos saibam que, acima de tudo, formam um time.

Viu como não é difícil aumentar a eficiência das vendas? Coloque essas dicas em prática e você não vai demorar a perceber os resultados. Pode ser trabalhoso no começo, mas em pouco tempo essas práticas se tornam um hábito da equipe.

Agora que você já sabe como aumentar a eficiência das vendas, descubra porque fidelizar clientes para atrair novos!

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