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Man using calculator and calculate bills in home office.

Como saber se a minha marcenaria está em crescimento?

Se há algo em comum entre empresas de qualquer ramo é o desejo de expandir os negócios. Mas você sabe analisar se a sua marcenaria está em crescimento de verdade? Afinal, essa informação é mensurável e há uma série de indicadores que podem revelar se o seu empreendimento está crescendo.

Neste texto, vamos mostrar quais são esses números e como identificar os resultados reais da sua marcenaria. Acompanhe o texto e descubra como deixar a subjetividade de lado!

O que devo analisar?

Embora sua intuição e experiência no ramo seja muito relevante para o negócio, uma empresa que não possui indicadores acaba tomando suas decisões apenas com base na opinião e nos sentimentos dos gestores. E já que estamos falando em crescimento, é preciso levar em consideração fatores que vão além do ponto de vista das pessoas responsáveis.

Dois dos indicadores mais eficientes para isso são os de resultado e os de eficiência. Enquanto o primeiro apresenta dados como lucro, retorno sobre investimento e faturamento, o segundo traz informações como tempo de atendimento, prazo de entrega, eficiência da produção.

Entre os indicadores de eficiência, temos:

  • tempo gasto na elaboração de projetos e de orçamentos;
  • número de alterações solicitadas nos projetos;
  • número de alterações solicitadas durante a execução dos móveis;
  • prazo de entrega;
  • percentual de refações, quebras e materiais desperdiçados;
  • quantidade de chapas cortadas por mês.

Dos indicadores de resultados, podemos destacar:

  • receita média por cliente no ano;
  • quantidade de novos clientes conquistados por indicação;
  • número de contratos fechados em virtude de divulgação digital;
  • índice de satisfação dos clientes.

Quais desses indicadores são melhores para marcenaria?

A verdade é que quanto mais números você possuir, melhor. Mas há alguns que são mais eficientes para descobrir se a sua marcenaria está em crescimento.

Alcance de venda

Classificada como um indicador de eficiência, essa taxa representa quantas das suas prospecções de novos clientes podem se tornar proveitosas para sua marcenaria. Se o seu setor comercial faz 50 contatos ao longo do mês, por exemplo, e 10 solicitam orçamento, seu alcance de venda foi de 20%.

Com essas informações, você consegue analisar se a sua meta de vendas foi atingida, ultrapassada ou se ficou abaixo do esperado.

Conversão

Mais um indicador de eficiência, a taxa de conversão indica a quantidade de clientes prospectados que assinaram. Mantendo o exemplo acima, se a meta para conversão é de 20%, dos 10 consumidores que solicitaram orçamento, você deve fechar ao menos 2 em um mês.

Contratos assinados

Para analisar esse indicador de resultado, é preciso delimitar um período, pois ele indica quantos contratos foram assinados em determinado intervalo de tempo. No entanto, esse dado pode variar de acordo com o objetivo da sua marcenaria.

Talvez você queira focar em móveis de alto padrão, por exemplo. Nesse caso, você poderia analisar o valor total vendido no mês, em vez da quantidade de contratos assinados. O importante desse tipo de indicador é determinar um tempo para análise e, assim como para todos outros, traçar uma meta realista e tentar atingi-la. Se ela não for batida, é sinal de que o seu negócio não está expandindo como esperado e as estratégias precisam ser reavaliadas.

Como você pode perceber, para avaliar se a sua marcenaria está em crescimento, é preciso analisar uma série de números. Mas antes disso, você deve traçar objetivos. A intenção é fechar mais contratos? Você quer focar em projetos mais exclusivos e de maior valor? Ou fabricar móveis básicos para produção em larga escala?

Uma vez que você tem metas claras e realistas, acompanhe constantemente os indicadores sugeridos neste post e você poderá avaliar como está o desempenho da sua empresa.

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