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Guia de marketing digital para marcenarias

Foi-se o tempo em que para acessar a internet era preciso estar em frente ao computador. Hoje, para estar conectado, basta ter um celular ao alcance da mão. E nãoi é difícil perceber como a web se popularizou: em qualquer lugar que você vá, as pessoas estão presentes no mundo digital.

Essa facilidade de estar online também mudou bastante o comportamento do consumidor, que cada vez mais usa a internet para encontrar serviços e produtos, buscar referências e opiniões de outros usuários. E o que isso tem a ver com você, marceneiro? Tudo! Pois se você quer garantir sucesso e vida longa à sua marcenaria, é preciso se adequar a essa realidade e marcar presença na internet.

Se você acha que isso é muito complicado, não se preocupe! Neste post, vamos explicar os conhecimentos básicos que você precisa ter sobre marketing digital. Confira!

O que é marketing digital?

É uma extensão do marketing tradicional que envolve ações online. Ele envolve sites, blogs, redes sociais, aplicativos para smartphones, vídeos no YouTube, envio de e-mails e tudo o que se refere à comunicação online.

Diversas são suas vantagens em relação às estratégias offline. Por não necessitar impressões em papel, por exemplo, os processos envolvidos são mais rápidos. Seu sistema de acompanhamento de resultados é mais preciso, é possível fazer correções e ajustes em campanhas em andamento e é mais barato.

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Como ele funciona?

A melhor maneira de gerar resultados online é ter um site bem estruturado e responsivo (que se adéqua ao formado do aparelho usado para acessá-lo, como a tela do telefone). Apostar em perfis nas redes sociais, como Facebook e Instagram, também é importante.

Uma vez que você os tem, é preciso trazer visitantes (tráfego) para eles. Para isso, existem duas opções: tráfego orgânico e tráfego pago. O primeiro é aquele em que não é necessário nenhum pagamento. As pessoas vão chegar à página da sua marcenaria com uma busca no Google, por exemplo. Já o segundo necessita que você invista uma certa quantia em anúncios e posts, que serão impulsionados na rede e alcançarão mais pessoas do que o orgânico.

Agora que você já tem tráfego, ou seja, os usuários estão acessando seu site, é possível gerar conversões. Isso quer dizer que nesse momento, os visitantes serão convertidos em consumidores do seu serviço. Eles podem se tornar clientes fechando negócio com você na internet ou entrando em contato, visitando sua marcenaria e assinando o contrato pessoalmente. Por isso é imprescindível disponibilizar seu telefone e endereço.

E o marketing de conteúdo, o que é?

Talvez uma das vertentes mais interessantes das estratégias digitais, esse marketing é a criação de conteúdos (post de blogs, e-books, vídeos etc) que sejam úteis e relevantes para o usuário, levando-o a se interessar pela sua empresa.

Você pode, por exemplo, ter um blog que fale sobre as tendências de móveis residenciais, cores, texturas, acabamentos, projetos inovadores, quais itens devem ter mais atenção do cliente entre diversos outros assuntos sobre marcenaria. Desde que sejam interessantes para o seu público.

Para que servem as mídias pagas?

Como já citamos, o investimento na internet serve para impulsionar suas ações de marketing digital, atingindo mais pessoas e ficando menos dependente do tráfego orgânico. Elas permitem que você anuncie um blog ou site para um determinado número de pessoas, que são segmentadas de acordo com o seu interesse. É possível, por exemplo, definir a idade, o sexo, a escolaridade e a localidade dos usuários.

Assim, você ganha tempo e otimiza sua estratégia, atraindo mais visitantes para sua campanha em um intervalo menor. Você pode apostar em mídias pagas em diversos canais, sendo os de mais destaque o Facebook, o Instagram e o Google.

De que maneira posso usar as redes sociais?

As redes sociais são grandes aliadas do marketing digital. Com elas, você pode entender melhor o seu público, aumentar o número de visitantes do seu site, interagir e se aproximar dos seus seguidores e criar um canal de comunicação sincero e eficaz com seus clientes.

No entanto, é importante ter um bom planejamento para gerenciar os perfis. Lembre-se de que eles funcionam como vitrines, portanto não vá ficar postando opiniões políticas ou religiosas, por exemplo, que podem afastar o público.

Existem diversas redes sociais e cada uma delas pode contribuir de uma forma. Por isso busque entendê-las e verificar como elas podem contribuir com sua marcenaria.

O que é SEO?

Search Engine Optimization — ou Otimização para Motores de Busca, em tradução livre — é a otimização de um site para que fique mais fácil que as pessoas o encontrem quando buscam determinados assuntos na internet. Isso é possível por meio de um conjunto de técnicas que são aplicadas à maneira como você constrói o conteúdo da página.

Viu como não é tão difícil? Com este guia básico de marketing digital, você consegue elaborar uma estratégia de comunicação online para impulsionar sua marcenaria. E se você ainda tem dúvidas sobre a importância da web, continue no blog e confira como anda a sua presença digital!

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