Grupo GMAD
Você está em:
Loja Placas Uberaba
(34) 3326-5151

Blog Dicas

Architect and home interior decorator desktop with tools, laptop, wood swatches and home project draft top view, a meter is composing a house at center

5 capacitações para você e seus colaboradores

Em um mundo em constante transformação e em que as mudanças são cada vez mais rápidas, é inevitável buscar por aperfeiçoamento profissional. E você não é exceção à regra. De nada adianta ser um marceneiro de mão cheia se você não acompanha a evolução do setor, como tendência de padrões e materiais ou novos estilos de móveis.

Consciente disso, você decide escolher um curso, mas qual escolher? Se você também tem essa dúvida, acompanhe este post! Nele, selecionamos 5 capacitações que são interessantes para você e para seus colaboradores.

1. Móveis

Você sabe melhor do que ninguém que, normalmente, a profissão de marceneiro é passada de pai para filho. Então que tal profissionalizar sua atuação — ou de seus funcionários — com um curso que aborda toda a cadeia produtiva moveleira?

Com duração de 1 ano e meio, essa formação do Senai capacita o aluno a atuar na gestão organizacional e nos processos de fabricação. Além disso, o estudante aprende a desenvolver a engenharia dos produtos e gerir os processos relacionados á atividade. Tudo, é claro, respeitando os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, ambientais, de saúde e de segurança.

O único pré-requisito é estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso é oferecido em diversas unidades do Senai espalhadas pelo Brasil.

Leia também:

2. Segurança do trabalho

E por falar em atuação na indústria, não podemos nos esquecer de um fator primordial: a segurança do trabalho. Essa capacitação é focada justamente nisso, em manter os funcionários da fábrica seguros e sadios. O conteúdo ministrado aborda planejamento, coordenação e realização de ações prevencionistas em todas as etapas do processo produtivo. Sempre considerando as normas reguladoras, higiene e saúde do trabalho.

Assim como a sugestão anterior, esse curso dura 1 ano e meio e é oferecido pelo Senai.

3. Gestão financeira

Uma das áreas vitais para a saúde empresarial da sua marcenaria, a gestão financeira também pode ser uma das atividades mais difíceis de executar. Este curso, oferecido pelo Sebrae, visa desenvolver competências para o aprimoramento da tarefa. Durante as aulas, você aprende a analisar, controlar, planejar e até simular as informações para uma eficiente tomada de decisões.

Com duração de 3 meses, o curso é dividido em 3 módulos:

  • iniciação, quando é realizado um diagnóstico das necessidades pessoais de aprendizado e das necessidades da empresa;
  • desenvolvimento, que com o auxílio de um consultor e com um plano de capacitação personalizado faz uma avaliação individual do seu negócio e a aplicação imediata da gestão financeira;
  • encerramento, quando é feita uma avaliação comparativa com o diagnóstico inicial e um relatório final.

O conteúdo aborda ferramentas e processos que possibilitam a organização financeira, a realização de projeções e a elaboração de um planejamento orçamentário, entre outros assuntos.

Leia também:

5. Design de interiores

Com este curso, o aluno aprende a elaborar, projetar e acompanhar a execução de projetos residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. No Senac, a vantagem é que as aulas são a distância, então você estuda no local que preferir e no melhor horário para você.

Durante 13 meses você tem acesso a videoaulas e acompanhamento remoto de um professor. O curso é dividido em 3 módulos e conta com o suporte de podcasts animações e e-books, por exemplo.

As opções são inúmeras, como você pode perceber ao longo deste post. Basta que você opte por aquele que lhe trará os melhores benefícios e se dedique às aulas para aprender o máximo possível.

Quer conferir mais práticas interessantes para adotar em sua marcenaria? Baixe agora nosso guia do marceneiro inovador!

Leia também

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.