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Business people closing a deal and handshaking at the office

Porque fidelizar clientes para atrair novos?

O desafio diário de qualquer empresa é atrair clientes e aumentar o número de vendas. Nessa árdua tarefa, porém, muitos empresários “esquecem” dos compradores que já possuem, e isso pode prejudicar as prospecções. Você já parou para pensar nisso? Se a resposta é não, você precisa fazer isso o quanto antes.

Nesse post você vai entender a importância de manter uma cartela de clientes leais à sua marca e como isso pode ajudá-lo a atrair mais pessoas à sua marcenaria.

Conquista porta-vozes da empresa

É a famosa “propaganda boca a boca”, que pode ser antiga, mas é infalível. Quando você fideliza seus clientes, eles disseminam a boa imagem do seu trabalho. Cada um deles tem um potencial de engajamento, ou seja, atraem novos compradores quando indicam sua marcenaria aos seus conhecidos.

Neste meio, ter a indicação de alguém é o mesmo que ter um certificado de qualidade. Afinal de contas móveis são produtos de valor elevado e quando as pessoas estão propensas a contratar profissionais de quem possuem referência.

O melhor de tudo é que esse tipo de marketing é de graça. As pessoas que recomendam você o fazem porque gostaram do seu serviço. Mas se você quiser dinamizar ainda mais este tipo de divulgação, ofereça algum benefício àqueles que vêm por indicação e àqueles que o indicam. Os clientes ficarão ainda mais fieis e as chances de você fechar novos negócios aumentam.

Ajuda no controle de qualidade

Ao monitorar quantos clientes voltam a fazer negócios com você, é possível ter noção da qualidade do seu atendimento e dos seus móveis. Se a sua taxa de renovação for alta, é sinal de que as coisas estão no caminho certo, mas se for baixa, algo está errado.

Assim você pode reavaliar sua metodologia de trabalho para definir o que pode ser melhorado, evitado ou corrigido. Esse constante aprimoramento vai resultar em serviços melhores, clientes satisfeitos e, claro, novos compradores.

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Melhora a imagem da empresa

Quando você passa pela frente de um restaurante ao meio dia e ele está lotado a primeira coisa que vem à sua cabeça é que a comida ali deve ser boa. O mesmo pensamento vale para sua marcenaria: se você tem clientes fieis, novos compradores vão acreditar que seu trabalho é bem feito. Afinal, ninguém vai encomendar móveis com você uma segunda vez se não gostou do primeiro resultado.

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É mais barato que atrair novos clientes

É muito mais fácil você fazer um quarto, por exemplo, quando já fez a cozinha do cliente. Essa pessoa já absorveu a “carga de conhecimento” que precisa ter de sua empresa: ela já conhece sua marca, aceita que você é a melhor opção e acredita que o seu produto vale o preço cobrado. Clientes novos ainda precisam passar por todas essas etapas para comprar com você.

Claro que você também deve investir em prospecção, pois para crescer você precisa realizar cada vez mais negócios. Mas não faça isso em detrimento da fidelização. Afinal agora você já sabe que fidelizar é mais fácil, mais barato e é de imensa ajuda na conquista de mais clientes.

Fontes:

http://exame.abril.com.br/pme/por-que-investir-mais-nos-clientes-atuais-do-que-em-novos/

https://endeavor.org.br/fidelizacao-de-clientes/

https://endeavor.org.br/atrair-ou-fidelizar-clientes-qual-deve-ser-sua-prioridade/

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