Grupo GMAD
Você está em:
Loja RV Madeiras
(11) 2872-5791

Blog Dicas

Carpenters Working On Machines In Busy Woodworking Workshop

4 dicas para o sucesso da sua marcenaria

Tocar o próprio negócio é recompensador, mas não é nada fácil. É preciso lidar com clientes, controlar o fluxo de caixa, gerenciar equipes e uma série de outras tarefas indispensáveis que consomem bastante tempo do empreendedor. E o objetivo disso tudo é apenas um: o bom desempenho da sua empresa.

E é justamente para facilitar isso que elaboramos este post. Continue a leitura e descubra 4 dicas que ajudam a garantir o sucesso da sua marcenaria!

1. Saiba elaborar projetos

Todo móvel sob medida começa no computador. Para isso, conte com um profissional capacitado para a tarefa e disponha de todas as informações e ferramentas para executá-la. Tenha em mente de que o cliente pode não gostar da primeira versão do projeto e solicitar algumas alterações.

Você deve ser capaz de realizá-las antes de começar a fabricação. Isso evita desperdícios e diminui as chances de retrabalho. Para se resguardar, você pode incluir uma cláusula no contrato especificando que, uma vez aprovada a versão final, não será mais possível alterá-la.

Essa medida vai deixar sua produção mais organizada e dará celeridade aos processos.

Leia também:

2. Tome as decisões junto ao cliente

Não deixe para tomar decisões no chão de fábrica. Quaisquer deliberações relacionadas ao projeto devem ser feitas com o cliente e no momento da venda. Lembre-se de que sua marcenaria tem um fluxo de produção, e todas as alterações no processo acarretam prejuízo financeiro e de mão de obra, além de comprometer seu prazo de entrega.

Independente do grau de automação da sua marcenaria, as máquinas devem estar sempre funcionando, jamais paradas. Quando você interrompe alguma etapa, interfere em todas as outras. Quando o projeto for enviado à fábrica, não o modifique mais. Assim, você aumenta a produtividade da sua empresa.

marcenaria

3. Precifique corretamente

Um dos grandes problemas dos marceneiros é saber precificar seu trabalho de maneira justa para o consumidor e que, ao mesmo tempo, gere lucro para a empresa. Para chegar a um preço de venda, a primeira coisa que você precisa saber é quanto custa todo seu processo de produção.

Qual a quantidade e o valor da matéria-prima? Que tipo de mão de obra é necessária? Quanto tempo será dedicado para a fabricação dos móveis? Como será a montagem? Qual é o desgaste das máquinas e ferramentas? Essas são algumas perguntas para responder a si mesmo antes de repassar o valor ao cliente.

Uma vez conhecido o seu custo de produção, defina uma margem de lucro para o projeto. Quando você tem essas informações em mãos, além de precificar melhor o seu trabalho, você terá argumentos para explicar aos clientes o porquê do preço final.

Leia também:

4. Invista em uma gestão eficiente

Saiba gerir o seu negócio de modo que ele funcione sem você. E a primeira coisa que você deve fazer é delegar tarefas aos seus colaboradores. Descentralize as atividades! Repasse a elaboração do projeto ao projetista, a execução de orçamentos ao vendedor e a responsabilidade das contas ao setor financeiro, por exemplo.

A tecnologia também está à disposição para simplificar sua vida. Utilize-a! Conte com aplicativos e softwares de gestão. Eles facilitam seu dia a dia, otimizam o tempo e reduzem as chances de erros.

Está esperando o que para aplicar essas dicas em seu negócio? Como você viu acima, elas trarão grandes benefícios para sua empresa: você terá maior celeridade aos processos, aumento a produtividade e profissionalismo no contato com o cliente. Adote essas medidas o quanto antes e garanta o sucesso da sua marcenaria!


 

Leia mais:

Leia também

Aguarde...

Newsletter da GMAD

Fique atualizado com as newsletters da GMAD.