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Aprenda a captar mais clientes pelo Instagram como a GMAD Natal

Não é difícil perceber que vivemos em uma era conectada. Você mesmo já deve ter usado seu smartphone para fazer uma busca no Google, acessar sua conta bancária e pagar um boleto, por exemplo. Mas as grandes protagonistas desse fenômeno são, na realidade, as redes sociais. Ou vai dizer que você não tem uma?

É fato que grande parte da população possui perfis no Facebook e no Instagram, e entre elas, está a maioria dos seus clientes. Por isso é tão relevante que a sua empresa marque presença no ambiente digital. Afinal, via internet você pode captar clientes, divulgar promoções, serviços e demais informações e até mesmo criar um canal de comunicação direto com o consumidor.

Para ilustrar ainda mais a importância de manter as redes sociais da sua empresa sempre atualizadas, no post de hoje trouxemos um bate-papo com o supervisor comercial da GMAD Jamad, de Natal, Fabiano Freitas. Ele implementou uma estratégia de marketing digital voltada para o Instagram que tem obtido excelentes resultados para a loja. Acompanhe!

Quando a GMAD Jamad começou a utilizar o Instagram?

Já trabalhávamos as redes sociais há uns 2 anos, mas de uma maneira mais amadora. Quando assumi, começamos a fazer algumas mudanças.

Quais foram essas mudanças?

Criamos um cronograma de 5 publicações por semana, tornamos os textos mais atrativos e, principalmente, diferenciamos os posts do Facebook daqueles publicados no Instagram.

Percebemos que o público é diferente: enquanto no Facebook estão presentes os marceneiros e alguns clientes finais, o Instagram é mais acompanhado por arquitetos, além dos clientes finais também. Então fazemos trabalhos diferentes para cada rede social.

Com essas alterações, estamos com quase 3 mil seguidores e o nível de visualizações é bem maior. Também fomos capazes de mapear qual o melhor horário para realizar as postagens, que para nós é entre meio dia e 14h30. Um exemplo prático disso é um post fizemos há apenas uma hora. É um vídeo sobre o Feirão Makita e que já está com 159 visualizações.

Qual tipo de conteúdo vocês publicam?

Publicamos promoções, serviços, tendências, compartilhamos os vídeos que a GMAD produz para o YouTube, homenagem em datas especiais, como Novembro Azul e Dia do Designer… Os posts são bem variados.

Também divulgamos o site da GMAD. Hoje mesmo recebemos uma solicitação de orçamento pelo site. Enfim, nosso trabalho na internet é em completo e o resultado é praticamente imediato.

A promoção Caminhão da Sorte, que o Grupo GMAD realizou, foi outra que aproveitamos para o Instagram e que nos trouxe bons frutos. Outro tipo de publicação interessante é a que fazemos dos pisos laminados Durafloor. Por mais que esse produto não seja o nosso foco, é importante que o cliente saiba que o temos no portfólio.

Também percebemos que os posts em que há pessoas na foto atraem mais os usuários da rede social, então temos apostado nisso. Fazemos fotos e vídeos com os vendedores e a interação é muito boa.

A GMAD Jamad já percebeu o retorno da rede social? Mais clientes apareceram via Instagram?

Sim, acontece de as pessoas chegarem aqui na loja porque viram algo no Instagram. No começo do mês, por exemplo, recebemos uma solicitação de orçamento para piso depois de um post que o cliente visualizou. Logo após colocarmos o conteúdo na rede, ele já entrou em contato.

Qual é o objetivo das publicações feitas no Instagram?

Como nosso público no Instagram é o arquiteto, o cliente final e algumas marcenarias de porte maior, a gente busca divulgar nossos produtos, serviços e promoções para atrair esse cliente para a loja.

A GMAD Jamad faz apenas postagens orgânicas (espontâneas) ou investe em posts patrocinados? Por quê?

Utilizamos as duas modalidades, depende do objetivo daquele post em específico. Agora faremos um trabalho com a Masisa e, para isso, apostaremos em publicações patrocinadas, para aumentar o alcance.

Com os posts orgânicos, fizemos uma ação interessante. Lançamos uma campanha para arquitetos e designers. Aqueles que postassem o trabalho deles com nossos materiais e com a hashtag da GMAD Jamad concorreriam a uma trena a laser. Isso foi uma loucura!

O gerenciamento do Instagram é feito internamente ou com uma empresa especializada? Por que dessa escolha?

Hoje contamos com a ajuda de uma agência de marketing digital. Ela nos auxilia, faz as criações, dá algumas ideias… Acredito que é 100% importante contar com uma empresa de marketing. Ou então ter um setor interno focado nessa atividade, pois o acompanhamento das redes sociais precisa ser diário.

E não como eu ou outra pessoa que trabalhe na loja fazer a criação, publicar, acompanhar e ainda cumprir com todas as outras atividades da GMAD Jamad. Se não for terceirizado e não houver um setor específico na empresa, o trabalho fica pela metade, sem organização e sem periodicidades nas publicações.

 Você recomenda às outras lojas esse tipo de trabalho?

Recomendo demais! Se o intuito é divulgar a marca, os serviços e despertar a curiosidade do cliente, as redes sociais são uma ferramenta da grande alcance. Não vejo outra maior do que elas.

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