Blog Dicas

5 dicas para otimizar os processos na sua marcenaria

5-dicas-para-otimizar-os-processos-na-sua-marcenaria-detalhes

Para fortalecer o seu negócio, ou seja, a sua marcenaria, é mais do que necessário seguir algumas diretrizes e colocar em prática técnicas básicas em seu dia a dia.

Existe uma série de medidas que podem ser tomadas para isso, se você deseja saber quais são elas e como otimizar os processos na sua empresa, confira nossas dicas!

Uma boa gestão garante bons resultados

Antes de qualquer coisa, primeiro você precisa conhecer os processos do seu negócio. Isso mesmo, saber como a sua marcenaria funciona e delimitar de forma clara seus processos. Para isso, você deve realizar um levantamento de todas as suas atividades, desde o planejamento, execução até o resultado final.

Desta maneira, você terá um maior controle sobre suas demandas, podendo realizar os devidos ajustes e identificar riscos, quando necessário.

Organizar é a palavra-chave

Manter a organização da sua marcenaria é fundamental para um bom trabalho. Aliás, em qualquer lugar, pois quanto maior a bagunça, mais difícil de encontrarmos o que precisamos, correndo assim o risco de desperdiçar tempo e material.

A dica então é deixar todos os seus espaços em ordem: gerenciando os documentos, organizando o estoque, conservando o local limpo, mantendo as ferramentas sempre juntas e adotando um layout prático na disposição do maquinário. Feito tudo isso, você já garante mais produtividade, qualidade e motivação da equipe.

Invista em tecnologia

marcenaria-invista-em-tecnologia

O uso da tecnologia também pode determinar se sua marcenaria vai ou não se destacar neste mercado competitivo. Visto que a qualidade é algo indispensável nos móveis, torna-se necessário encontrar soluções para chegar a este resultado esperado e otimizar os processos.

Portanto, a alternativa é investir em inovação, tanto na hora de executar através de máquinas altamente tecnológicas, quanto na elaboração de seus projetos por meio de plataformas digitais ou de aplicativos de projeção e gerenciamento.

Reduza seus custos de forma eficiente

Para se obter rentabilidade, é vital que você tenha receitas maiores do que despesas. Isso significa reduzir custos na sua marcenaria, onde além de lhe ajudar nas finanças, essa atitude também contribui para o crescimento da sua empresa. Então, vamos lá!

Comece criando uma planilha com todos os custos da marcenaria, desde algo essencial até algo simples. Melhore também sua negociação com fornecedores – sempre buscando o mais satisfatório para ambos.

Do mesmo modo, fique de olho no controle de desperdícios, buscando aproveitar todos os materiais e diminuindo os retrabalhos. Mantenha ainda a manutenção das máquinas em dia. Por fim, fidelize seu cliente, pois quem conhece a qualidade de seus móveis tem mais chances de comprar novamente.

Agregue mais valor e aumente seu lucro

Para sair na frente e aumentar seu lucro, porém sem acrescentar no preço, a alternativa perfeita é agregar valor ao móvel, consequentemente, ao cliente. Isso quer dizer que você precisa oferecer um diferencial competitivo, ou seja, encontrar uma maneira que o cliente sinta que só na sua marcenaria encontrará tudo exatamente como deseja.

Proporcionar essa experiência exclusiva não é tão difícil, pois ela pode ser feita de várias formas, seja através de um atendimento de excelência, uma apresentação realista e personalizada, uma entrega mais ágil, a facilidade no pagamento, entre tantas outras. Porque o que fará a diferença é como você propõe algo ao cliente e o faz ficar interessado pelos seus produtos, gerando assim um aumento na sua lucratividade.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.