Blog Dicas

guararapes

Como Limpar Superfícies em MDF

A limpeza de superfícies em MDF ainda costuma gerar dúvidas entre os consumidores. Para entender como conservá-lo, é importante conhecer bem o produto que se tem em casa.

O MDF revestido ao longo dos anos se tornou o principal e melhor substituto e com características mecânicas muito próximas à da madeira. Entretanto, o MDF quando revestido, possui tratamento e manutenção totalmente diferente ao de um móvel comum de madeira, evitando o uso de silicones, ceras e lustra-móveis, por exemplo.

A limpeza do MDF é muito simples. Para realizá-la, basta utilizar um pano mergulhado em água e muito bem torcido, que deve ser passado sobre o móvel para a remoção da poeira. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio. Se houver manchas resistentes, pode-se utilizar um pouco de sabão neutro (não alcalino) ou álcool. Não é recomendada a utilização de panos encharcados, produtos químicos e abrasivos, ceras, lustra-móveis, detergentes não neutros, saponáceos e esponjas, buchas ou palhas de aço.

Em se tratando de armários de cozinha, especialmente naquelas onde são preparadas frituras frequentemente, pode-se utilizar um pouco de sabão de coco. Desengordurantes e limpadores multiuso devem ser usados somente em caso de necessidade.

Para a limpeza mais pesada nas marcenarias, é vetada a utilização de querosene ou thinner. Esses produtos são muito fortes, agridem a superfície do MDF, e podem provocar a descoloração do produto. Em casos em que ocorra a necessidade de remoção em função da retirada do filme ou excessos de cola durante a fabricação, pode-se usar com restrição um álcool mais concentrado, acetona e até tolueno, sempre com cuidado para não danificar o material.

A LIMPEZA DA TEXTURA MATT EXIGE MAIORES CUIDADOS

Superfícies especiais requerem cuidados especiais. A textura Matt possui pouco brilho, e por isso alguns cuidados devem ser tomados na limpeza das chapas. Destacamos aqui algumas recomendações de limpeza e que garantem o resultado final esperado na entrega do projeto.

  • Para essa textura também é vedada a utilização de Thinner para limpeza das chapas de MDF. O thinner é um solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície não somente das chapas, mas inclusive fita de borda.
  • Sempre utilizar os produtos e realizar a limpeza no mesmo sentido (na horizontal ou na vertical somente, nunca em movimentos circulares).
  • Para limpezas mais leves é sugerida a utilização do produto CIF Limpa Vidros Ultra rápido, que vem apresentando grande eficácia pois o possui álcool, solventes e desengordurantes na sua composição.
  • Para limpeza doméstica e na ausência do produto CIF Limpa Vidros Ultra rápido, recomenda-se a utilização de pano com álcool acima de 90% ou acetona.
  • A remoção da película de proteção deve ocorrer apenas após a montagem final do móvel reduzindo assim risco de danos superficiais durante a montagem. Em todos os processos como aplicação de fita de borda, furação, usinagem, transporte e montagem, a película de proteção deve ser mantida no produto sendo retirada apenas na entrega final ao cliente.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.