Blog Dicas

tupia

Você sabe qual tupia comprar?

Antes de iniciar é preciso que se estabeleça o que é uma tupia, principalmente para aqueles que estão iniciando e desejam saber mais sobre essa ferramenta essencial no dia a dia na marcenaria. 

Uma tupia é um instrumento elétrico utilizado no acabamento da madeira, sendo específica para fazer os belos entalhes que vemos, os canais. Esses detalhes fornecem um caráter de modernidade às peças, requerendo um serviço à parte além da montagem, e a tupia surge justamente para auxiliar o marceneiro neste trabalho.

Antes de mais nada tenha em mente que a tupia correta deve ser: PRECISA, LEVE E POTENTE. E não esqueça de que você precisará ter total controle sobre a ferramenta e escolher aquela que mais se adapta às duas necessidades. 

Mas, sabia que existem diferentes tupias para diferentes projetos? A utilização da tupia certa influencia diretamente na qualidade do produto final e, consequentemente, na satisfação do cliente. 

Veja qual a opção ideal para o que você precisa:

Tupia Laminadora

A Tupia Laminadora, também chamada de Refiladora, é perfeita para projetos que precisam de acabamento em laminados, como nos chanfros, molduras, entalhes e encaixes. São as opções mais leves e confortáveis.

Temos uma tupia especial para você:

Makita RP0900

Tupia de Coluna

As Tupias de Colunas são ideais para acabamentos mais específicos, como a instalação de dobradiças e fechaduras, ou mesmo para cortes de encaixe de outras peças. Essas são as opções que mais necessitam de resistência por realizarem trabalhos mais delicados. Vale lembrar que precisam ser operadas com 2 mãos ou o trabalho perde precisão e oferece mais risco ao operador.

Conheça uma opção que faz a diferença:

Makita RP2301FC

Tupia de Mesa

A Tupia de Mesa é considerada uma ferramenta de uso profissional devido à sua alta estabilidade. Pesadas e extremamente fortes, são ideais para quem deseja desenvolver projetos de grande porte, como a confecção de janelas, portas e bancadas. 

Separamos uma tupia de mesa para você conhecer:

Maksiwa TU.700.MM

Algumas tupias chegam até os marceneiros com acessórios indispensáveis para o trabalho e você também precisa saber para o que servem:

  • Guias Paralelas são objetos que facilitam o trabalho de fazer pequenos canais paralelos;
  • Guias Gabarito copiam modelos pré-determinados de entalhes;
  • Fresas estabelecem qual será o formato da peça a ser confeccionada.

E então, já sabe qual tupia precisará em seu próximo projeto?

Você pode encontrar em nosso e-commerce essas e outras ferramentas que te ajudarão a trabalhar com mais conforto e entregar produtos de alta qualidade. Por que não dá olhada?

Leia também