Blog Dicas

Como definir a paleta de cores dos projetos

Entender bem as necessidades e o gosto do cliente é essencial para elaborar um bom projeto, nesta etapa, um passo indispensável é a definição da paleta de cores.

A paleta de cores nada mais é do que um conjunto de colorações que foram previamente selecionadas para facilitar a escolha de itens que irão integrar um projeto — seja ele de decoração, design gráfico, moda ou maquiagem.

Se você e seu cliente já definiram o estilo de móveis e a posição em que eles vão se encaixar nos ambientes, é hora de escolher quais as tonalidades que integrarão esse projeto. As cores dão a cara e grande parte da personalidade para um espaço, por isso as combinações devem ser bem trabalhadas, de acordo com o propósito final para o ambiente.

É importante ressaltar que não há regras, uma vez que as combinações são infinitas para incorporar nos móveis, decoração e paredes, porém há algumas questões que podem ser levadas em conta para definir a paleta de cores.

Sensações

Antes de tudo, converse com o cliente para saber quais as expectativas dele em relação ao espaço, se espera aconchego, modernidade, sofisticação, sobriedade, harmonia, entre outros.

Neste caso, é preciso entender quais sensações as cores trazem, por exemplo, enquanto os tons frios estão associados à calma e à mente relaxada, os quentes são cheios de energias e vibrações.

Teoria das cores

Para saber como combinar e criar um guia de tonalidades, é essencial entender como funciona o círculo cromático. Essa teoria tem como objetivo criar combinações de acordo com as diferentes formas de ligar os pontos da esfera. Os seus principais conceitos são:

– Cores complementares (apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático);

– Cores análogas (que ficam lado a lado no círculo cromático);

– Monocromatismo (mesma cor, porém trabalhada em vários tons).

A dica é utilizar o círculo cromático juntamente com sua criatividade, assim combinar os tons e cores para projetar exatamente o que seu cliente deseja.

Com informações: canal da marcenaria

Leia também