Blog Dicas

Como escolher a dobradiça ideal para o seu móvel?

Procurando a dobradiça ideal para o móvel que está construindo?

As dobradiças são parte fundamental do processo de construção, não apenas participando do acabamento, mas atuando na composição de um móvel de boa qualidade. Afinal, portas dependem delas para abrirem e podem sofrer muito com uma escolha inadequada.

Sabemos que seu trabalho como marceneiro depende da dobradiça ideal e, pensando nisso, trouxemos alguns pontos-chave para estar atento durante o orçamento e a compra.

Material

Analise se seu móvel precisará se portas mais resistentes, com dobradiças essencialmente feitas em ferro, ou se serão leves, necessitando de acabamento mais delicado, com dobradiças em alumínio e inox. Não deixe de dar atenção à exposição deste à umidade ou intempéries e escolher o material perfeito.

Tamanho

A porta em questão tem um tamanho considerado grande? Lembre-se que quanto mais pesada e espessa ela for, mais você deverá compensar investindo em dobradiças fortes, que suportem sua movimentação.

Quantidade

A quantidade de dobradiças instaladas também influenciará. Portas maiores precisam de mais para serem seguras, menores podem contar com 1 ou 2 apenas. Esse é um dos fatores que mais dão problemas após a construção de um imóvel, pois é necessário que seja instalado um acessório em cada ponto de pressão.

Formato

A abertura da sua será reta, curva ou super curva? Isso dependerá do móvel e da sua necessidade. No entanto, analise com calma qual será o ângulo, maiores aberturas exigem dobradiças que possuam maiores ângulos.

Instalação

A porta do seu móvel pode estar instalada de diferentes formas e isso interfere na produção da dobradiça que optar:

  • Sobreposta: A porta está alinhada à lateral do imóvel;
  • Parcialmente sobreposta: Porta está instalada parcialmente sobreposta à lateral;
  • Embutida: A porta em questão está completamente embutida na lateral do seu imóvel.

Lembre-se de ter isso anotado previamente para não esquecer na hora da compra.

Detalhes

Por fim, alguns detalhes extras podem garantir maior resistência e melhor eficiência no seu uso. Um exemplo é o slow motion, que proporciona movimentação de abertura e fechamento lento, sem que exista um grande impacto ao ser fechada.

Sabemos da importância de ter à sua disposição opções variadas e, por esse motivo, preparamos uma seleção especial de dobradiças que carregam a marca GMAD e demonstram o nosso compromisso em oferecer a melhor qualidade sempre. Confira!

Leia também