Blog Dicas

orçamento

Como fazer um orçamento do jeito certo

O orçamento perfeito contém as informações necessárias para garantir um desenvolvimento de projeto tranquilo e uma cobrança justa, é um relatório detalhado de gastos do marceneiro ou moveleiro. Dessa forma, fazer do jeito certo traz a certeza de que o profissional será remunerado de acordo com o trabalho e os anos de experiência. 

Saiba como fazer o orçamento do seu projeto 

Antes de mais nada, analise se trabalhará sozinho ou precisará de ajuda. Neste caso, deve oferecer um pagamento ao trabalhador, assim como os benefícios disponíveis e, portanto, contabilizar em todas as decisões. 

Alguns pontos devem ser considerados antes de apresentar o orçamento para o cliente: 

Anote todos os gastos 

Não deixe de incluir TUDO o que será utilizado ou o projeto pode demandar algo sem que tenha dinheiro para cobrir o gasto. 

  • Materiais: Conte tudo que será aplicado, sem esquecer que imprevistos acontecem e devem ser analisados com antecedência; 
  • Ferramentas: Tem as ferramentas necessárias? Certos projetos dependem de instrumentos específicos que podem ser emprestados ou comprados, então, adicione qualquer valor previamente. Temos um conteúdo completo sobre o maquinário ideal para cada tipo de marcenaria que vai te ajudar a montar um orçamento sem erros; 
  • Deslocamento: Você e qualquer funcionário precisarão se deslocar até o local e, se houver necessidade, deve estar na planilha; 
  • Alimentação: Muitos profissionais autônomos ou empresas ignoram que a alimentação será inclusa em projetos com duração maior que 6 horas. 

Não esqueça da concorrência 

A melhor forma de descobrir quanto cobrar é saber os valores da concorrência. Então, conheça outros profissionais da sua área, eles são uma ótima fonte de conhecimentos específicos.  A partir disso, decida se deseja adequar seu preço ao mercado ou oferecer um desconto aos possíveis clientes para que fechem negócio mais rápido. 

Quanto você deseja ganhar? 

Conhece a ideia de que você faz o seu salário? Pois, aqui é literal. 

Ao desenvolver o orçamento, estabeleça qual será o próprio pagamento. Para isso, analise o lucro que deseja receber, considere o tempo de experiência na profissão, os anos de estudo e o quão bem faz o trabalho. Além disso, pense no número de tarefas, na dificuldade de cada uma e quantas horas precisará trabalhar para que sejam concluídas. 

Mas afinal, quanto devo cobrar? 

Através de um cálculo fácil terá um valor orçamentário mais claro. Basta utilizar o que será gasto e quanto deseja receber, o resultado é dividido pelo número de dias trabalhados no mês e, posteriormente, o número de horas gastas no projeto. Pronto! 

  • Quanto deseja receber + Gastos = Valor total  
  • Valor total / Número de dias trabalhados no mês = Preço total 
  • Preço total / Número de horas trabalhadas no projeto = Valor do orçamento 

Não esqueça, novos projetos pedem novos orçamentos! Todas as análises devem ser feitas sempre que surgir um projeto, assim como os cálculos. Dessa forma, terá a certeza de que está recebendo um pagamento justo e de acordo com o que precisa. 

No entanto, se deseja baratear e ainda ter a certeza de que está usando produtos de alta qualidade, você deve conhecer a GMAD! Temos o melhor custo benefício do mercado e garantimos atendimento especializado a todos os nossos clientes. 

Venha conversar com a gente! 

Leia também