Blog Dicas

Como limpar os móveis planejados de MDF

Por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa

Hoje em dia quase todo mundo tem um móvel de MDF em casa. Com a marcenaria, os móveis planejados se popularizaram, tornando acessíveis a todas as classes econômicas.

E o que gente mais vê por aí, são as pessoas usando produtos inadequados ou limpando os seus móveis incorretamente, por falta sim de instrução.

Gosto muito de trazer esta orientação, pois sem dúvidas quebra vários tabus que as pessoas possuem.

Antes de falar da limpeza em si, quero explicar o que exatamente é um MDF revestido.

Também chamado de MDF melamínico ou BP (baixa pressão), possui sempre um miolo com o substrato (fibras de madeira – Pinus e/ou Eucalipto – prensadas). 

O revestimento é um papel impresso com resina melamínica que é prensado (com baixa pressão, aí está o nome BP) sobre o substrato junto à textura que o painel terá.

Você já deve ter observado que dependendo do desenho, há diferentes texturas. Textura de madeira, textura lisa, TX, de Tecido, etc. 

O papel em si é um papel comum. A impressão é o que trará o desenho do qual o produto estará representando, como uma madeira por exemplo.

 A Resina Melamínica é aplicada após a impressão para gerar resistência, dureza e a impermeabilização da superfície das chapas. 

Lembrando que esta impermeabilização é apenas da superfície e não do miolo do MDF. 

Por isso jamais molhe o MDF. Você pode usar pano úmido, mas sempre procure secar bem para evitar problemas.

Sabendo de todos estes detalhes, o que usar para limpar os móveis de MDF?

  1. Limpador de MDF Artecola – ideal para fazer a limpeza pesada dos móveis que saem da marcenaria, remover cola, tirar manchas das películas protetoras, etc. Remove a cola hot melt e também pode ser usado para a limpeza do coleiro das coladeiras de borda. Em uma estopa LIMPA, use o produto puro ou diluído em água e realize a limpeza necessária. Evite movimentos circulares para não manchar as superfícies. Finalize a limpeza com um pano úmido limpo e sabão neutro ou álcool 70%.
  1. Sabão neutro – ideal para tirar o pó e limpar gordura comum na cozinha ou marcas de dedos – em um balde, coloque água e um pouco de sabão neutro (pode ser detergente líquido ou em barra). Umideça um pano, torça ele bem para tirar o excesso de água e passe em toda a superfície do móvel. Seque bem.
C:\Users\Anne Caroline\Desktop\MARCENARIA FORA DA CAIXA\GMAD\sabão neuro e água.jpg
  1. Álcool líquido 70% ou álcool Isopropílico – ideal para limpeza geral e tirar marcas de dedos em padrões de MDF escuros, tinta de caneta e canetinha – em um pano limpo, coloque o álcool líquido e limpe toda a superfície. Seque bem e evite movimentos circulares para evitar manchas. Não use álcool em gel. Ele costuma deixar a superfície “melada”.
  1. Limpa vidros ou limpadores de MDF – ideais para limpeza geral e tirar marcas de dedos em padrões de MDF escuros – como a maior parte da composição deste produto é de álcool, ele servirá para limpar a superfície sem manchar. Em um pano limpo, coloque o produto e limpe toda a superfície. Seque bem e evite movimentos circulares para evitar manchas.
9 dicas para higienizar a casa em meio à pandemia de Coronavírus |  CASA.COM.BR
  1. Acetona – ideal para tirar manchas de esmalte. Em um pano limpo ou algodão, coloque um pouco de acetona e limpe toda a superfície.  Finalize com álcool líquido 70%. Seque bem e evite movimentos circulares para evitar manchas.
  1. Aguarrás – ideal para tirar manchas de graxa (mineral ou graxa de sapato). Em um pano limpo, coloque aguarrás  e limpe toda a superfície. Finalize com álcool líquido 70%. Seque bem e evite movimentos circulares para evitar manchas.

O que não usar, jamais:

  1. Thinner e querosene – são altamente agressivos e tiram a resina melamínica da superfície, tirando a cor do móvel com o tempo.
  1. Multiusos tipo Veja ou desengordurantes – deixam o móveis amarelados (especialmente os padrões brancos e claros).
  1. Lustra móveis, silicone ou óleo de peroba –  estes produtos são indicados apenas para madeira NATURAL. Lembre-se que a superfície do MDF é um papel impresso e não uma lâmina natural. Estes produtos deixarão os seus móveis engordurados, não farão a limpeza e danificarão a superfície com o tempo.
  1. Esponjas, palhas de aço e buchas na parte mais abrasiva – riscarão a superfície do seu móvel.

De todos estes produtos, os meus preferidos são sem dúvidas o sabão neutro e o álcool 70%. 

Super indicados para padrões de MDF escuros e para remover a gordura das mãos.

Não esqueça!  Oriente sempre os seus clientes na limpeza correta dos móveis, pois isso garantirá uma conservação muito mais ampla e maior tempo de vida útil aos móveis.

Assista também ao vídeo feito pelo Marcenaria Fora da Caixa no Youtube:

Leia também