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Como utilizar o WhatsApp para aumentar as vendas de sua marcenaria?

Amigo marceneiro! Hoje o papo é com você, que quer dar uma revolucionada em suas vendas, mas não sabe por onde começar. O WhatsApp é uma ferramenta simples, mas que esconde alguns segredos de sucesso, principalmente quando o assunto é VENDA! Sabemos que esta ferramenta é sua aliada direta para resolver suas pendências no dia a dia, mas hoje, vamos dar algumas dicas para que você a use ainda mais a seu favor, gerando mais negócios para sua marcenaria.

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil onde é preferido por aproximadamente 68% dos brasileiros. Ele serve para bater papo, se divertir e ainda gerar negócios. Entre suas funcionalidades estão conversas através de texto, áudios e vídeos. Sendo assim, o que não falta é motivo para apostar nas vendas por WhatsApp.

Então, vamos às dicas.

  1. WhatsApp Business

Se você ainda não ouviu falar dessa ferramenta, ela é uma versão do aplicativo para empresas. Com um perfil comercial, as pessoas já entrarão em contato sabendo que vão conversar com uma empresa. Nesta etapa, atente-se ao preenchimento do perfil de modo que ele fique bem comercial. O WhatsApp Business permite também que você programe mensagens automáticas como resposta, exemplo: ”olá, como posso ajudar?”

  • Organize seus clientes

Pensando que em sua agenda de contatos existam mais de 100 números pelo menos, é essencial que você se organize para conseguir ativar seus clientes da forma certa. Uma dica boa é tentar editar os nomes pelo seu estágio de relacionamento e ou de negócio.

  • Peça autorização

CUIDADO! Existe um limite entre divulgar seu negócio e se tornar invasivo com seus clientes. Por isso, jamais faça envio de mensagens não autorizadas. Converse com seus clientes, e certifique-se de que eles se dispõem a receber mensagens sobre seu negócio.

  • Lista de transmissão

Quando queremos falar com um volume grande e sobre o mesmo assunto dentre nossos contatos do WhatsApp, geralmente fazemos um grupo, porém, fazer isso corporativamente não é bom, visto que todo cliente gosta de exclusividade no atendimento. Todo cliente é único. Não esqueça. Deste modo, quando quiser fazer uma comunicação em massa sobre alguma promoção ou mudança em sua marcenaria, crie uma lista de transmissão. Assim, sua mensagem chegará em todos os clientes que selecionar e ainda fica a deixa de responderem particularmente a você.

  • Conteúdo

Mesmo que seu único propósito seja a geração de vendas, você precisa encantar seus clientes de alguma forma para despertar interesse. Nesta fase, sugerimos que nutra sua lista ao menos uma vez por semana com conteúdos relevantes. Estes conteúdos podem ser dicas, tendências de MDF, como fazer pequenos reparos de móveis em casa, entre outros.

  • Cronograma de mensagens

Não seja chato! Evite bombardear seus clientes com mensagens a todo momento. Esta fase funciona como um funil de vendas. Onde você deverá trabalhar com uma abordagem, apresentação de produto/serviço, argumentação e em seguida o fechamento do negócio.

  • Use o status

Assim como no Facebook e Instagram, o status do WhatsApp nada mais é do que um conteúdo que ficará disponível 24h. Aproveite este espaço para publicar coisas que chamem a atenção de seus clientes. Assim, todos que tiverem seu número salvo, terão a chance de vê-lo.

  • Crie um número direto para seu WhatsApp e divulgue nas redes sociais

Depois de ter um número exclusivo para sua marcenaria, você precisa divulga-lo para o maior número de pessoas possível. A forma mais prática de fazer isso é criando um link com seu número e divulgá-lo em suas redes sociais. Este link pode ser criado através do endereço https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000, substituindo os zeros pelo seu telefone de contato. Agora é só espalhar 🙂

  • Rotina de trabalho

Possuir um horário para trabalhar no WhatsApp é essencial. Divulgue por exemplo, que estará disponível das 08:00h às 18:00h e só utilize ele neste horário. Tenha também o tato para saber qual é o melhor horário para falar com seus clientes.

  1.  Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de convencimento que tocam em chaves essenciais para que o cliente tome sua decisão. Use por exemplo, gatilho de escassez, que leva o cliente a comprar um produto ou aderir a alguma promoção antes que ela acabe. ”Oportunidade única”, ”últimos dias, etc.

Estas foram algumas dicas para que você além de se comunicar, você aprenda a utilizar esta valiosa ferramenta que é o WhatsApp para gerar mais negócios.

Até a próxima!

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