Blog Dicas

como-aproveitar-de-forma-criativa-o-espaço-em-ambientes-com-escadas

Como aproveitar de forma criativa o espaço em ambientes com escadas

Um bom projeto é aquele consegue utilizar bem o espaço disponível, otimizando cada centímetro do ambiente, certo? Essa máxima funciona também para os cômodos com escadas – há várias formas de aproveitar o espaço que fica abaixo delas. Em geral, essa área acaba sendo negligenciada, mas há bastante potencial e muitas boas opções para ocupá-la.

Espaço de armazenagem marcenaria

Uma das formas mais úteis de otimizar o espaço em um ambiente com escada é transformando a área abaixo dela em local de armazenagem. Que tipo de armário será instalado ali é algo que depende da sua criatividade e do estilo de vida de quem vai morar ou trabalhar naquele espaço. Ou seja, pode ser um closet, uma sapateira, um armário para os brinquedos das crianças, uma despensa para quem gosta muito de cozinhar…. As possibilidades são inúmeras.

Para quem pretende guardar roupas ou mesmo para quem quer guardar produtos e utensílios de limpeza, é importante que esses espaços sejam pensados na vertical. Assim, conseguem abrigar cabides (no primeiro caso) ou vassouras (no segundo). Já para quem pretende guardar brinquedos, roupas de cama ou até itens de vestuário que ficam guardados para ocasiões específicas (roupas de inverno, por exemplo), gavetas podem ser uma boa opção.

Já se a ideia for transformar o espaço em sapateira, é possível pensar em prateleiras com sistemas deslizantes e trilhos específicos para guardar os pares de sapatos.

Leia também:

Espaço para leitura ou home office

marcenaria

Quem gosta de ler e/ou trabalha em casa costuma ter muitos livros, materiais diversos de leitura ou mesmo artigos de escritório. Logo, utilizar o espaço de um ambiente com escada para prateleiras, gavetas e até uma mesa ou banco para leitura (em estilo baú, ou seja, ainda mais espaço para guardar livros!) pode ser uma ótima ideia.

Armazenagem de bicicletas

Já para os esportistas, é possível instalar suportes de teto na parte debaixo da escada e assim guardar as bicicletas – ou mesmo quaisquer outros materiais esportivos.

Casinha para os pets

E se os clientes têm cães e gatos em casa – e um espaço mais limitado abaixo da escada – outra boa opção é instalar ali as caminhas dos pets, ou mesmo o espaço para comedouros/bebedouros ou caixa de areia.

Bar

Quem gosta de vinhos ou de preparar drinks em casa também pode sentir dificuldade em armazenar garrafas em local próprio. Logo, uma boa ideia pode ser transformar o espaço abaixo da escada em uma pequena adega (que, por vezes, pode demandar também instalação de equipamentos para regulagem de temperatura) ou local de armazenagem de outras garrafas, taças e utensílios. Nesse caso, prateleiras e acessórios para pendurar adereços podem ser muito úteis.

Para quem busca mais ideias de como aproveitar melhor os ambientes com escadas, o vídeo abaixo mostra mais algumas boas ideias:

marcenaria

E se você já tem bons projetos – e até boas maneiras de aproveitar ambientes com escadas – que tal mostrar suas ideias e trabalhos no Instagram?

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.