Blog Dicas

cozinha planejada

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UMA COZINHA PLANEJADA

Por Anne Oelke

Chegou a hora de fazer o projeto da cozinha dos sonhos. Seja dos seus sonhos ou dos seus clientes, e não há chances para erros.

Vejo muitas pessoas fazendo projetos maravilhosos visualmente, mas que não são práticos e funcionais. Ou muitas vezes que acabam não sendo personalizados aos seus usuários ou que faltam coisas básicas e tão triviais para o uso do dia a dia. Por isso é importantíssimo pensarmos em cada detalhe de tudo que será armazenado na cozinha e como será o seu uso.

O meu desejo é que você possa sempre ter o melhor na sua casa ou oferecer o melhor aos seus clientes. Por isso preparei este checklist; para que pense em cada detalhe mesmo antes de iniciar o planejamento da cozinha.

Antes de qualquer coisa, se tem algo que eu sempre defendo nas redes sociais é que você conheça o seu cliente. Tanto a sua persona (tipo predominante de cliente) quanto o cliente que está te contratando para determinado projeto (de forma bem pessoal e individual).

Prepare um briefing (questionário) que pode ser aplicado de forma direta (fazendo cada pergunta diretamente ao cliente) ou indireta (por meio de um bate-papo informal).

O importante neste momento é extrair do seu cliente tudo que é essencial para ele (e para as pessoas que moram com ele), e tudo que se espera do seu projeto. 

Farei um conteúdo mais detalhado sobre briefing futuramente. 

Neste momento vamos focar em projetos de cozinhas, ok!?

Separamos 13 tópicos essenciais do que não pode faltar em sua cozinha. Vamos lá:

  1. Lugar para alimentos não perecíveis 

Onde serão armazenados os alimentos secos? Pense no local adequado para eles, de fácil acesso no quesito ergonomia e que tenha um bom aproveitamento de espaço. 

Alguns exemplos:

Um armário alto, também chamado de paneleiro ou despenseiro ao lado da geladeira com prateleiras em MDF ou sistema deslizante com corrediças funciona bem para esta ocasião.

Despensa de Cozinha: +50 Ideias Criativas e Dicas de Organização

FONTE: VIVA DECORA

Armários com aramados extraíveis permitem que você consiga visualizar tudo que há no armário de forma simples e trazem uma perfeita organização para a sua cozinha.

Dispensa Swing

 FONTE: HAFELE

Gavetas (sim, gavetas são ideais para armazenar os alimentos, pois gera uma total visualização de tudo que está armazenado nela). E isso inclui o conteúdo das gavetas e os prazos de validade dos alimentos. 

Sistema para gavetas Alto Drawer - Häfele Brasil

FONTE: HAFELE

Evite organizar os alimentos em armários baixos ou balcões tradicionais com portas e prateleiras (o acesso é mais difícil e muitas vezes há perdas desnecessárias de alimentos que passam da validade).

  1. Espaço para panelas 

Pense de forma estratégica onde guardar as panelas. O ideal é que elas fiquem próximas ao fogão para facilitar o momento de uso e sua escolha. 

Gavetões são ideais para panelas mesmo que porventura elas fiquem empilhadas.

gavetões | Espaço Casa

        FONTE: ESPAÇO CASA

Pense também a forma de organização das tampas. Duas ideias legais:

Gaveta interna mais baixa

gavetas subdivididas com panelas | Organização de panelas, Panelas,  Organizar

      FONTE: DESCONHECIDA

Aramados para deixá-las penduradas no interior das gavetas ou nas portas dos armários da cozinha.

Organizador de Tampas de Panela de Gaveta em aço carbono

      FONTE: FARELO CRIATIVO

Dica: Tapetes emborrachados no fundo das gavetas protegem o móvel, são fáceis de limpar e deixam as panelas no lugar certinho, sem deslizar na abertura.

Protector Antideslizante Para Cajones Gris (50cmX150cm) – De Carpet

FONTE: DE CARPET

  1. Talheres (o ideal são 2 gavetas) 

Para guardar talheres, as gavetas com corrediças de extração total são essenciais, pois conseguimos enxergar tudo que há dentro delas.

O ideal é separar pelo menos duas gavetas para os talheres, organizando aqueles usados no dia a dia e também aqueles maiores para servir e cozinhar.

Não esqueça do organizador de talheres! Pode ser de plástico, inox ou outro material. O importante é deixar tudo organizado.

Divisor de Talher INOX 280 X 450mm FGVTN - Divisor de Sinal - Magazine Luiza

FONTE: FGVTN

  1. Lugar para produtos de limpeza 

Os produtos de limpeza requerem um local seguro, mas ao mesmo tempo de fácil acesso. Na cozinha, é o detergente, a esponja, a palha de aço, entre outros produtos que você usa diariamente para promover a limpeza da sua cozinha e das suas louças. Tenha este espaço próximo a sua pia para facilitar o seu alcance na hora do trabalho.

COZINHA INTELIGENTE - Brandani Decore

FONTE: FÁTIMA BRANDANI

Dispensers de detergente, também chamados de dosadores de sabão deixam a cozinha podem ser instalados no tampo da pia de forma embutida e o seu uso é muito prático no dia a dia. 

Dispenser Dosador Embutir Sabonete Liquido Preto Inox | Shopee Brasil

FONTE: DESCONHECIDA

  1. Lixeira – onde ela será colocada? 

Por mais que a lixeira não seja embutida ou interna no armário, é importante prever onde ela ficará. Se é num canto específico da cozinha ou fora dela.

Para integrar aos móveis, existem lixeiras embutidas. As mais modernas e preferidas dos arquitetos e designers são as lixeiras embutidas de tampo. Possuem tampa em aço inox e agregam um design elegante ao ambiente.

Lixeira Pia Cozinha Embutir 5 Litros Inox | Mercado Livre

FONTE: DESCONHECIDA

Já as lixeiras internas (que ficam no interior dos móveis) são mais recomendadas para lixo seco ou reciclável. Recomenda-se uma manutenção e retirada do lixo diariamente para evitar mau cheiro. Uma vantagem é que o visual da cozinha fica mais limpo e a organização é inquestionável.

Schmitt, 152072, Suporte com Lixeiras Dupla Deslizante Plásticas 20L  Cozinha, cor Bege, Polipropileno | Amazon.com.br

FONTE: SCHMITT

  1. Você precisa ter um porta temperos 

Porta temperos é um item essencial em qualquer cozinha. Existem várias opções disponíveis no mercado. Os mais comuns são aramados. Recomendo os modelos em aço inox, pois serão mais resistentes em relação à oxidação, principalmente em regiões mais úmidas como o litoral.

Você pode também construí-lo em MDF sob medida para a sua necessidade. Sugiro, no porta-temperos usar sempre corrediças invisíveis, pois além de mais robustas e promoverem uma boa sustentação ao armário, ficam mais protegidas contra umidade e salinidade. 

Outra forma de construir um belo porta temperos é usando duas gavetas com laterais metálicas fixadas em uma única frente de armário. Além de dar liberdade para a largura desejada, terá fundo de 15mm (que suportará mais carga) e terá todos os benefícios das gavetas metálicas em relação a garantia, instalação e regulagens.

FONTE: VARIOTTI

  1. Onde você guardará os panos de prato? 

Parece um detalhe bobo, mas é sim essencial prever onde os panos de pratos limpos serão guardados e também pensar em um toalheiro para os panos em uso. 

As gavetas são ideais para organizar os panos limpos. Você pode ainda separar aqueles mais bonitos e novos dos mais velhinhos.  Já para os panos em uso, você pode usar um toalheiro simples ou modelos embutidos ao móvel.

Aqui em casa os panos de prato são organizados enroladinhos na gaveta e aí?  #rafaoliveiraosf #organi… | Organização da cozinha, Listas de limpeza da  casa, Organizar

FONTE: PINTEREST

PORTA-PANO | Givi

FONTE: GIVI

  1. Onde os eletrodomésticos de alto e pouco uso serão guardados? 

Você possui muitos eletrodomésticos? Falo não do comum da cozinha, que seria o fogão e a geladeira, mas de outros, portáteis, como: liquidificador, batedeira, sanduicheira, mixer, cafeteira, pipoqueira, espremedor de frutas, entre outros. No momento de projetar também é a hora de sabermos tudo que o nosso cliente possui nesta categoria. Os eletrodomésticos de maior uso, provavelmente ficarão expostos no balcão. Já aqueles de pouco uso precisam de um armário, prateleira ou cantinho especial reservado para eles. Pense nisso ☺

🌟Cantinho novo na cozinha. 🌟 . . Prateleiras para colocar eletrodomésticos.  | Cozinha pequena, Cozinha, Eletrodomésticos

FONTE: PINTEREST

Tendências para eletrodomésticos

FONTE: HAFELE

  1. Precisamos de mais tomadas sempre 

Tomada nunca é demais. Na cozinha ou no banheiro, sempre achamos que precisamos de mais tomadas. Quando se fala de uma cozinha mais antiga, então… É aquela disputa de eletromésticos! Muitas vezes tentamos resolver com extensões, filtros de linha ou o famoso “T”.

Mas nada substitui uma bela torre de tomadas. É algo acessível e que agrega um alto valor ao projeto. Você multiplica as tomadas da sua cozinha com um design incrível a partir de uma torre aplicada no tampo. E sua instalação é muito fácil: basta um furo com serra copo.

Torre De Tomadas Retrátil Multiplug Renna 10a - Cinza | Mercado Livre

FONTE: DESCONHECIDA

  1. Onde ficará o filtro de água? 

Quase toda cozinha tem um filtro de água ou um galão com água mineral. Seja um modelo mais simples junto à torneira, um filtro de barro ou até um modelo mais sofisticado e refrigerado. 

Muitas cozinhas já foram pensadas para esta necessidade e possuem um ponto hidráulico para a instalação do filtro. 

Aí fica mais fácil de prever e pensar em seu lugar. Mas é importante saber como ele será instalado e sua posição. Se ficará na parede, escondido dentro de um armário ou apoiado sobre na bancada. Saiba sempre a sua localização e modelo antes de projetar.

Com que frequência trocar o filtro de água? | Homepedia

FONTE: HOMEPEDIA

  1. Onde você guardará o escorredor de louças? 

O escorredor de louças é essencial para uma cozinha. Há tantos modelos disponíveis no mercado, para todos os gostos e bolsos. E você não quer gastar muito, os escorredores plásticos quebram o galho. Agora se você gosta de tudo embutido e em seu devido lugar, conheça as calhas úmidas. É um escorredor embutido no tampo da cozinha (precisa ser bem planejado e previsto, pois ocupa espaço), mas que fica perfeito, pois possui um duto (que escorre a água) ligado direto ao ponto de esgoto. A calha úmida pode ainda ser usada com outras finalidades, como por exemplo, expor bebidas refrigeradas no gelo durante uma festa ou jantar. Fica um charme! 

Porta Esponja e Detergente Simples 150mm 8514 Panizzi - Calha Úmida - Bruta  Online

FONTE: PANIZZI

Outra opção bacana é o escorredor que fica embutido no armário aéreo. Ele precisa ficar posicionado logo acima da pia para facilitar o uso. Possui uma bandeja metálica em que a água escorrida da louça fica depositada. Uma ótima opção para quem tem espaço na cozinha e deseja facilidade. 

FONTE: FGVTN

Agora se você usa um modelo mais simples, pense em um armário ou espaço na sua cozinha que você possa guardá-lo quando não está em uso.

Logo abaixo da pia é um espaço ideal para os escorredores.

  1. Fruteira – onde ela ficará na cozinha? 

A fruteira é outro elemento essencial nas cozinhas. Pode ser uma simples travessa sobre o tampo, mas podem ser escolhidos modelos que se integram ao todo. Tudo isso depende do estilo da sua cozinha, do seu consumo por frutas e do quanto você deseja investir. Modelos aramados dão um toque de sofisticação e deixam as frutas bem expostas e ao mesmo tempo “respirando”.

FONTE: SCHMITT

Cuidado ao armazenar frutas em gavetas, pois elas tendem a amadurecer muito rapidamente.

  1. Preveja os espaços para louças, pratos e potes

E por fim, sempre que uma cozinha é projetada, saber a quantidade de louças que o cliente possui, tamanho dos pratos e também de potes (seja potinhos plásticos ou mesmo travessas maiores para servir a mesa) é importante.

Cuidado com o local de armazenagem. Procure por armários acessíveis, à altura das mãos. Pratos são pesados, e quando armazenados em locais muito altos ou também muito baixos, o seu alcance não fica adequado ergonomicamente.

Se conseguir, crie um armário de cristaleira ou coloque os pratos em gavetas. Isso mesmo, empilhados em gavetas ☺

Dónde guardar la vajilla en la cocina • Línea 3 Cocinas

FONTE: LÍNEA

São vários detalhes a se considerar em um projeto de cozinha e esperamos que este checklist tenha ajudado você. 

A GMAD possui soluções incríveis para todos estes itens, para deixar a sua cozinha ainda mais linda e organizada. Procure a loja mais perto de você ☺

Leia também