Blog Dicas

O que não pode faltar no projeto de um closet?

Por Anne Oelke @marcenariaforadacaixa

Você precisa fazer um projeto de um closet e não sabe como começar?

Seja ele pra você ou para o seu cliente, há vários detalhes a serem considerados para um uso efetivo e um ótimo aproveitamento de espaços.

E nós estamos aqui para te ajudar!

Antes de tudo, a primeira coisa a ser levada em consideração é um estudo básico da planta baixa e do espaço disponível. Muitas vezes nos enganamos que em determinada metragem de parede cabe mais ou até menos do que imaginamos.

Outra questão importante é entender a preferência da pessoa que usará o espaço. Se o seu closet terá portas (deslizantes, sanfonadas, escamoteáveis ou com dobradiças, por exemplo) ou se será aberto.

Se eu Anne, posso dar um conselho é: coloque portas nos seus armários. Em minha casa fiz o closet aberto e não é tão simples mantê-lo limpo e livre da poeira. Sem contar que precisa estar sempre organizado, e nem sempre na correria do dia-a-dia isso é possível.

Após estes detalhes simples, liste tudo que é necessário armazenar neste espaço.

Principalmente quando falamos de móveis sob medida ou móveis planejados, devemos lembrar que podemos personalizar o projeto e adaptá-lo às reais necessidades do usuário.

O ideal é fazer um levantamento de tudo que será armazenado no closet e listar:

– quantidade e tipos de sapatos

– quantidade e tipos camisas e roupas penduradas (roupas curtas e vestidos longos)

– quantidade e tipo de camisetas

– quantidade e tipos de calças, bermudas, saias, vestidos

– quantidade e tipos de bolsas e malas

– quantidade e tipos de roupas íntimas/ginástica/pijamas/meias

– acessórios: cintos, gravatas, jóias/bijouterias,óculos, relógios, bonés

– outros itens a serem armazenados no local.

Outra questão a ser levada em consideração é a preferência sobre a forma de armazenamento de cada item, pois isso é algo muito individual. Há pessoas que gostam de colocar calças em calceiros, outras preferem pendurar em cabides. Há quem opte por guardá-las empilhadas ou em formato de “rolinho”.

Por isso que esta conversa inicial com o cliente junto à listagem de todos estes detalhes é tão importante. É a partir dela que todo o projeto será definido.

E assim você conseguirá desenvolver todos os espaços com as ferragens e acessórios mais adequados.

Falando em ferragens e acessórios mais adequados, separei aqui algumas opções que certamente podem ajudar na praticidade e organização do closet no dia a dia.

  1. Gavetas:

O ideal é que na primeira gaveta, onde geralmente se armazenam acessórios, jóias ou roupas íntimas, se use corrediças com extração total.

Sem dúvidas, para o closet eu indico as corrediças ocultas, pois além de trazer um design mais limpo e sofisticado, não haverá graxa nas laterais que eventualmente poderiam sujar as roupas. Sem contar que você ganha alguns milímetros na largura da gaveta comparando com o trilho telescópico convencional.

A FGVTN tem opções fantásticas para este uso, que incluem: corrediças com amortecimento integrado ou mesmo com fecho toque (para quando você não quer usar um puxador).

FGVTN

Fonte: FGVTN

  1. Organizadores para gavetas

Os organizadores para gavetas também ajudam muito a manter tudo no seu devido lugar.

Seja um porta jóias, relógios, óculos ou mesmo uma colmeia para roupas íntimas, conseguimos deixar tudo visivelmente mais prático para o nosso dia-a-dia. Na GMAD você encontrará vários modelos de organizadores para valorizar ainda mais o seu projeto.

Porta Jóias de veludo e gaveta com amortecimento « Blog da Favomóveis -  Blog da FAVO Móveis

Fonte: Favo móveis

Arte Fluff – Organizadores Personalizados

Fonte: Artefluff

Você pode ainda criar colmeias divisórias em MDF mesmo já com os espaços pré-definidos, usando as próprias sobras da marcenaria.

7 ideias práticas e criativas para organizar roupas íntimas

              Fonte:  Dicas de Mulher

  1. Cabideiros extensíveis

Sempre que falamos de ambientes com o pé direito alto, para aproveitarmos ao máximo a altura e todos os espaços, podemos usar como acessório, os cabideiros extensíveis , também chamados de cabideiros basculantes. Eles promovem acessibilidade, pois trazem o que está pendurado até você sem muito esforço.

Com capacidade de carga de até 12kg, a FGVTN possui dois modelos que se adaptam à larguras de 660mm até 1210mm.

Cabideiro Basculante 890 - 1210mm 12kg - FgvTn : Casa & Decoração -  Acessórios para dormitório : MBastos | Parafusos e Ferragens

Fonte: FGVTN

  1. Calceiro 

Se você gosta de um bom calceiro para organizar as suas calças sem amassar e de um jeito que fique fácil de encontrar na hora que você precisa, tenho duas indicações da FGVTN para você:

Calceiro deslizante em leque e calceiro deslizante horizontal.

O primeiro não precisa de uma largura útil grande para ser usado, cerca de 430mm já são o suficiente. E o legal é que é vendido em três acabamentos diferentes: alumínio fosco, cinza cromo e cromado. Ou seja, é possível combinar com todo o design do closet.

Já o segundo modelo pode ser encontrado com larguras de 600 a 1000mm.

https://www.fgvtn.com.br/upload/produto/1700_0.jpg
https://www.fgvtn.com.br/upload/produto/1699_0.jpg

Fonte: FGVTN

  1. Sapateira

Há várias formas de fazer uma sapateira no closet. Podemos usar modelos estáticos ou móveis. Podemos criar um armário com nichos ou prateleiras com uma profundidade menor do que o restante do closet ou mesmo trabalhar com prateleiras inclinadas que permitem uma visualização bem completa de tudo que estará exposto.

Eu gosto muito deste modelo, pois fica tudo muito visível e acessível.

Sapateira: +78 Modelos Lindos Para Organizar Seus Sapatos

Fonte: Viva Decora

Há quem prefira, por exemplo, fazer sapateiras por meio de prateleiras deslizantes ou aramados, aproveitando a profundidade normal dos armários do closet e trazendo um amplo aproveitamento de espaços.

sapateira colmeia - Pesquisa Google | Layout de armário, Armazenamento de  armário, Organizador de armario

Fonte: Pinterest

Aqui eu citei apenas 5 tópicos que considero essenciais num projeto de um closet. Mas lógico, sempre há mais detalhes que podemos considerar dentro de um projeto personalizado. Não esqueça de fazer algo sob medida de acordo com a necessidade do seu cliente. Porque aí, não tem erro ☺

E aí, na sua opinião, o que mais não pode faltar em um bom closet?

Leia também