Blog Dicas

quando uso cola

Quando a cola é a melhor opção?

Parte do trabalho do marceneiro acontece antes do início da construção de um móvel. A eficiência de sua atividade já pode ser notada durante a escolha dos materiais aplicados. Além de optar pela madeira que melhor se adapte ao caso em questão, decidir entre pregos, parafusos, adesivos, grampos e colas garante qualidade, principalmente, se sua escolha for baseada na experiência e no conhecimento.

Marceneiros profissionais analisam diversos pontos, como tamanho, peso e funcionalidade da mobília. Tudo isso influencia em como cada peça será conectada e sua durabilidade. Nos móveis em madeira, a cola pode ser um aliado indispensável para garantir alta resistência e longa vida útil.

No entanto, quando sabemos em que momento é recomendável o uso da cola? Quando alguns dos pontos a seguir se tornam exigências:

Segurança extra

Muitos marceneiros utilizam a cola como segurança extra na construção do móvel. Ela será utilizada juntamente de outros componentes adesivos quando o móvel não aceita a aplicação de pregos e parafusos, pois estes são mais grossos ou não proporcionam o cuidado necessário. Nestes momentos, a cola é uma ótima opção.

Invisível

Utilizar cola ao invés de outros equipamentos garante um acabamento invisível ou, ao menos, muito menos perceptível que os demais. Essa atenção é necessária, especialmente, em móveis ricos, de alto padrão e que possuem detalhes delicados que devem ser preservados.

Econômico

Utilizar uma cola resistente e de boa qualidade pode ser muito mais econômico que adquirir pregos, grampos ou parafusos. Além de mais baratas, elas também evitam danos aos móveis e oferecem a garantia de que não exista a necessidade de troca de peças danificadas.

Rapidez

Colas garantem mais rapidez em comparação com outras formas de conexão. Basta aplicar, esperar alguns minutos e pronto!

Facilidade

O uso de colas não apenas agiliza o processo, como o torna mais fácil. Com sua aplicação, não existe a necessidade de força ou utilização de outras ferramentas. Em poucos momentos, o seu móvel estará seguro e você terminará o trabalho facilmente.

Claro, existe a necessidade de se deixar a cola secar adequadamente. No entanto, logo na aplicação, você já pode observar o mobiliário pronto. Inclusive, elas podem ser removidas, com o auxílio de um removedor, em caso de erro ou alteração, sem que existam marcas de uso anterior.

O ideal é que a escolha seja feita com cuidado e muita análise. Além disso, não esqueça de utilizar uma cola de alta qualidade, de outro modo, a durabilidade pode ser afetada. Portanto, confira as colas com selo GMAD e garanta que seu móvel tenha os melhores materiais!

Leia também