Blog Dicas

tendência

Tendências que prometem movimentar o mercado moveleiro neste semestre

A indústria moveleira, assim como a moda, sofre influência direta das tendências e da mentalidade do consumidor. O momento de vida em que estamos é afetado por como nos sentimos e o que desejamos, por exemplo, com o tempo que estivemos em casa, esta se tornou o ponto-chave dos nossos dias, consequentemente, queremos deixá-la ainda mais agradável e aconchegante.

E algumas tendências se tornam um marco e precisamos estar de olho sempre que surgem, independentemente de onde são observadas:

  1. Funcionalidade

Já não temos tempo para o supérfluo. Em nosso cotidiano, apenas o essencial tem espaço e com os móveis não poderia ser diferente. A funcionalidade se tornou quesito de escolha quando compramos algo, o que, há algumas temporadas, era impossível de ser imaginado.

Não mais desejamos implementar um design pela beleza, agora ele deve trazer praticidade e leveza. Desta vez, o importante é conectar as cores e as texturas sofisticadas com as próprias funções dos móveis, garantindo acessibilidade e permitindo que estes sejam ainda mais compactos.

  1. Home Office

“Casa”, para alguns, se tornou sinônimo de “trabalho”. Este local precisou abraçar duas visões que, antes, eram completamente opostas, o aconchego e o profissionalismo.

Aos poucos trouxemos os móveis do escritório para nossa residência e estes se tornaram ainda mais confortáveis. Inclusive, a procura por escrivaninhas planejadas cresceu e deve continuar em alta no próximo semestre, pois o home office se tornou indiscutível em muitas cidades.

Desta vez, esse ambiente não é temporário, mas definitivo, com espaços bem organizados e reforço extra para proporcionar resistência.

  1. Conforto

Com a proximidade do trabalho e o tempo que passamos ali, as casas precisaram se tornar o local mais acolhedor que tínhamos à disposição. Camas amplas, móveis com espaços organizados e estofamento agradável foram as maiores pedidas. O que antes desejávamos que fosse um local bonito, agora deve, obrigatoriamente, ser confortável.

  1. Vintage

Tendências vintage vêm e vão. Acredita-se que elas têm ciclos que retornam a cada 20 anos (20, 40, 60…), exatamente o que nos trouxe a onda fervorosa de amantes dos anos 80 em 2020. Desta vez, os mais ligados em decoração estão buscando elementos próprios dos anos 70.

Madeira natural com contrastes vivos, elementos orgânicos como plantas e cores ainda mais vivas se tornaram destaque em casas de todo o mundo. As estampas também chegaram com força e muita liberdade, em contraste às cores sólidas comuns há algum tempo. 

  1. Monocromático

O monocromático também será muito comum neste segundo semestre de 2021. Desta vez, não apenas em branco ou preto, mas com cores atrativas. Os tons pastel e composições de mármore se tornaram populares por reforçar personalidade e elegância. Mesmo em cores de saturações fortes, o monocromático se torna uma forma prática de amenizar isso e deixar o ambiente pouco poluído.

Móveis planejados para cozinha foram os mais comuns por proporcionar sofisticação. Já o banheiro, encontrou no monocromático, uma fonte de calor em um ambiente normalmente frio.

  1. E-commerce

A venda de imóveis online também foi movimentada. Seja para comercialização de pré-fabricados ou agendando encontros com moveleiros profissionais, a internet ajudou o mercado a continuar. A partir de agora, este promete ser uma das principais formas de venda do setor.

Nós, da GMAD, notamos isso e desenvolvemos um canal para comercialização dos produtos disponibilizados em nossas lojas. Você já conhece? Assim, pudemos estar mais próximos dos clientes e entregar o que precisavam com mais agilidade.

Pretende colocar essas ideias em prática nos seus futuros projetos?

Nos próximos meses veremos essas tendências mais difundidas e o ideal é que esteja preparado para elas. Então, o que acha de conhecer os produtos que irão te auxiliar no momento da produção? Aqui na GMAD você encontra tudo o que precisa para sua marcenaria e ainda tem vantagens imperdíveis. 

Leia também