Blog Dicas

Dicas para criar sua bancada de marceneiro

Um espaço adequado para trabalhar faz uma enorme diferença em qualquer área. No caso da marcenaria, isso é ainda mais essencial para o rendimento. Aliás, já abordamos aqui no blog sobre como organizar a sua marcenaria é importante, visto que manter tudo em ordem garante ganhos de produtividade e qualidade no projeto.

Neste sentido, surge a bancada de marceneiro, que é uma mesa de trabalho que o profissional usa para apoiar os materiais usados para a construção do projeto. Esse lugar serve para produção das peças, ou seja, é onde elas são cortadas, medidas, ligadas, entre outras funções.

Por isso, na hora de montar sua bancada é necessário ter bastante atenção, escolhendo a melhor configuração e o que lhe auxiliará perfeitamente em seu dia a dia.

Confira algumas dicas para tornar sua marcenaria ainda mais prática e eficiente!

Defina uma boa altura

Assim como em qualquer móvel, a bancada precisa estar no tamanho ideal para trabalhar. Dessa forma, você deve considerar a sua altura e a postura com qual trabalha.  

A dica é que ela esteja em uma altura próxima a cintura de uma pessoa de estatura mediana. Em seguida, verifique fatores como os equipamentos ou materiais afetam a forma como você exerce os serviços. Caso precise de flexibilidade, crie uma bancada com altura ajustável.

Suporte

Como você sabe, uma bancada servirá de apoio para vários materiais, então suportar o peso desses materiais, mais as máquinas e ferramentas será imprescindível.

Devido a esse quesito, é preciso construir um móvel que tenha um suporte resistente, com uma estrutura forte. Para isso, escolha bons materiais e faça uma base que sustente esse tipo de atividade.

Tamanho ideal

Levando em conta que o espaço de trabalho de cada marceneiro é diferente, o tamanho da bancada deve ser proporcional e personalizado com o ambiente disponível.

Primeiro, reorganize os objetos para que tudo fique próximo, medindo o espaço total que terá para utilizar. Em seguida, atente-se que a parte de cima deve ter um tamanho bem calculado, evitando que na hora da elaboração dos projetos falte espaço.

Junção com o painel de ferramentas

Um bom exemplo de otimizar espaço é construir um painel de ferramentas, que fique pendurado e ao seu alcance, junto a bancada. Desta maneira, todos os instrumentos necessários para a realização do projeto estão próximos ao local de trabalho, reduzindo o tempo e desperdiçando menos material.

Leia também