Blog Dicas

voce-ja-ouviu-falar-de-area-zen

Você já ouviu falar de área zen? Confira como empresas estão implantando esses espaços para seus funcionários

Quando se fala em arquitetura corporativa, uma tendência vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. É a da área zen, ou seja, uma área verde implantada pelas empresas e que pode melhorar a produtividade dos funcionários por meio do aumento da qualidade de vida durante o horário comercial.

Várias grandes empresas implantaram as suas – a Amazon, por exemplo, oferece aos seus colaboradores da sede em Seattle, nos Estados Unidos, uma área verde que inclui até uma estufa, tudo para que seus funcionários possam “pensar de forma mais criativa e ter ideias que não teriam no escritório”, como divulgou a própria companhia. A sede do Google na Califórnia também tem uma área de arquitetura futurista com área de convívio que inclui mesas, bancos, horta e local para prática de esportes como ioga e bicicleta.

E essa ideia pode ser adaptada para empresas que desejem oferecer o mesmo estilo de ambiente para que seus colaboradores possam descansar ou socializar. A área zen pode ser um espaço multiuso remodelado – pode servir tanto como refeitório na hora das refeições quanto como espaço de convivência e brainstorm nos outros momentos do dia. E os móveis têm grande importância nessa missão – e é aí que entra sua oportunidade de entrar em um novo mercado e ampliar sua cartela de clientes.

Como montar uma área zen

Grandes mesas, balcões, decks, conceito aberto e integração com o interior são itens que têm tudo a ver com uma área zen. Quando o espaço disponível na empresa para a criação de algo do tipo não for muito grande, uma boa ideia é a de apostar na integração entre o interior e o exterior, deixando o ambiente o mais aberto possível, sem divisórias. Isso cria a ilusão de maior amplitude e também aumenta a possibilidade de socialização entre os grupos que estiverem na área.

marcenaria

Móveis para área externa

Aproveite-se também dos conceitos mais usados em mobiliário externo, ou seja, móveis resistentes e confortáveis, que possam ser impermeabilizados. Aposte na utilização da madeira, que pode estar presente em decks, mesas coletivas, bancos e pergolados. O pergolado é uma boa opção porque pode ou não ser coberto com vidro (dependendo das condições climáticas de onde estiver localizada a empresa) e ainda assim garantir a incidência de luz natural.

Leia também:

Aposte no verde

Para completar a área zen, é claro que não podem faltar plantas. Elas deixam o ambiente mais aconchegante, ao mesmo tempo que também ajudam a purificar o ar. Nas pessoas, os efeitos também são positivos – ajudam a estimular a criatividade e inspiram a concentração, além de ajudar também a relaxar e descansar os olhos.

Para lugares com um pouco mais espaço disponível, também é possível reservar uma pequena área para uma horta coletiva – temperos como manjericão, hortelã, orégano e alecrim são fáceis de serem cultivados e não exigem grande espaço para cultivo.

E já que o post de hoje foi sobre mobiliário corporativo, que tal ler também sobre móveis para lojas comerciais?

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.