Blog Dicas

saiba-como-o-centro-de-furacao-pode-melhorar-a-sua-produtividade

Saiba como o centro de furação pode melhorar a sua produtividade

Sua marcenaria está crescendo e, por conta disso, você está em busca de uma solução para conseguir aumentar a produtividade para dar conta das demandas? Ou mesmo está em busca de uma solução que ajude no trabalho do dia a dia e faça com que os processos fiquem mais práticos, simples e rápidos? Está interessado em automação na marcenaria? Em todos os casos, uma solução a ser considerada é o centro de furação.

Vantagens do centro de furação

Para começar, os centros de furação são máquinas compactas e ágeis – além de fazerem furos horizontais e verticais (ou seja, podem furar a face e o topo das peças). No geral, é possível utilizar esse tipo de maquinário para usinagem de peças com medidas que vão da 25×70 cm até 2,75x1m – e são normalmente recomendadas para marcenarias cujas peças não demandam muitos recortes especiais. Lembrando que esse tipo de máquina faz também pequenos recortes usados para encaixe de módulos.

A maioria das opções desse tipo de maquinário é considerada compacta por conta da sua constituição mais vertical – mas demanda espaço ao redor em razão da entrada e saída de peças. Além disso, muitos dos modelos mais modernos são bastante práticas para programar e utilizar.

Muitos centros de furação já vêm equipados com telas touch screen que facilitam a programação das furações necessárias. Os dados básicos também ficam armazenados no sistema interno, o que ajuda tanto na reprodução posterior de uma mesma programação quanto na análise da produtividade da máquina e da marcenaria.

Caso você tenha analisado os dados internos da sua empresa e optado por adquiri um centro de furação, não esqueça de observar também todas as possibilidades que aquela máquina pode trazer no longo prazo de acordo com as necessidades da sua marcenaria. Isso porque muitas delas oferecem também acessórios opcionais que podem ajudar no seu dia a dia, como leitor de código de barras ou conexão com softwares.

Leia também:

Marcenaria do futuro

Dependendo do tamanho da empresa e produção, nem sempre é possível investir em muitas máquinas e softwares ao mesmo tempo. Mesmo assim, para quem está cogitando fazer o investimento em um centro de furação, é interessante já pensar também em quais serão os próximos passos para contínuo crescimento da marcenaria. Uma máquina como essa pode iniciar um processo de automação – o que pode refletir em resultados positivos no longo prazo.

Hoje existem softwares, como o WoodCAD | CAM da Homag, por exemplo, que são capazes de integrar o funcionamento de várias máquinas – entre elas, o centro de furação, além de coladeiras e seccionadoras. O programa vai ajudar a criar o móvel, estimar os valores de produção e enviar os dados necessários às máquinas conectadas a ele. Dessa forma, é possível ganhar tempo e otimizar a produção.

Veja também outras opções de maquinário que podem ajudar no dia a dia de uma marcenaria.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.