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Guia prático para uma boa estratégia de vendas

A melhor forma de alcançar o sucesso desejado para o seu negócio é saber quais caminhos seguir. Para obter êxito nessa tarefa, é essencial criar uma estratégia de vendas eficiente, pois assim será possível custear todas as despesas, ter capital de giro e ainda manter uma boa margem de lucro.

Vale lembrar que, muitos marceneiros seguem seu instinto comercial, por muitas vezes isso pode dar certo, porém um bom planejamento irá render muito mais resultados.

Sabendo de todas essas questões, trouxemos um guia prático para ajudar sua marcenaria crescer!

Defina metas e objetivos

A partir do momento que seus principais objetivos forem definidos, ficará mais fácil medir se os resultados estão sendo alcançados. É importante destacar que essa meta deve ser desafiadora, pois ser for algo fácil de ser atingido, poderá não contribuir para o crescimento do negócio. Em contrapartida, ela deve ser realista, de acordo com os voos que sua marcenaria pode alcançar.

Dois tópicos são primordiais nesta etapa. O primeiro, é que você deve analisar os indicadores internos, toda parte de marketing, pós-venda, comercial, treinamentos e reclamações são alguns dos pontos que precisam ser verificados. O segundo, é levar em conta os colaboradores e prazos, analisando a situação da sua empresa.

Conheça seu público-alvo

Pode parecer clichê, mas saber quem é o seu público-alvo é fundamental no processo de um negócio. Portanto, entenda o comportamento do seu cliente, isso pode acontecer através de uma pesquisa sobre os hábitos e necessidades de consumo dos seus possíveis compradores. A partir daí, a estratégia de vendas começa de fato a ser formulada, melhorando a prospecção da marcenaria e conseguindo entregar produtos corretos para a pessoa certa.

Defina os canais de prospecção

Um bom método aqui, é analisar quais os canais de venda já estão sendo utilizados, quais desses tem gerado bons resultados e assim potencializá-los.

Uma boa estratégia é diversificar os meios, buscando aqueles que mais se adaptam ao perfil do seu cliente, entre os principais canais estão o WhatsApp, as redes sociais e o e-mail marketing.

Qualifique sua equipe

A capacitação é a aposta da maioria das empresas que despontaram nos últimos anos. No caso da marcenaria, muitas vezes o proprietário acumula diversas funções, no entanto ter uma equipe focada em vendas pode ser um grande diferencial para o negócio.

Mas, mesmo que você ainda não tenha uma equipe para isso, o importante é se qualificar. Portanto, busque investir em treinamentos e cursos online, que podem ajudar a melhorar os resultados da sua marcenaria e aprimorar seus conhecimentos na área de vendas.

Mensure os resultados

É fundamental mensurar os resultados e tê-los sempre à disposição para eventuais consultas e reformulações. A apuração dos indicadores revela tanto o que está funcionando bem, quanto quais os processos estão onerando.

Caso a marcenaria apresente resultados ruins, será necessário modificar tarefas e cortar gastos. Entretanto, essas práticas só podem acontecer depois de uma apuração minuciosa, pois podem existir equívocos de informações. Para que isso não ocorra, uma boa gestão e organização são imprescindíveis para analisar o desempenho mês a mês.

Fidelização dos clientes

Saber como fidelizar seus clientes se tornou crucial no processo de vendas, por isso, é indispensável investir em estratégias que garantam que o seu cliente volte adquirir móveis com você ou até mesmo faça propaganda positiva da sua empresa.

Neste sentido, temos um conteúdo especial e aprofundado sobre assunto, você pode conferir detalhes aqui!

Planeje a venda

É importante destacar que não há receita para fazer negócios, cada cliente é único, por isso a estratégia deve ser bem alinhada e adequada as necessidades de cada um.

O que pode ser feito é realizar uma análise de mercado, definindo alguns pontos vitais, analisando os prazos da sua concorrência, margens de desconto e a captação de clientes. Com isso, muitas informações podem ser utilizadas na formulação da sua estratégia de vendas.

Usar técnicas de marketing no planejamento de vendas também é uma boa dica. Mas lembre-se, não existe fórmula, o essencial é entender como a sua marcenaria pode ajudar o seu público, isso que fará seu negócio deslanchar.

Com informações: Marcenaria Eficiente.

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