Blog Dicas

Pintura Laca: Dicas e opções

Faaaala Galera, e aí, tudo beleza por aí?

É com muita alegria que agora eu, Anne Oelke do @marcenariaforadacaixa sou colunista do Blog da GMAD. Isso aí! Estarei por trás de cada texto e publicação por aqui (:

Este blog é um canal de conteúdo relevante que você pode acessar no dia a dia tanto para aprender, como para ensinar seus funcionários, clientes e pessoas que trabalham com você. Sinta-se à vontade também para usar na sua totalidade ou apenas parcialmente como conteúdo para as suas redes sociais.

Pois estamos aqui para isso, difundir o máximo de conhecimento deste nosso setor moveleiro e fortalecer cada vez mais as marcenarias do Brasil.

Então não importa se você é marceneiro ou marceneira, empresário (a) de marcenaria, vendedor (a), projetista, arquiteto (a), designer, decorador, hobbista ou apenas curioso(a).

Saiba que estamos felizes em ter você aqui, afinal, este blog foi feito para você com muito carinho por todo o time da GMAD. Esperamos que goste do que vamos compartilhar!

Pintura Laca: Dicas e opções

A pintura laca certamente é um acabamento que enobrece os móveis de forma geral. Conhecida por sua alta resistência permite que o móvel dure por muito mais tempo quando comparado a outros acabamentos.

Gera exclusividade ao projeto principalmente por oferecer diferentes texturas e uma infinidade de cores. A Sayerlack, por exemplo, possui hoje mais de 1000 opções de cores para a nossa escolha.

Quando se fala de alto padrão, a laca está sempre presente porque também traz liberdade para o design do projeto, permitindo diferentes formatos de móveis (com desenhos, rebaixos, ângulos diferenciados ou até mesmo com linhas curvas).

Hoje existem três principais acabamentos ou texturas na pintura laca:

1. Alto brilho

Muito presente nos móveis de alto padrão, feiras de design e tendências como a Isaloni em Milão, Itália (referência para o design de móveis mundial).

A laca alto brilho, ou em inglês (high gloss) encontra-se principalmente nos projetos de salas, móveis de apoio e mesas de centro. Aplicado em grandes extensões ou apenas em detalhes, o alto brilho deixa tudo mais elegante.

Quando se escolhe este acabamento, é necessário estar ciente que ele marca muito mais as nossas impressões digitais quando comparado aos demais acabamentos a seguir. Além disso, necessita de uma mão de obra ainda mais qualificada tecnicamente para que o seu resultado seja perfeito. Também exige mais tempo de preparo das peças e polimento final. O seu aspecto é o que mais chama a atenção, quando se refere aos tipos de texturas, e certamente é o que mais gera valor percebido.

2. Acetinado

É o acabamento liso e sem brilho, com toque aveludado. A laca acetinada está muito presente em cadeiras, mesas de jantar, quartos infantis, cozinhas provençais e banheiros. Possui uma maior resistência em relação ao alto brilho.

3.  Microtextura

Também chamada de pintura Gofrato, a microtextura, como o próprio nome já diz, é texturizada num toque fosco e mais áspero.

É o acabamento em laca mais resistente quando comparado aos demais. Por isso é usada em ambientes de alta movimentação de trabalho, como cozinhas e escritórios, por exemplo.

A sua limpeza também acaba sendo facilitada e sua manutenção é mais simples.

Para realizar a pintura laca em um móvel são necessárias várias etapas, como:

– Lixamento da peça para reduzir as imperfeições, quinas e bordas;

– Fechamento dos poros e redução das imperfeições com massa plástica ou massa acrílica;

– Lixamento novamente;

– Uso de um fundo ou primer antes da peça receber a tinta em si (geralmente se usa mais de uma demão);

– Lixamento novamente;

– Pintura (mais de uma demão);

– Polimento (quando a laca é alto brilho).

Este trabalho ainda é bastante artesanal e necessita de profissionais especializados. Por isso do alto custo quando se fala de móveis laqueados.

Vamos entender alguns nomes e tipos de laca?

Existe a Laca Nitro e a Laca PU. E isto se aplica ao fundo, primer ou à própria tinta.

Mas afinal o que isso significa?

NITRO (à base de Nitrocelulose) – é a opção mais comum encontrada no mercado

PU (à base de Poliuretano) – possui um maior rendimento, poder de cobertura, resistência mecânica e resistência ao amarelamento (principalmente em laca branca, ajuda a evitar que fique amarelada com o tempo).

Independente do produto ou acabamento a ser escolhido, é bom sempre lembrar que a laca vai enriquecer os seus projetos, agregar valor percebido e aumentar a durabilidade dos seus móveis.

Espero que este conteúdo tenha feito sentido pra você.

Obrigada por ler até aqui e eu te aguardo na nossa próxima matéria!

Abraço

Anne Oelke – MARCENARIA FORA DA CAIXA

Leia também