Blog Dicas

Como captar clientes para seu escritório de arquitetura

A dor de boa parte dos arquitetos é como conseguir conquistar novos clientes, especialmente para quem está iniciando a carreira. Com esse problema, surge também outra dificuldade. Sem clientes, não há como desenvolver um portfólio sólido para dar o ponta-pé no escritório. E aí, o que fazer? Depender da indicação de amigos ou partir para ação?

Para ajudar a clarear suas ideias, preparamos algumas dicas fundamentais para driblar essas e outras dificuldades.

escritorio-arq1

Tenha um propósito

Ter o seu propósito de trabalho bem claro vai ajudar a direcionar seu tipo de atividade. Defina com quais tipos de projetos irá trabalhar ou se vai atender apenas uma demanda específica. O que importa é fazer o melhor. Esta etapa é muito importante para que seu futuro cliente possa lhe identificar e buscar seu trabalho em meio a tantos outros profissionais.

Idealize seu cliente

 Definindo seu propósito, você vai começar a imaginar qual seu cliente ideal. Mas não fique só na imaginação. Elabore uma persona. Coloque no papel algumas informações sobre esse cliente: um nome fictício, a idade que ele teria, a profissão dele, os possíveis hábitos, as principais dificuldades dessa pessoa e porque ele procuraria um arquiteto. Desenhado o perfil, trabalhe para conquistar este cliente.

Entre para as mídias digitais

Utilize as mídias digitais como sua vitrine. É a hora de você usar o portfólio que possui, mesmo que pequeno, e divulgar. Comece pelo Facebook e Instagram, fazendo uma página em cada rede. Faça uma apresentação de seu trabalho com seu propósito; aproveite seus dotes com programas de design e crie capas, avatar (foto do perfil) e outros elementos de forma padronizada. É o seu escritório virtual e deve passar a mesma impressão de quem fosse ao local pessoalmente.

Você pode também utilizar o LinkedIn, que é uma rede de âmbito profissional, para divulgar seu trabalho, seu currículo, certificados e até mesmo escrever artigos para gerar autoridade no meio, se você gostar dessa área. Outra mídia bacana para arquitetos, que é bastante visual, é o Pinterest. Nele, você exibe seu portfólio e conecta-se a uma rede de imagens bem interessante. Um site também pode ser uma alternativa para complementar essa sequência. Mantendo uma atualização constante, você ganhará visibilidade.

escritorio-arq2

Busque relacionamentos comerciais

Faça uma lista de quem são os principais profissionais que podem lhe ajudar a divulgar seu trabalho. Marceneiros, lojas de decoração, mestres de obras, construtoras, imobiliárias… Identificado isso, mantenha contato com esse pessoal e cultive esse relacionamento. Seja uma referência, esteja sempre presente, apresente seus projetos. Com isso, eles passam a lhe indicar aos próprios clientes.

Com essas ações, você está a um passo de conquistar novos clientes e transformar seu escritório em um espaço de referência.

Leia também

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.